Terapias benéficas para a demência em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Demência

A demência é uma doença que afeta milhares de pessoas pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2023, cerca de 75,6 milhões de pessoas sofre de algum tipo de demência. Esta doença atinge, maioritariamente, indivíduos com mais de 60 anos e representa uma grande fatia de residentes em lar de idosos, os quais procuram implementar práticas e tratamentos diferenciados para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com especial atenção nos idosos com demência. Neste artigo, vamos explicar-lhe a demência e informá-lo sobre os tratamentos e cuidados implementados por muitos lares de idosos, para contribuir para uma desaceleração do processo de declínio do idoso com demência. 



O que é a demência? Porque é que afeta mais os idosos?


A demência é um distúrbio caracterizado pelo declínio cognitivo e, consequentemente, pelas alterações de comportamento que perturbam a capacidade de realizar algumas tarefas ou funções anteriormente praticáveis. A demência condiciona a autonomia, na medida em que limita a capacidade de reconhecimento de pessoas e/ou objetos e deteriora, progressivamente, as competências cerebrais como a memória, a linguagem e a capacidade de raciocínio. 




Quais são as demências mais comuns em idosos?​

A demência não é algo singular. Existem alguns tipos de demência comuns, progressivas e degenerativas, que afetam sobretudo a população idosa e que causam um efeito devastador no portador da doença. Podem considerar-se as seguintes:


Alzheimer: Uma doença que afeta mais mulheres do que homens. Os antecedentes familiares, neste tipo de demência, podem ter influência no seu aparecimento.

Demência vascular: Compreendida como a segunda causa mais comum de demência nos idosos. A demência vascular pode ser causada por episódios de  AVC- acidente vascular cerebral que passam despercebidos e que destroem o tecido cerebral, até ao momento em que o idoso tem os sintomas desta demência.

Demência Frontotemporal: A presente patologia é caracterizada por uma mudança de personalidade, de comportamento e de linguagem. A principal causa da demência frontotemporal é a hereditariedade.

Demência com Corpos de Lewy: Esta demência provoca alterações na memória e estados de delírio. A causa específica para a demência com corpos de Lewy ainda não é conhecida. 

Quais são os sintomas mais comuns num idoso com demência?

São vários os sintomas que denunciam o início de uma demência. Estes podem variar de idoso para idoso e diferem mediante o tipo de demência.

Mas, os mais comuns são:

  - O declínio da memória de curto e longo prazo;

  - A confusão mental;

  - A apatia;

  - A mudança de comportamento;

  - A crescente dificuldade ou incapacidade de fazer tarefas;

  - A dificuldade na fala;

  - A insónia ou a perturbação noturna.



​​A exigência de cuidar do idoso com demência


Mediante o diagnóstico de demência do idoso, a família deve estar preparada para um escalar da situação, mesmo que o mesmo esteja sob vigilância e corretamente medicado. Habitualmente, a responsabilidade recai, apenas, sobre uma única pessoa: o cuidador.

É um trabalho a tempo inteiro, muito desgastante para o cuidador, que abdica do seu tempo de descanso e perde um pouco da sua qualidade de vida. A principal opção das famílias acaba por ser a escolha de um apoio especializado e o garante da segurança para o idoso, através da vigilância atenta durante 24 horas por dia, que apenas um lar de idosos de qualidade pode proporcionar. 

​Para corresponder ao cuidado que um idoso demente requer, os lares procuram desenvolver alguns serviços especializados e adotar práticas que estimulam o corpo e a mente dos idosos com demência, promovendo a qualidade de vida do mesmo o máximo tempo possível.



Cuidados básicos em lares para idosos com demência


Os idosos com demência exigem cuidados especializados que se vão intensificando, conforme a evolução degenerativa da doença. Assim, é necessário uma atenção especial por parte da família na escolha segura de um lar de idosos que tenha a capacidade de prestar os serviços e os cuidados essenciais ao longo da evolução das necessidades que a doença requer. 

Muitos lares da Rede Lares Online estão preparados para garantir o bem-estar do residente em todas as fases da doença, quer seja um estágio precoce, médio ou muito avançado, em que o idoso já está acamado.

Na realidade, um idoso com demência, sem outra doença associada, pode viver muitos anos com esta patologia, se, conforme a evolução da doença, o idoso receber um acompanhamento que corresponde à crescente atenção e cuidados que precisa. Em lares de idosos, existem equipas multidisciplinares que permitem ao idoso com demência viver mais tempo com qualidade de vida, oferecendo cuidados específicos para os idosos com demência, para além de garantirem uma assistência e vigilância 24 horas por dia, nomeadamente no que respeita à sua alimentação e hidratação.



Alimentação

A alimentação  representa um verdadeiro desafio para os idosos com demência uma vez que, ao longo do tempo, os mesmos podem perder o apetite e podem ter problemas de mastigação e deglutição. 

Os lares de idosos estão familiarizados com esta situação e sabem como lidar com estes problemas. Alguns lares, como a Residência A80, em Sintra, especializada em idosos com demência, reconheceram este padrão na demência e implementaram uma alimentação especial: um tipo de comida com consistência de puré que mantém o formato do próprio alimento no prato e promove a autonomia do idoso por mais tempo. 

