Por Mariana Camargo, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares. Os idosos, são a faixa etária com maior incidência de AVC. Neste artigo, temos como foco 4 dos efeitos secundários inesperados que podem ocorrer a um idoso que sofreu um AVC, e como se pode lidar com cada um deles.
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Demência
A natureza humana deseja sempre encontrar a melhor opção para aqueles que nos são mais queridos. Numa situação de um idoso que transite para um lar, a família tenta sempre encontrar a melhor solução, os melhores cuidados, os melhores funcionários e as melhores instalações.
No entanto, o crescente número de pessoas com demência coloca novos desafios às instituições de terceira idade e aos cuidadores. Como reagir a um lar cheio de idosos com demências?
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Notícias
O ano de 2021 começa da melhor maneira para os idosos institucionalizados, que a partir de 4 de Janeiro começaram a ser vacinados contra a Covid-19.
O início da administração de vacinas a idosos e profissionais dos lares e das unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é a primeira grande notícia do ano, que começa sob a égide da esperança e da confiança no futuro.
Ler mais Por Catarina Sousa, atualizado a 21 de Junho de 2023 Notícias
Todos experienciámos a grande mudança que a recente pandemia mundial provocou nas nossas vidas, e conhecemos os efeitos que teve na população mais idosa.
Em Portugal foram muitos os lares de idosos que sofreram com a Covid-19. No entanto, houve casos bem-sucedidos, e exemplos a registar, para um futuro mais tranquilo. Há um tipo de lares que registou menos casos de Covid-19 e até menos mortes. Saiba mais neste artigo!
Ler mais Por Joana Marques, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências
Os idosos são um dos grupos que apresenta maior risco de doença grave por Covid-19 e o grupo com mais sintomas atípicos. O alerta tem sido dado pelos especialistas através da observação em idosos de sintomas que comumente não são associados à doença.
Um estudo recente diz que a febre só esteve presente em 20% a 30% dos idosos infetados por Covid-19. Cuidadores formais ou informais, familiares e colaboradores de lares de idosos devem estar alerta para as manifestações atípicas da Covid-19 em idosos, de forma a que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.
Ler mais