Vantagens de uma residência sénior no centro da cidade

Por Mariana Camargo , 24 de Fevereiro de 2023 Lares e Residências

Quando estamos à procura de uma residência sénior para um familiar, são diversos os pontos importantes para decidirmos entre o que existe disponível no mercado. Para cada família, ou idoso, diferentes características podem ser mais significativas. Há pessoas que preferem estar no meio do campo, outras optam por residências com mais espaço, há também quem queira ficar perto do mar, ou na zona onde nasceu ou em que morou durante toda a vida.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das vantagens em escolher uma residência sénior no centro da cidade. Saiba em que casos esta é a opção mais certa para o bem-estar e a qualidade de vida do idoso e dos seus familiares.

Ler mais

Automedicação do idoso sozinho em casa: riscos e consequências

Por Mariana Camargo , 24 de Fevereiro de 2023 Longevidade

Na população idosa, estudos apontam a predominância do uso de medicamentos, prescritos e sem prescrição de um profissional de saúde habilitado (automedicação), o que leva a potenciais riscos. O perigo da automedicação é maior para os idosos porque eles geralmente apresentam comorbidades (a presença de mais de uma doença ao mesmo tempo) e, por isso, tomam diversos tipos de medicamentos. Neste artigo, vamos apresentar todos os perigos por trás desta prática tão comum entre os mais velhos, e vamos também dar dicas de como precaver, para que os seus familiares mais velhos não sofram destes problemas.

Ler mais

Guia para os futuros residentes em lar de idosos em Viseu

Por Mariana Camargo , 10 de Fevereiro de 2023 Idosos

Viseu tem um centro histórico de grande beleza, de onde se destaca a Sé Catedral e o Paço dos Três Escalões, onde está localizado o Museu Nacional Grão Vasco. A cidade cresceu muito para além dos limites do centro histórico, oferecendo aos seus habitantes o conforto de edificações modernas, agregadas a amplos espaços verdes, que preenchem a verde a cidade de Viriato. Além disso, as ruas são tranquilas e a população local é recetiva, o que faz de Viseu um local ideal para quem procura um lar de idosos de qualidade. 

Ler mais

Como funciona o Lar de Idosos do SAMS?

Por Mariana Camargo , 04 de Janeiro de 2023 Lares e Residências

O lar de idosos do SAMS faz parte do apoio social dos Serviços de Assistência Médico Social, que pertencem ao Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, também designado SBSI. O SAMS garante aos seus cerca de 110 mil beneficiários a proteção na saúde, em complementaridade ao SNS, através da sua rede. Esta rede inclui um hospital e um centro clínico na capital,  cinco clínicas SAMS na periferia de Lisboa, serviço de ótica, 12 postos clínicos regionais e além do lar de idosos.

É beneficiário SAMS e está interessado em residir no lar? Então este texto é para si. Aqui vamos apresentar todas as informações disponíveis sobre o funcionamento, os serviços e o processo de inscrição do Lar de Idosos de Brejos de Azeitão, em Setúbal, o lar da rede interna do Sindicato dos Bancários.

Ler mais

Guia para os (futuros) residentes de lares de idosos em Tomar

Por Mariana Camargo , 03 de Janeiro de 2023 Lares e Residências

Cidade ribatejana, Tomar oferece muita cultura, história e tradições. É uma cidade com bastantes espaços verdes, onde os idosos podem ter contacto com a natureza e usufruir do ar puro, longe da agitação urbana. Conheça todas as razões para este ser o concelho eleito para passar a sua velhice, num dos lares de idosos da cidade, neste artigo Lares Online!
Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.