Alzheimer, acolher e cuidar sem segredos

Por Ana Palma , 28 de Maio de 2019 Profissionais

Com o aumento da população envelhecida, chega-nos, também, o aumento dos casos de demência que, gradualmente, vêm afetando os idosos. A doença de Alzheimer afeta todas as dimensões da vida do idoso tornando-o gradualmente dependente dos cuidados quem outrem lhe possa prestar. Sendo uma doença degenerativa e incapacitante, física, social e cognitivamente, é necessário que as instituições consigam responder de forma efetiva a esta população. Saiba mais!
Ler mais

O que leva pessoas autónomas a viver em residências sénior?

Por Ana Palma , 26 de Fevereiro de 2019 Envelhecimento

Muito poucos idosos ingressam num lar pela sua vontade ou por considerarem que a vivência num lar pode acarretar benefícios.
Contudo, valerá a pena enunciar alguns aspetos que podem levar a que idosos que beneficiem de um certo grau de autonomia considerem vantajoso viver em residências sénior.

O que pode levar, então, a que pessoas autónomas prefiram viver em residências sénior?

Ler mais

A importância de um animal de estimação para os idosos

Por Ana Palma , 19 de Fevereiro de 2019 Idosos

Os animais de estimação são uma fonte inquestionável de amor e companhia. Todos nos sentimos felizes quando acarinhamos o nosso animal de estimação, seja um cão, gato ou qualquer outro animal doméstico.

Para além de serem excelentes companheiros, os animais de estimação trazem consigo imensos benefícios, seja sociais ou ao nível da saúde. Neste artigo vamos abordar a importância e benefício dos animais de estimação para os idosos.

Ler mais

O sexo e o amor na terceira idade

Por Ana Palma , 05 de Fevereiro de 2019 Envelhecimento

A sexualidade na terceira idade é um tema muito pouco debatido, estando envolto em ideias pré-concebidas e preconceitos ultrapassados.
No entanto, seremos, em algum momento, no percurso das nossas vidas demasiado velhos para amarmos e vivenciarmos a nossa sexualidade? Neste artigo do Lares Online, exploramos a importância da sexualidade e vida amorosa na terceira idade. Abordamos algumas medidas que os lares podem tomar para não melindrarem uma esfera tão necessária no ser humano. Saiba mais!

Ler mais

O valor a pagar em lar IPSS depende «do que o idoso tem»

Por Ana Palma , 24 de Janeiro de 2019 Lares e Residências

As IPSS ou Instituições Particulares de Solidariedade Social integram o terceiro setor, e têm desenvolvido um papel preponderante junto da sociedade.

Ao nível do assistencialismo, estas substituem o Estado, tendo sido o seu papel no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade de extrema importância:

​«Especificamente no que à Segurança Social diz respeito, o Estado tem valorizado o papel das instituições particulares de solidariedade social e promovido a cooperação concretizando a repartição de obrigações e responsabilidades com vista ao desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais que visam a proteção social dos cidadãos», poder-se-á ler na Portaria nº196-A/2015.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.