Como garantir uma integração tranquila em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 25 de Outubro de 2023 Lares e Residências

A integração do idoso num lar ou residência sénior é um momento particularmente sensível para o idoso e também para toda a família, que tem de lidar com o peso da responsabilidade de garantir que a mudança seja benéfica para o idoso. Os primeiros tempos de vivência no lar são fundamentais para garantir que a integração do idoso se dê tranquilamente e com segurança. Mas, antes do idoso ir para o lar, a família deve ter consciência da importância de fazer uma escolha segura e informada, para que a mudança seja bem sucedida e seja benéfica para o idoso. Dados recolhidos pela Lares Online, dão conta que os casos de inadaptação estão a diminuir, no entanto, ainda existem.

Mas, quais são os passos que a família deve seguir para garantir a integração plena e uma vivência feliz no lar de idosos? Neste artigo, vamos navegar por entre o processo da integração do idoso no lar ou residência sénior. Porém há que ter em conta que o processo começa muito antes do idoso mudar efetivamente para o lar.



Antecipe a necessidade de cuidados em lar do seu familiar idoso


Identificar uma necessidade atempadamente, poderá ser uma grande vantagem para a integração bem sucedida num lar de idosos. Quando a família se apercebe que o idoso está a perder algumas capacidades físicas ou mentais, ou que passa grande parte do tempo sozinho e incorre em riscos vários de quedas, assaltos e outros, ou simplesmente porque quer garantir um envelhecimento ativo, com convívio social ao familiar idoso, terá de equacionar a melhor solução, mas primeiro há que obter o consentimento do idoso e o consenso familiar.



Converse com o idoso e envolva-o na decisão

O tema do ingresso no lar de idosos deve ser amplamente conversado com o seu familiar idoso. Procure ouvir o idoso e saber dos receios que tem, porque de facto trata-se de uma mudança muito significativa na vida de uma pessoa idosa. Compreenda que não é fácil, e assegure ao idoso que está ciente das suas preocupações e receios. 

Se o idoso estiver mentalmente capaz, procure envolvê-lo na decisão, escutar os seus desejos e preocupações. As suas prioridades poderão ser distintas das da família, o que pode fazer a diferença entre o assentimento e a recusa em ir para um lar. 

Quando o idoso tem uma patologia do foro neurológico, que lhe provoque défice mental, procure explicar, as vezes que for necessário e com muita calma, que será melhor para a saúde dele, e que irá fazer atividades de que gosta, e que terá sempre companhia e com quem falar. O acompanhamento muito próximo, nestes casos, é essencial para garantir a estabilidade mental do familiar idoso.



Alcance o consenso dos familiares envolvidos 

Para além do envolvimento primordial do idoso na decisão, a família principal deverá ser chamada a entrar na decisão. Existem situações em que a mudança já está definida, o idoso já está convencido, mas há um elemento familiar que não concorda com a integração do idoso no lar, e o processo retorna à estaca zero. Daí que seja fundamental explicar à família as motivações por trás da mudança. Mesmo à posteriori, a família poderá ser necessária para colmatar algumas necessidades do idoso. 

Faça compreender os familiares envolvidos que as necessidades do idoso irão aumentar com o passar do tempo e a integração do mesmo num lar de idosos será um passo para ele aceitar a transição melhor. No processo de envelhecimento, e mesmo que o idoso tenha um estilo de vida saudável e ativo, o seu vigor físico e mental terá a tendência de ir diminuindo, aumentando a necessidade de cuidados, quer seja na realização das tarefas domésticas do dia-a-dia, na higiene pessoal, nas deslocações ou nos cuidados de saúde. 

A ida para um lar de idosos de qualidade irá melhorar a qualidade de vida dele, uma vez que vai ter a vida facilitada, ter o apoio que necessita e o convívio social que faz tanta falta. Irá ter com quem conversar e é mais provável sofrer acidentes desastrosos em casa do que em ambiente de lar, onde tem as ajudas técnicas necessárias à sua segurança e assistência a todas as horas. A integração em lar é uma decisão que pode proteger o bem-estar físico e mental do idoso.​



Faça uma escolha segura na procura de lar de idosos


Não há etapas que possam ser cortadas ou abreviadas na procura de um lar de idosos adequado ao seu familiar idoso. O processo deve ser bem orientado e, para evitar erros para quem não conhece o sector, optar por aceder à intermediação da Lares Online, que fornece apoio especializado às famílias para que façam uma escolha segura e informada, é uma decisão fundamental. Mas existem alguns passos que deve-se tomar em conta, para garantir que o idoso se integra bem no lar.


Procure uma resposta ajustada à situação do idoso

Para iniciar a procura de um lar ou residência sénior em que o idoso se integre bem, primeiro terão de se definir prioridades do que é mais importante para o idoso e quais as necessidades principais a serem respondidas.

Se o idoso necessita de cuidado 24 horas por dia, será essa a principal característica que procura no lar. A proximidade, os gostos pessoais, horários de visitas compatíveis com os tempos livres da família, serão outras características a ter em conta.

Quando o idoso sofre de uma demência, a prioridade poderá estar em encontrar um lar que saiba lidar com estes casos, ou que tenha serviços dedicados a idosos com demência, sendo que o fator da proximidade poderá ser mais flexível, para acomodar um lar com os serviços mais adequados ao estado de saúde do idoso. Gerir as prioridades torna-se fundamental para que consiga escolher a melhor opção. 


