Segurança Social e o dilema dos lares de idosos ilegais: Como decidem os tribunais?

Por Sónia Domingues , 28 de Agosto de 2023 Notícias

Em Portugal, estima-se que existam há volta de mil lares de idosos que estão em situação irregular, ou seja, que não têm as licenças necessárias para o seu devido funcionamento. Recentemente, a Segurança Social anunciou  que encerrou 874 lares ilegais nos últimos oito anos, no entanto, o número de estruturas ilegais que se mantêm em funcionamento continua a rondar as mil. Mas o que é considerado um lar ilegal e como se processa o encerramento de um lar ilegal pela Segurança Social? Neste artigo, vamos conhecer as circunstâncias em que se dá o encerramento de estruturas ilegais e casos reais que chegaram à barra dos tribunais portugueses.

Ler mais

Grupo Persona Sénior: Orgulho em pertencer à Lares Online

Por Sónia Domingues , 25 de Agosto de 2023 Profissionais


Com três residências sénior às portas de Lisboa a seu cargo, Raquel Prates planifica ao pormenor o seu tempo para que nada falhe no cuidado aos idosos. Apesar de diferentes, as três residências sénior têm em comum a qualidade, competências e empatia necessárias para prestarem um serviço de excelência. A dinâmica e diligente Raquel Prates começou cedo a trabalhar como administrativa no Bella Persona Sénior Care, enquanto terminava os seus estudos superiores em Educação e Formação. Esta experiência foi determinante para constatar que queria trabalhar nesta área. O resto foi obra do seu talento natural e profissionalismo. Foi diretora técnica na Casa de Repouso Roseiral do Monte. Perante o compromisso e responsabilidade com que se entregou ao desafio, cedo foi convidada a ser diretora geral das três residências sénior, onde imprime os seus valores de competência, dedicação e empatia. 

Ler mais

O que não pode faltar numa ementa para idosos?

Por Sónia Domingues , 20 de Junho de 2023 Lares e Residências

A alimentação é uma grande aliada na preservação da saúde e da qualidade de vida de todos nós, e por isso, é importante discutir os pontos que devem ser pensados pelos lares ao planear as suas ementas. Dentro de um lar de idosos licenciado o planeamento da ementa é normalmente o trabalho de um nutricionista, que faz o trabalho atento para que as refeições sejam equilibradas e nutricionalmente adequadas às necessidades únicas de cada residente. A escolha de como serão produzidas as refeições, normalmente toma em conta o controle de desperdício e a redução de custos dos lares, mas nunca deve perder-se a característica nutricional da comida. 

Ler mais

Vida Ativa em lar: Joaquim Dias

Por Sónia Domingues , 19 de Junho de 2023 Idosos

Aos 84 anos, Joaquim Dias é totalmente autónomo, faz ginástica todos os dias e é o orgulhoso proprietário de um carro Volvo 40, de 1997, que, tal como o dono, já tem alguma idade, mas ainda “rola bem”. Natural de Óbidos, o senhor Dias tem o sotaque moldado por anos a viver na Bélgica, mas a influência estrangeira não conseguiu apagar os traços ricos da pronúncia alentejana. Joaquim Dias tem uma história de vida ativa que, tal como ele, é muito ímpar. ​Apesar de ter uma vida ativa e ser autónomo, o viúvo Joaquim Dias teme ficar sozinho, sem o auxílio de ninguém próximo a quem recorrer em caso de emergência. Para este problema, apenas a residência sénior pode dar resposta e no Palace Persona encontrou a segurança que procura, aliada ao conforto e qualidade dos serviços, não sem antes passar por uma experiência negativa. 

Ler mais

Residência Assistida: Elevando qualidade do envelhecimento

Por Sónia Domingues , 19 de Junho de 2023 Envelhecimento

Em boa hora a sociedade está a acordar para a problemática do envelhecimento e dos idosos. As pessoas começam a apostar em planos de reforma que visam um futuro num espaço que lhes proporcione o cuidado, a atenção e o conforto, focados num envelhecimento ativo e cuidadosamente planeado. Em resposta a esta demanda, têm vindo a surgir, cada vez mais, soluções de qualidade no âmbito das residências assistidas, que procuram acudir às exigências do idoso do século XXI e oferecem um envelhecimento ativo na residência. 

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.