​Por outro lado, se a doença progredir (sob prescrição médica), muitos lares da Rede Lares Online estão preparados para realizar a alimentação do idoso por sonda. Uma alimentação saudável e rica em nutrientes e vitaminas é essencial para qualquer idoso, mas quando falamos de um idoso que sofre de demência, a alimentação e os cuidados associados ao momento da refeição, têm de ser ajustados.



Hidratação

A hidratação no idoso pode ser uma dificuldade. Os idosos tendem a ficar desidratados com facilidade uma vez que vão sentindo cada vez menos sede. 

Num idoso com demência, esta situação agrava-se exponencialmente, porque os mesmos têm uma maior dificuldade em se expressar-se ou a reconhecer sede. Os lares conhecedores oferecem água e chás com regularidade, optam por alimentos ricos em água e monitorizam o consumo de água pelos residentes. O recurso a água gelificada, pouco conhecida pelas famílias, é utilizado regularmente pelos lares. Esta prática facilita a deglutição para os idosos com demência o que, por consequência, favorece a toma dos comprimidos na hora da medicação.


Terapias benéficas para a demência em lar de idosos


Atualmente, os lares ultrapassaram a ideia de dar apenas o apoio necessário a idosos com demência e têm vindo a especializar-se em terapias que já comprovaram ter resultados, com o objetivo de abrandar o declínio natural da doença e consequentemente promover o bem estar e uma maior qualidade de vida aos residentes idosos portadores desta patologia.

Muitos lares de idosos de qualidade planeiam, regularmente, terapias distintas que estimulam os residentes, com especial atenção para os idosos com demência. As práticas desenvolvidas nestas terapias têm o propósito de estimular cognitivamente e fisicamente o idoso, para que o mesmo não perca rapidamente algumas competências. 

São enquadradas no plano de atividades de uma instituição e podem ser praticadas até mesmo pelos idosos que não sofram de demência. Um dos principais problemas que se desenvolvem em alguns doentes com demência são a agressividade e o descontrolo devido à frustração que possam sentir. As terapias, para além de benéficas a nível cognitivo, aproximando-se às conhecidas terapias de reminiscência, vão ter resultados visíveis na ansiedade e stress no seu familiar idoso.

Por isso, no momento de procura de uma solução em lar, analise o plano de atividades do lar de idosos em questão e pondere de que forma é que as atividades vão beneficiar o seu familiar idoso. Estas são algumas das terapias essenciais para os idosos com demência:



Terapia da arte

A criação artística é uma terapia que ajuda o idoso com demência a manter as suas funções cognitivas mais estáveis e a desenvolver a motricidade fina. Os idosos, com a terapia da arte, desenvolvem as suas capacidades criativas e emocionais, o que os torna mais calmos e cooperativos com os auxiliares e com os outros residentes. 



Musicoterapia

Centenas de lares de idosos da Rede Lares Online apostam na Musicoterapia como forma de diminuir os níveis de stress dos idosos com demência. Esta terapia, apesar dos efeitos tranquilizantes, estimula a memória. As memórias de curto-prazo são as que se perdem mais rapidamente com esta doença, enquanto que as mais antigas prevalecem, apesar de desvanecidas. Assim, o exercício de colocar o idoso a ouvir músicas “antigas”, estimula o seu cérebro porque quer relembrar-se do passado.


Atelier de escrita

O atelier de escrita é um instrumento que muitos lares utilizam para que os residentes se exprimam e preservem memórias. Esta prática também serve para estimular a motricidade fina e para moderar a velocidade com que perdem competências, especialmente em idosos com demência. Os exercícios podem ser simples, desde a escrita o próprio nome, a uma pequena carta à família, se o conseguir.

​A escrita é um exercício que conjuga a motricidade fina, através da caligrafia, e da criatividade, quando compõem ou contam uma história. O que importa é que os idosos mantenham a mente ativa, que ocupem o seu tempo e que se sintam motivados, dignos e seguros de que ainda são capazes.



Jardinagem Terapêutica

A jardinagem terapêutica tem imensas vantagens para os idosos, sobretudo aqueles que sofrem com demência. Uma larga percentagem da rede de lares da Lares Online tem jardim e horta, nos quais os residentes são convidados a cultivar e cuidar das plantas e das flores. Esta prática considera-se extremamente benéfica para os idosos, porque proporciona o contacto com a natureza, a socialização com os restantes idosos e mantém-nos mais ativos fisicamente. 

Se o lar de idosos tiver um jardim e uma horta, esta é a oportunidade ideal para estimular os idosos a fazerem um passeio, para além de que a jardinagem terapêutica já se demonstrou uma prática que reduz o stress e a ansiedade, mantém a doença mais estabilizada e que tem resultados na felicidade que sente.



Exercícios Mnemónicos Personalizados

Apesar de não ser uma prática comum, alguns lares implementam exercícios mnemónicos personalizados, uma técnica que visa exercitar a mente, através de gatilhos mentais e associações de palavras e ações, e preservar por mais tempo a memória dos idosos com demência.



Procura um lar que promova o bem estar do seu familiar idoso com demência?

Submeta o seu pedido!​

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.