Vantagens para lares e famílias no acolhimento temporário de idosos

Por Daniel Carvalho , 02 de Setembro de 2019 Lares e Residências


Em altura de férias, muito ouvimos acerca do chamado acolhimento temporário de idosos. Embora os lares, por norma, apoiem idosos que necessitem de acolhimento permanente, casos há em que um acolhimento temporário é o mais adequado.



Motivos do acolhimento temporário de idosos

O acolhimento temporário em lares pode ter várias origens: se o cuidador informal necessitar de descansar; se o cuidador for de férias e o idoso não possa ir ou não o queira; caso seja necessário avaliar previamente se o lar se encaixa no perfil e necessidade do idoso; se o idoso estiver a recuperar fisicamente de uma intervenção cirúrgica ou de alguma maleita física.



Hoje temporários, amanhã permanentes!


Os lares investem em experiências positivas

Ainda que possa ser por um período determinado no tempo, se a estadia de um idoso for uma experiência positiva, esta poderá tornar-se efetiva. Isto tanto pode acontecer exactamente no momento em que acaba a estadia temporária como anos mais tarde, quando já houver maior necessidade de acompanhamento. Assim, estes idosos poderão ser uma excelente maneira de os lares que os acolhem demonstrarem os bons serviços, condições e cuidadores que possuem. 


Os idosos experimentam sem compromisso

Deste modo é importante que os idosos temporários recebam um tratamento igualitário aos que residem permanentemente. Convirá não esquecer que a ida para um lar pode ser uma decisão complexa e que envolve não só os custos financeiros mas poderá envolver, também, todo um impacto emocional. Portanto, se existir a possibilidade de testar previamente um lar e os seus serviços, poderá ser uma boa maneira de perceber se existe um encaixe de expetativas.



A oferta e a procura cresce e ajusta-se


Os lares respondem a necessidade premente

Os cuidadores informais podem necessitar de uma pausa para descansar. Deste modo, recorrer ao acolhimento temporário pode ser uma excelente opção pois, deste modo, conseguem garantir o seu descanso, que é essencial, e, ao mesmo tempo, asseguram o conforto e os cuidados necessários aos seus familiares idosos. Esta é uma forma de os lares se aproximarem mais da comunidade em que estão inseridos e cuidarem de quem também cuida, reforçando a entrega do seu valor social.


As famílias compreendem as tarifas impostas

As tarifas diárias dos idosos temporários podem resultar num incremento de 50% face ao valor mensal estabelecido. A isto pode-se acrescentar ainda uma taxa de esforço de admissão que, no caso de o idoso escolher permanecer efetivamente no lar, poderá ser devolvida. É preciso, pois, que os lares sensibilizem os familiares para a necessidade deste acréscimo de valores face a um valor mensal pré estabelecido. 



Descanso e surpresa fazem milagres...


Os lares abrem a porta a famílias mais cépticas

Podem conseguir demonstrar da melhor maneira possível a qualidade dos serviços que prestam ao permitirem que idosos usufruam dos seus cuidados, espaços e profissionais temporariamente. Muitas vezes, e graças a uma boa experiência, os temporários podem converter-se em residentes efetivos.


A percepção da comunidade muda naturalmente

Para além disto, os lares que têm vagas adaptadas a residentes temporários são uma boa maneira de se tornarem mais próximos da comunidade. Ao permitirem o acolhimento temporário estão a apoiar os cuidadores informais destes idosos permitindo o seu descanso e garantindo que os idosos continuam a receber os tratamentos e dignidade que necessitam e merecem. Assim, o impacto positivo na sociedade é enorme.



​​Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800


When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800