Recorra a uma plataforma de referenciação confiável

A família deve munir-se das ferramentas necessárias para ser objetiva e garantir que a escolha do lar seja feita com base em informação correcta e pormenorizada, garantindo um lar de idosos legal e de qualidade.

​A opção por requerer apoio profissional gratuito em quem é especialista no sector dos lares e residências sénior será a forma mais célere e segura forma de conseguir atingir o resultado que se espera, para que o idoso se integre bem na residência. Na Lares Online ouvimos as necessidades dos idosos e as necessidades de todas as partes envolvidas para uma integração favorável.


​Permita ao idoso, se possivel, conhecer o lar antes

Para garantir uma boa integração, é fundamental que a família e o idoso conheçam o lar antes de se mudar definitivamente para a instituição, se possível. O idoso deve conhecer todos os espaços, interagir com a equipa e os residentes, para não ser um choque para ele. Na realidade, uma das adversidades ligadas ao envelhecimento é que os idosos têm cada vez mais dificuldade em se adaptar a novas realidades. É preciso evitar uma mudança muito brusca. 


Garanta uma mudança serena de casa para o lar de idosos


Garantir um ambiente tranquilo na mudança do idoso, será um grande passo para uma integração positiva. Opte por proporcionar uma mudança bem organizada e estruturada, para que não resulte num ambiente caótico, que deixe o idoso transtornado e toda a família desconfiada e nervosa.

​Tranquilidade e paciência vão ser necessárias para garantir uma integração pacífica, mas também é necessário conhecimento e organização, quer por parte da equipa técnica do lar, quer por parte da família. A mudança para um lar de idosos é um processo difícil e o stress deve ser deixado de lado.


Caracterize a vida do seu familiar idoso junto do lar

A informação é uma ferramenta preciosa que deve ser utilizada em abundância, principalmente quando se trata da integração do idoso num lar ou residência sénior que representa uma nova etapa na vida da família.

Para garantir que o idoso seja bem integrado, é necessário que a família forneça não apenas toda a informação médica que garanta ao idoso os cuidados que necessita, mas também a informação sobre os gostos pessoais, o que gosta de comer, o que não gosta, se tem alguma atividade que pratica regularmente ou algum passatempo preferido, quais as características pessoais que o definem, se, por exemplo, é muito sociável, se pelo contrário prefere ficar mais sossegado, se é devoto praticante, quais as roupas preferidas, e outras informações que possam garantir ao lar um tratamento diferenciado ao idoso, consoante as preferências e necessidades dele. 

​A partilha de informação relativa a gostos pessoais e condições de saúde são basilares na integração de um lar de idosos.


Construa uma relação transparente e cooperante com o lar

Quando a família revela toda a informação mais técnica, que é fundamental para o lar, também deve cooperar com o lar de idosos, no sentido de explicar os sentimentos que o idoso e a família estão a sentir no momento, as maiores preocupações, como medo do abandono ou receio de esfriamento de relações entre o idoso e a família.

Também poderão sentir receio de maus-tratos ao idoso, mas conversando com a direção técnica, expondo os sentimentos e o estado emocional do idoso e da família, o lar poderá responder a estas preocupações e dar mais atenção a estas questões, facilitando a integração do idoso no lar. A relação com a direção técnica de um lar deve ser próxima para garantir que o bem-estar do idoso é assegurado ao longo da estadia em lar de idosos. 


Acerte um calendário de visitas com a família e amigos

Nos primeiros tempos da integração num lar de idosos, sobretudo, a família deve estar atenta para que o idoso não se sinta abandonado ou sozinho. Há que lhe dar uma atenção extra, ajudá-lo a ajustar à nova realidade. Mesmo a nível prático, em termos de adaptação do idoso, convém estar mais próximo e apoiarmos o nosso familiar idoso com uma maior frequência. 

É necessário haver um equilíbrio na gestão das visitas para que o idoso tenha tempo de conhecer o espaço e interagir com os outros residentes, com os funcionários e assim ajustar-se à nova vivência em lar. Por essa razão, será conveniente acertar um calendário com os membros da família nos primeiros tempos, para que as visitas sejam regulares, mas que não lhe roubem demasiado tempo para permitir ao idoso integrar-se.

A integração do idoso em lar não se faz de um dia para o outro

​Garantir uma boa integração no lar de idosos depende, como vimos, de muitos fatores, nomeadamente da qualidade do lar e se este se ajusta ao idoso. A família deve participar ativamente nesta mudança, facilitando o processo, tendo muita paciência e tranquilidade para acomodar os receios ou a relutância do idoso.

Será natural que nos primeiros dias, enquanto o idoso não está integrado, se queixe ou lamente de alguma situação, mas com o passar do tempo irá naturalmente integrar-se e habituar-se a esta nova etapa da sua vida. Muitos até se admiram porque gostam efetivamente de viver no lar de idosos e até lamentam não terem aproveitado mais cedo as condições e serviços que o lar de idosos oferece. Mas, por vezes não corre assim tão bem, e há que estar atento a sinais que indiquem que o lar não dá as condições esperadas e o tratamento adequado ao idoso. 


Para evitar a inadaptação do idoso, confie na rede de qualidade da Lares Online, uma entidade independente que orienta gratuitamente as famílias numa escolha segura e diferenciada para o seu familiar idoso.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.