Guia para os residentes em lar de idosos em Viana do Castelo

Por Sónia Domingues , 21 de Março de 2024 Lares e Residências


Terra de tradições e romarias cristãs, Viana do Castelo é um concelho banhado pelo oceano atlântico, que conta com zonas de praia, de cidade e também de montanha. Para os idosos que gostam de desfrutar da natureza sem ter de abdicar dos benefícios da cidade, Viana do Castelo é o local ideal para procurar um lar de idosos. Esta localidade é conhecida pelo monte de Santa Luzia e o imponente Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, que apresenta uma vista deslumbrante do mar e da cidade, onde o idoso pode passear pelos extensos areais junto ao mar. A População, maioritariamente católica, vive fervorosamente as tradições cristãs e tem nas Festas da Agonia o seu auge. 

Neste artigo, vamos descobrir o porquê de Viana do Castelo ser a cidade perfeita para o idoso que quer viver a sua velhice no centro da tradição cristã minhota, numa simbiose perfeita entre os costumes de antigamente e o saudável urbanismo, que fornece as comodidades da vida moderna.



Oferta geral de Lares em Viana do Castelo


Os idosos e as famílias podem escolher a estrutura mais apropriada entre os 20 lares de idosos existentes, 16 dos quais de natureza solidária. Em todo o distrito de Viana existem 68 estruturas residenciais preparadas para acolher os idosos. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 121 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Viana do Castelo?


Viana do Castelo tem desde os mais pequenos e familiares até aos mais modernos edifícios especialmente criados para acolher idosos, que têm uma capacidade média de 40 utentes. Os idosos também podem optar por lares da periferia, com vistas panorâmicas ou por lares no centro da cidade. A qualidade é uma característica inerente aos lares de idosos da Rede da Lares Online em Viana do Castelo, nos quais os idosos podem ficar instalados em quartos individuais ou duplos. Os quartos estão geralmente equipados com televisão por cabo, ar condicionado, camas articuladas, colchões anti-escaras e sistemas de chamada, entre muitas outras comodidades. 

Os lares de idosos da Rede Lares Online em Viana do Castelo abriram recentemente, entre o ano de 2016 e 2020. Todos oferecem jardim para os residentes e respectivas famílias e confecção própria de toda a alimentação. As visitas aos residentes idosos deverão ocorrer entre as 10:30h e as 17:00h.

Serviços dos Lares de Idosos em Viana do Castelo

A experiência acumulada pelos lares e residências sénior da Rede Lares Online em Viana do Castelo evidencia uma constante preocupação com o bem estar da pessoa idosa e com a  prevenção do envelhecimento, que se traduz numa oferta diversificada de atividades de animação e estimulação ou lazer por todos os lares aos seus utentes idosos, nomeadamente: manutenção física, jardinagem, estimulação cognitiva, expressão plástica, atelier de leitura, passeios e visitas culturais. 

Atividades promovidas em Lares de Idosos em Viana do Castelo


Os lares de idosos da Rede Lares Online de Viana do Castelo proporcionam cuidados de saúde diferenciados, que se adequam às diferentes condições de saúde dos residentes. Em termos de cuidados de saúde, o residente em lar de idosos da Rede Lares Online em Viana do Castelo, poderá contar com cuidados de saúde incluídos nas mensalidades, nas seguintes modalidades: enfermagem todos os dias, das 08:00 às 18:00, médico de clínica geral, 4 vezes por semana, fisioterapia de grupo, 2 vezes por semana e ainda psicólogo incluído.

Cuidados de Saúde dos Lares de Idosos em Viana do Castelo

As mensalidades em lar de idosos da rede de parceiros da Lares Online em Viana do Castelo têm um valor médio de 1500 € em quarto partilhado, sendo que o valor médio para o quarto individual situa-se nos 1850 €. De referir que estes valores são de base, o que significa que não incluem despesas extraordinárias como a medicação, os descartáveis, o cabeleireiro ou as terapias individuais, entre outras.

Preços dos Lares de Idosos em Viana do Castelo


O que distingue a cidade: Viana do Castelo


Viana do Castelo é conhecida pelo monte de Santa Luzia e o imponente Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, a partir do qual se tem acesso a uma vista impressionante da cidade e do mar. Pode aceder-se ao cimo do monte através da via rodoviária ou através da opção de subir pelo turístico Elevador de Santa Luzia. 

Este concelho banhado pelo mar tem tanto de tradicional como de moderno e alia o conforto atual à tradição mais autêntica que os minhotos preservam com vigor. Os residentes em lares de idosos em Viana poderão viver uma vida plena de conforto com acesso a dezenas de festas de cariz popular e religioso. A população, maioritariamente católica, vive fervorosamente as tradições cristãs, e tem nas Festas da Agonia o seu auge. 



