Como queremos envelhecer? Repensando o futuro da terceira idade

Por Sónia Domingues, atualizado a 01 de Outubro de 2024 Longevidade

O envelhecimento é um processo natural e multidimensional, mas que se manifesta de forma diferente nas pessoas. Se algumas há que são totalmente ativas e dinâmicas, outras há que vão definhando ou vão-se isolando do mundo aos poucos. Mas Manuel Villaverde Cabral, autor, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na sua obra “Envelhecimento Ativo em Portugal Trabalho, reforma, lazer e redes sociais”, de 2014 já aponta para a evolução dos idosos portugueses, no sentido de adotarem cada vez mais práticas de envelhecimento ativo. 

Neste Dia do Idoso, vamos fazer um pequeno exercício de reflexão sobre o futuro que queremos e o que podemos fazer para vivermos a nossa velhice com alegria e qualidade de vida.

Ler mais

Conforto no lar de idosos: uma receita para conquistar as famílias

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Agosto de 2024 Profissionais

Proteção, bem-estar, aconchego, comodidade, descanso, tranquilidade. Todas estas palavras podem ser descritas como componentes interligadas que expressam o sentimento de conforto. São características fundamentais que um lar de idosos de qualidade procura integrar nas instalações e no funcionamento da instituição. As famílias, cada vez mais exigentes, procuram fazer uma escolha segura de um lar que transmita conforto para o seu familiar idoso. Neste artigo, vamos enumerar alguns dos requisitos que o lar de idosos deve considerar, para que proporcione verdadeiramente conforto aos seus residentes.

Ler mais

AVC: A ameaça silenciosa à vida dos idosos

Por Madalena Silva, atualizado a 05 de Agosto de 2024 Idosos


​O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte em Portugal. Todos os dias, cerca de vinte pessoas são transportadas pelo INEM com suspeitas de AVC, uma condição que apresenta uma taxa de mortalidade de cerca de 25%. Contudo, mesmo aqueles que sobrevivem enfrentam uma longa recuperação, dado que as consequências podem incluir a perda da fala, a perda de movimentos ou a possibilidade de a pessoa ficar em estado vegetativo.

Mas, quais são os sintomas de AVC e que consequências tem para a população idosa? Como se pode prevenir ou, pelo menos, limitar a possibilidade de um episódio de AVC no idoso? 
Ler mais

Doença de Parkinson: Cuidados oferecidos em lares de idosos

Por Sónia Domingues, atualizado a 02 de Agosto de 2024 Dependência


Muitos residentes em lares de idosos sofrem da doença de Parkinson, uma patologia que afeta 20 mil portugueses, segundo a estimativa desenvolvida pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. 

A doença neurodegenerativa afeta, sobretudo, pessoas com mais de 60 anos e, apesar de ainda não se ter descoberto a sua proveniência, suspeita-se que subsistam fatores genéticos e ambientais na sua origem. Pela sua natureza gradual e debilitante, os portadores de Parkinson necessitam, ao longo do tempo, de mais cuidados de saúde e vigilância. Desta forma, um lar de idosos de qualidade revela-se como a resposta mais adequada para os idosos que sofrem desta doença. 

Neste artigo, vamos compreender a doença de Parkinson, as principais necessidades dos idosos que sofrem desta doença e o porquê de um lar de idosos conseguir oferecer uma maior qualidade de vida a estes idosos.

Ler mais