8 Atividades para um Natal em segurança num lar de idosos

Por Sónia Domingues , 06 de Dezembro de 2021 Lares e Residências

Mediante o surgimento de novas variantes da Covid-19 e também de outras doenças respiratórias, que têm consequências mais graves na franja da sociedade que está mais fragilizada, é de esperar «casa cheia», neste Natal. No lar, tal como numa casa de família, «casa cheia» significa mais confusão, mas mais alegria e espírito de comunhão. ​Nesta quadra, o lar deve prestar especial dedicação a incluir as famílias e os residentes idosos em algumas atividades, quer seja presencial ou virtualmente. Veja as sugestões Lares Online!

Ler mais

Vida ativa em lar: Maria do Almotão

Por Sónia Domingues , 15 de Novembro de 2021 Idosos

Nascida em Idanha-a-Nova há oitenta e cinco anos, trabalhou no campo toda a  sua vida, casou aos vinte e dois anos e teve duas filhas. Quando ficou viúva, foi morar para casa de uma das filhas, em Lisboa. Mas, precisando de um apoio permanente, a opção foi ingressar num lar, em Lisboa, onde vive há já alguns anos. Entrevistada pelo Lares Online, Maria do Almotão diz sem hesitar que gosta «de cá estar».

Ler mais

Contornar o medo de abandono na ida para lar

Por Sónia Domingues , 22 de Outubro de 2021 Lares e Residências

A mudança para um lar, por vezes, traz ao de cima algumas inseguranças do idoso. 
O isolamento social e abandono é um dos grandes receios da pessoa idosa, que demonstra alguma apreensão na mudança para a nova residência. O idoso pode experienciar angústia e receio em ficar sozinho, abandonado pela sua família e amigos mais próximos. Saiba neste artigo Lares Online como combater o medo de abandono do idoso residente em lar.

Ler mais

Vida ativa em lar: Maria da Luz Tiago

Por Sónia Domingues , 13 de Outubro de 2021 Idosos

Nascida a 22 de fevereiro de 1920, na aldeia de  Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, Maria da Luz Tiago vive há já cinco anos na Residência Sénior Domus Aurea, em Sintra. E, se primeiro resistiu à ideia de morar num lar, agora não trocava «nem por nada» a vida na residência sénior, onde tem vindo a aprofundar a sua poesia, tendo até escrito um livro…

Ler mais

Quem é o idoso, em 2021?

Por Sónia Domingues , 30 de Setembro de 2021 Longevidade

O que é que define ser idoso no ano de 2021, em pleno século XXI? Quais são as características do Homem que fazem com que ele passe da chamada idade ativa para um estado de senioridade? Será que a pandemia de Covid-19 veio alterar a nossa perspetiva em relação ao conceito de idoso?

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o idoso como alguém com mais de 60 anos. Mas será a idade mais do que um número?
Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Aide?

 

Atendimento urgente (+ 351) 939 667 800