[Covid-19] Lares: Um reconhecimento a quem se dedica a cuidar dos idosos

Por Daniel Carvalho , 17 de Abril de 2020 Lares e Residências


Para quem não vive de perto a realidade de um lar é difícil imaginar todo o trabalho exaustivo, o sacrifício e, principalmente, a competência empregue por todos os funcionários e administradores. A quantidade de conteúdos relacionados com lares dificulta a associação desta palavra a momentos de felicidade. Este artigo é uma reflexão de reconhecimento a todos os profissionais que têm dedicado as suas vidas a cuidar dos idosos do nosso país, especialmente neste estado de pandemia.

Read more

[Covid-19] Considerações legais sobre os horários de trabalho nos Lares

Por Daniel Carvalho , 08 de Abril de 2020 Lares e Residências

Numa altura de enorme suscetibilidade nos lares de idosos, as equipas de profissionais são a linha de frente no combate à propagação da Covid-19.  Encontrar novas formas de executar as diversas funções tem sido um desafio imenso e nem sempre os recursos humanos são suficientes para corresponder às exigências.
​Os lares, enquanto equipa, têm demonstrado grande resiliência e espírito de sacrifício no apoio aos idosos. No entanto, existem questões legais que não podem ser desacauteladas, tendo em vista o bom funcionamento do lar e a proteção dos seus funcionários e utentes.

Read more

[Covid-19] Governo define intervenção e procedimentos a garantir em Lares

Por Daniel Carvalho , 06 de Abril de 2020 Notícias


O governo divulgou, esta sexta-feira, um despacho que determina os circuitos recomendados entre entidades de poder local e nacional no auxílio a lares de idosos em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19. O documento foi aprovado na quinta-feira na Assembleia da República e destina-se não só a estabelecimentos de apoio social e residencial para idosos (onde se incluem os lares) mas também às Unidades de Cuidados Continuados.

Um misto de novidade com recomendações que já existiam, mas que agora se tornam obrigatórias e devem ser conhecidas na íntegra para quem gere Lares de Idosos do país. O artigo congrega de, forma simples, o conteúdo mais importante do despacho.


Read more

[Covid-19] Finalmente! Auxiliares Geriátricas estão incluídas nos Serviços Essenciais

Por Daniel Carvalho , 27 de Março de 2020 Notícias

A notícia por que todos esperávamos chegou hoje, a 27 de março. A Sra. Ministra do Trabalho da Solidariedade da Segurança Social informou que os profissionais dos lares de idosos passam a estar incluídos na portaria de trabalhadores de serviços essenciais, para que os seus filhos ou outros dependentes passem a poder integrar os estabelecimentos de ensino. Desta forma, o problema de redução de pessoal nas equipas de profissionais de Lares de Idosos fica minimizado. Conheça todos os contornos desta nova medida.
Read more

[Covid-19] Ser idoso e estar infetado não é uma sentença de morte

Por Daniel Carvalho , 27 de Março de 2020 Idosos


 Por associarmos, desde o primeiro dia, a mortalidade da doença aos idosos criou uma perceção enganadora daquilo é o real e que os dados estatísticos nos mostram em relação aos casos de infeção e recuperação. A maioria acaba por recuperar e voltar ao seu estilo de vida habitual, assim que possível. A preocupação relativamente a cuidados de higienização e, principalmente, responsabilidade social diz respeito a todos.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.