Como fazer uma escolha segura na procura de lar?

Por Sónia Domingues , 20 de Março de 2023 Lares e Residências


Escolher uma residência sénior não é tarefa simples. Hoje em dia, a oferta é cada vez mais variada, com diferentes serviços e até especializações em determinadas patologias. A maioria das residências proporciona qualidade de vida ao residente, e preocupa-se com a sua saúde física, mental e esmera-se em criar laços sociais entre pares. No entanto, como em todos os setores económicos, existem exceções à regra e, principalmente quando os serviços dizem respeito às pessoas mais frágeis da sociedade, como os idosos e as crianças, todos os cuidados são poucos.

 Já todos vimos, na televisão e nos jornais, notícias que dão conta de abusos e maus-tratos a idosos em lares, muitos dos quais ilegais. Para além de assegurar que a escolha recai sobre um lar licenciado, existem vários aspetos que também merecem especial atenção, quer sejam positivos ou negativos. Para uma escolha segura de um lar de idosos ou de uma residência sénior, a família deve avaliar uma série de fatores que sejam mais importantes, tendo em conta a personalidade do idoso e o seu estado de saúde. Existe uma forma de escolher em segurança, saiba como como neste artigo.



Riscos e consequências de escolher um lar por sua conta


À primeira vista, esta questão parece bastante óbvia. As famílias podem e devem pesar bem como escolhem uma instituição para acolher os seus familiares. No entanto, a forma como se faz a pesquisa de um lar de idosos é muito diferente de outros serviços. Quando se escolhe uma solução sem ter em conta as características e conhecimento deste setor muito particular, o lar escolhido pode estar muito aquém do que se pretendia. A escolha pode recair num lar inadequado ou que não está devidamente legalizado. O leque de atividades e serviços do lar escolhido pode ser desaconselhado para o idoso em particular, ou pode simplesmente não ter a qualidade necessária para o acolher. 


Sem apoio especializado, a família pode acabar por escolher um lar inadequado, sem serviços de qualidade, ou mesmo sem fiscalização da Segurança Social.



Nestes lares, o bem-estar dos idosos não será tido em conta como nos lares referenciados por especialistas no setor. Como consequência, o idoso admitido num lar desadequado não se irá adaptar tão bem como deveria. Muitas vezes, pode mesmo ser colocado em causa o seu bem-estar e saúde, física e mental, ou até poderá ficar em risco de maus-tratos ou negligência.



Precisa de mediação experiente e confiável


A procura e escolha de um lar para um idoso é um processo complexo e, muitas vezes, demorado. Portanto, é extremamente importante contar com a ajuda de profissionais especializados na mediação de lares. Estes conhecem o setor, os próprios lares e percebem as necessidades das famílias e dos idosos. Para optar por uma escolha segura, as famílias devem por isso, recorrer a uma plataforma de mediação, que as aconselhe e guie para a solução que o idoso precisa. Solicitando ajuda a um mediador experiente e de confiança, como a Lares Online, as famílias podem garantir maior segurança da escolha de um lar.


É muito importante uma referenciação isenta, como a Lares Online, para assegurar que as famílias são encaminhadas para o lar ideal, que garanta resposta às necessidades do idoso.



A escolha da plataforma de mediação e referenciação também é importante para que a escolha seja corretamente orientada e informada. Na Lares Online, apenas referenciamos lares considerados seguros pelos nossos padrões de qualidade, o único critério não pode ser o facto de o lar ter licença ou o valor da mensalidade. Existem fatores de qualidade que apenas são vistos por quem bem conhece o setor, que determinam o nível de atendimento aos idosos e às famílias.



A que é prestada atenção? 


Tal como na contratualização de outro serviço qualquer, a escolha de um lar de idosos ou residência sénior deve ter em conta vários fatores, importantes para o bem-estar do futuro residente. A plataforma de mediação que escolher deve conhecer bem os lares para que encaminha as famílias, assegurando que reúnem as condições de qualidade e conforto necessárias. Estes detalhes apenas são identificados por profissionais que conhecem bem o setor e o mercado, e asseguram uma escolha independente, adequada e segura.

São várias as características que o apoio especializado pode salientar: 

Confecção da alimentação

Para todos, a alimentação é muito importante no dia-a-dia. Na escolha de um lar, importa saber qual é a proveniência das refeições dos idosos, e se a elaboração das ementas é feita tendo em base o conselho e trabalho de profissionais especializados, para os idosos com diferentes dietas.  



A segurança das instalações

Na escolha de um lar, apenas considerar lares com licença é ponto fulcral a nível de segurança. Estes lares, por lei, têm nas suas divisões e acessos apoios, corrimãos e sistemas de chamada, para assegurar que todos no lar estão bem e serão acorridos rapidamente em caso de acidente.



A higiene e limpeza geral

Quando o idoso tem um sistema imunitário fragilizado, a limpeza geral das instalações e a higiene pessoal serão fatores influenciadores do seu estado de saúde.



As atividades do dia-a-dia

Para o idoso que gosta do convívio social e de se manter ativo, as atividades que o lar ou residência sénior propõe aos seus residentes será muito importante. Para um envelhecimento ativo, é essencial haver um plano de atividades estruturado, e um animador sociocultural presente frequentemente.



Os serviços de saúde 

Se o idoso necessita de cuidados de enfermagem e médico com regularidade, o conhecimento do horário destes serviços será uma mais-valia para a família indecisa ponderar se o lar ou residência sénior terá os serviços de saúde adequados ao idoso. 



 O valor da mensalidade

Tal como na escolha de um restaurante ou hotel, é importante pesar a relação qualidade/preço dos serviços prestados. A Lares Online dá informação dos preços praticados no setor, nas várias localidades, e as pessoas podem avaliar a capacidade financeira que têm para a procura de lar na sua zona de residência ou em outras zonas de interesse.



A satistação dos clientes

Se, num restaurante, a simpatia no atendimento é fundamental, no lar de idosos é muito mais importante. Nestas instituições, os colaboradores têm um papel fulcral na qualidade de vida do idoso. Na referenciação que faz, a Lares Online tem em conta o feedback de famílias e residentes nos vários lares presentes na nossa rede.



Famílias contribuem para uma escolha segura


Na plataforma Avaliar Lares, a Lares Online oferece a possibilidade às pessoas que tenham uma relação com um lar, como as famílias de residentes ou ex-residentes, de preencherem um breve questionário e descreverem a experiência que tiveram. Esta informação recolhida será utilizada para aumentar a transparência e conhecimento público sobre o setor. A Lares Online compromete-se ainda a notificar a Segurança Social sobre as queixas de maus-tratos nos lares. Fazer uma avaliação ao lar ou residência sénior é muito simples, basta ir a avaliarlares.pt, identificar-se e preencher o breve questionário.

Ao partilhar a sua experiência na avaliarlares.pt, as famílias estão a expor os lares e residências, seja pelo seu lado bom ou mau, e estes terão de manter o serviço ou operar mudanças, com base nas avaliações.



Sem as avaliações das famílias, os lares e residências sénior não serão pressionados para melhorar a prestação dos serviços e qualidade de vida proporcionada aos residentes. Ao escreverem as suas críticas, as famílias estão a expor os lares e residências, que terão de operar mudanças, com base nos comentários. Tal como acontece em restaurantes e hotéis, também as avaliações das famílias aos lares e residências sénior têm de ser determinantes para que outras famílias façam uma escolha segura. As famílias têm de ser solidárias e lutar pela melhoria do setor. Basta para isso fazer uma breve avaliação do lar ou residência sénior da qual têm alguma experiência a relatar.


Procura um lar de qualidade para um idoso? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.