Por Joana Marques , 02 de Junho de 2020 Lares e Residências
Nos lares de idosos vai sempre haver um antes e um depois da Covid-19. Mas e se lhe dissermos que a pandemia apenas evidenciou que não valorizamos o suficiente os nossos velhos?
Leia este artigo e dê-se conta de como os lares portugueses têm mais em conta os idosos do que outros na Europa e nos Estados Unidos, porque valorizam mais o elemento humano.
Ler mais Por Joana Marques , 27 de Maio de 2020 Lares e Residências
Passados mais de três meses após a identificação dos primeiros casos de coronavírus na Europa (a 24 de Janeiro, em França), já é possível fazer uma análise retrospectiva à forma como os lares europeus foram lidando com a pandemia e perceber como ficou Portugal, em comparação, no que se refere aos cuidados em lares durante os tempos de pandemia.
Ler mais Por Susana Pedro , 18 de Maio de 2020 Lares e Residências
Esta semana fica marcada por finalmente serem retomadas as visitas de familiares em lar de idosos. A DGS elaborou um conjunto de normas a ser seguidas para que os idosos institucionalizados não fiquem mais tempo sem receber visitas.
Muitos idosos precisam de facto de apoio, e as famílias lentamente voltam lentamente a ter uma vida laboral preenchida, com a abertura das creches e recomeço das aulas dos mais pequenos. Mas há algumas razões para não ter medo da Covid-19 em lares agora, veja neste artigo quais são.
Ler mais Por Joana Marques , 18 de Maio de 2020 Lares e Residências
Desde o início desta pandemia que não houve qualquer dúvida de que a população idosa seria a mais afetada pelo novo coronavírus. As novas admissões em lares não foram proibidas e, ao contrário de países da Europa, os lares portugueses nunca suspenderam a admissão de novos utentes por ordem da própria DGS. Considerada desumana por alguns, mas muito necessária por outros, poderá a quarentena à entrada evitar que os lares em Portugal se transformem em «bombas-relógio»?
Propomos neste artigo uma reflexão sobre esta matéria a partir do que foi feito em lares de países europeus onde se vivem situações verdadeiramente trágicas.
Ler mais Por Joana Marques , 06 de Maio de 2020 Notícias
Conviver com a doença Covid-19 é o novo normal. O início deste mês de Maio fica marcado pelo período de transição do estado de emergência para o estado de calamidade.
Passados seis meses desde o início do surto em Wuhan, é possível fazer uma retrospectiva e assinalar quais foram as coisas mais bizarras, inexplicáveis e até idiotas que aconteceram desde que o novo coronavírus entrou no nosso quotidiano. Enquanto ainda não se sabe como será o «novo normal» nos lares de idosos, leia este artigo que se foca no lado B da pandemia.
Ler mais