Zonas emblemáticas em Viana do Castelo


Na cidade minhota existem alguns espaços emblemáticos que congregam a população em redor do comércio, da cultura e de estabelecimentos de restauração.

Centro histórico: Com muitos monumentos e edifícios históricos, o centro da cidade de Viana do Castelo com as suas ruas repletas de comércio, é um ótimo local para um passeio para os residentes em lares de idosos da cidade. As ruas são pedonais, têm pouca inclinação e o pavimento, em regra, encontra-se em bom estado de conservação. 

Antigos Paços do Concelho: A antiga Casa da Câmara de Viana do Castelo, construída no século XVI, é um edifício de sobrado, situado no centro histórico, que acolhia o executivo da câmara no primeiro piso e uma arcada, que servia de abrigo para os populares e escribas, que redigiram, a pedido das pessoas analfabetas, documentos para a câmara. Agora, realizam-se várias exposições de arte e outros eventos a que os idosos podem aceder.



Pratos típicos de Viana do Castelo


O bacalhau é rei em Viana do Castelo. Os bacalhoeiros partiam do porto minhoto para a Terra Nova e Gronelândia, de onde voltavam carregados do peixe salgado, daí a tradição que se mantém até hoje. O bacalhau à Zé do Pipo e o bacalhau à moda de Viana são apenas dois exemplos da homenagem gastronómica que é prestada pelos vianenses à tradição bacalhoeira. Como especialidade de Viana do Castelo, o residente em lar de idosos pode ainda degustar o arroz de polvo à moda do Minho, o arroz de sarrabulho, o arroz de lampreia, os rojões e o cabrito assado. Do lado dos doces, existem outras iguarias que saem das pastelarias tradicionais da cidade, como a torta de Viana, as Santas Luzias, os doces de gema e os sidónios. A gastronomia típica minhota é acompanhada dos vinhos verdes típicos da região.



Envelhecimento ativo em Viana do Castelo


Em Viana do Castelo, existem várias possibilidades para os idosos se manterem ativos ao longo do tempo.

“Vencer a idade com saúde”: A autarquia de Viana do Castelo, em colaboração com as juntas de freguesia, conduz o programa “Vencer a Idade com Saúde”, que visa promover o desporto e os estilos de vida saudáveis junto da população idosa. O programa integra várias atividades adaptadas aos idosos, como ginástica de relaxamento, natação e exercícios terapêuticos e de reabilitação. Para participar, basta que o idoso se inscreva numa junta de freguesia aderente.

Associação dos Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo: Esta associação promove uma série de atividades, como eventos culturais e gastronómicos, passeios e outras atividades, que visam proporcionar o convívio e o bem-estar dos idosos do concelho.


Procura um lar de idosos no concelho de Viana do Castelo?



Festas e eventos no concelho de Viana do Castelo


Viana do Castelo, tal como toda a região do Minho, aposta em festividades de cariz religioso ou sazonal, para acomodar os milhares de emigrantes que regressam à terra em festividades ou no verão, para aproveitar a extensa costa marítima, o local predileto dos banhistas que escolhem as areias finas e douradas das praias do norte, para passar os dias de maior calor. 

Festas em honra de Nossa Senhora da Agonia: No auge do calor de Agosto, as mulheres de Viana reúnem o ouro e as filigranas da família e saem a desfilar com os trajes típicos da região, bonitas e orgulhosas da herança centenária. Este é o cortejo que marca o cerne da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que conta ainda com a procissão ao mar, onde os barcos transportam o andor da Nossa Senhora d’Agonia, de Nossa Senhora de Monserrate, de Nossa Senhora dos Mares e de São Pedro. Os residentes em lar de idosos em Viana do Castelo também podem assistir a concertos, fogo de artifício e muito folclore, típicos desta região intensamente minhota.

Festival Marginal: No jardim Público da cidade de Viana do Castelo, os residentes em lar de idosos do concelho, podem desfrutar da iniciativa Marginal, que se realiza em julho e que procura unir a população em torno de várias atividades culturais, como concertos, workshops, exposições e espetáculos variados, todos de entrada gratuita.



O clima em Viana do Castelo


Os residentes em lares de idosos de Viana do Castelo podem aproveitar temperaturas amenas todo o ano. No verão, o tempo é seco e solarengo, com temperaturas que não ultrapassam os 30º, habitualmente. O inverno é geralmente fresco, mas as temperaturas são raramente inferiores a 8º, uma vez que a precipitação constante acaba por amenizar o clima. 



