Nova abordagem de vida no capítulo institucional em lares de idosos

Por Daniel Carvalho , 21 de Outubro de 2019 Lares e Residências


​O envelhecimento populacional é uma das mais significativas tendências do século XXI. No mundo inteiro, a cada segundo 2 pessoas celebram seu sexagésimo aniversário (60 anos). Estima-se que em 2050 uma em cada cinco pessoas terão 60 anos de idade ou mais. A necessidade de enfrentar este desafio, implica a criação de respostas sociais adaptadas às características dos ‘novos’ idosos.

Neste sentido, somos um dos principais responsáveis por esta mudança social e devemos assumir essa responsabilidade, o mais rápido possível. Enquanto agentes de mudança, a ação deve estar orientada para o aumento da qualidade de vida dos idosos e o contributo para um envelhecimento ativo e saudável.
Read more

Problemas dentários na saúde dos idosos

Por Daniel Carvalho , 14 de Outubro de 2019 Longevidade

Doenças associadas à falta de cuidados de higiene oral na terceira idade são perigosas e com índice de fatalidade elevado. 
A evolução das doenças poderá demorar anos até alcançar um estado crítico, mas uma vez alcançado torna-se muito difícil remediar. Assim sendo, os especialistas da área unem todos os esforços para a prevenção e para o acompanhamento sistemático da saúde oral de cada idoso. Descubra quais os sintomas, as doenças mais comuns e os cuidados a ter para as evitar.

Read more

Lares de idosos e as alterações climáticas

Por Daniel Carvalho , 01 de Outubro de 2019 Lares e Residências

A emergência climática é o assunto tendência da agenda mundial. Entre conferências, acordos e mobilizações de população pelo clima, eleva-se uma questão pertinente: as minorias. A nossa minoria são os lares de idosos e pretendemos, com este artigo, demonstrar que todos podemos contribuir de alguma forma para o combate às alterações climáticas.

Read more

Desvendando o trabalho das auxiliares em lar de idosos

Por Daniel Carvalho , 25 de Setembro de 2019 Idosos

Dentro do ecossistema complexo que é um lar, destacamos um elemento muito especial: os auxiliares geriátricos. Neste artigo, abordamos as caraterísticas desta atividade e a maneira como se tem vindo a desenvolver no nosso país. Entre os prós e contras da profissão encontramos um ponto irrevogável: são o elemento mais próximo dos idosos em lar e, por esse motivo, são fator determinante para o seu bem-estar.
Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800