Parques e jardins em Viana do Castelo


Jardim da Marginal: O Jardim da Marginal de Viana do Castelo está localizado ao largo do rio Lima, junto à marina, e é o local ideal para os residentes em lares de idosos fazerem passeios e convívios. Este jardim conta com a presença de um parque infantil, de um coreto, de um chafariz e de vários bancos, em que os idosos podem fazer uma pausa e descansar enquanto apreciam as vistas do rio. Os passeios são amplos e acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Jardim público: Este jardim foi inaugurado em 1881 e é o mais antigo da cidade. Está situado no centro histórico, junto à foz do rio Lima e tem uma larga alameda povoada de tílias e carvalhos americanos, onde os idosos podem caminhar com facilidade, uma vez que é muito amplo e não apresenta obstáculos. 

Jardim da Marina: Este é um dos espaços verdes mais populares, dada a sua localização e os equipamentos disponíveis. Tem parque infantil, bancos de jardim e um anfiteatro, onde se realizam diversas atividades culturais.



A natureza em Viana do Castelo


Existem vários locais próximos de Viana do Castelo que os idosos podem visitar para entrar em contacto com a Natureza, com acessibilidades viáveis para residentes em lar de idosos independentes ou com boa mobilidade.

Trilho de Montedor: Em Montedor-Carreço, mesmo às portas da cidade de Viana do Castelo, existe um trilho muito acessível que liga a praia de Fornelos à praia de Paçô. Para os residentes em lares de idosos autónomos, que gostam de respirar os ares do mar e manterem-se em forma, este passeio é ideal, uma vez que não exige esforço físico. Para um envelhecimento ativo e em forma, este trilho é ideal para todos os idosos.

Serra D’Arga: Junto a Viana do Castelo, ergue-se a Serra d’Arga, que se encontra repleta de trilhos, recantos, miradouros e cascatas escondidas. Para os idosos que querem respirar o ar tranquilo da natureza, a Serra d’Arga apresenta muitos locais a visitar como lagoas e miradouros, que têm vias de acesso motorizado, o que facilita a visita para os residentes de lares de idosos que têm limitações físicas.



Museus e cultura em Viana do Castelo


Dividida entre a costa, o monte e a cidade, Viana do Castelo proporciona aos seus habitantes, aos residentes em lares de idosos e a todos os que a visitam, uma ampla variedade de locais para explorar ou simplesmente para descansar. Destacamos alguns exemplos da variedade existente, todos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Santuário de Santa Luzia: Do alto do monte de Santa Luzia, impõe-se o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus. Visto de toda a cidade de Viana do Castelo, a visita a este monumento impõe-se pelo valor arquitetónico ou católico e pela magnífica vista da cidade e do mar. A obra foi iniciada em 1903, inspirada na Basílica de Sacré Cœur em Paris e concluída em 1959. Os residentes em lares de idosos também podem visitar, junto ao Santuário, as ruínas da cidade velha de Santa Luzia, ou citânia de Santa Luzia. O santuário e a sua envolvente podem ser facilmente percorridos pelos idosos através de passeios largos e desimpedidos.

Museu do Traje: Situado no centro histórico de Viana, o Museu do Traje é o lar do Traje à Vianesa. No acervo do museu, os residentes em lares de idosos podem apreciar trajes populares rurais, como os de “domingar”, de “festa”, de “trabalho”, de “dó” e de “noiva”.


Procura um lar de idosos no concelho de Viana do Castelo?



Hospitais e unidades de saúde em Viana do Castelo


Em Viana do Castelo existem várias opções públicas e privadas, que permitem aos residentes em lares de idosos o acesso a cuidados de saúde de qualidade. O hospital de Santa Luzia é a unidade pública que serve a população. Contudo, se o idoso preferir pode aceder ao Hospital Particular de Viana do Castelo e ao Pavilhão Cirúrgico da Misericórdia. Existem, também, três centros de saúde e várias unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados. 



Transportes e acessibilidades em Viana do Castelo


Quem optar por residir num lar de idosos em Viana do Castelo, estará muito bem localizado. O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, encontra-se a 67 quilómetros de distância e o concelho está repleto de boas vias de acesso. Viana do Castelo dista 384.9 quilómetros da capital, Lisboa, e está dotada de uma ampla rede de transportes públicos, que percorrem a cidade e as 27 freguesias do concelho.



Procura um lar de idosos em Viana do Castelo?

Para uma escolha segura, submeta um pedido ou ligue (+351) 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.