Como fazer uma escolha segura na procura de lar?

Por Sónia Domingues, atualizado a 14 de Março de 2024 Lares e Residências

Escolher uma residência sénior não é tarefa simples. Já todos vimos, na televisão e nos jornais, notícias que dão conta de abusos e maus-tratos a idosos em lares, muitos dos quais ilegais. Para além de assegurar que a escolha recai sobre um lar licenciado, existem vários aspetos que também merecem especial atenção, quer sejam positivos ou negativos. Para uma escolha segura de um lar de idosos ou de uma residência sénior, a família deve avaliar uma série de fatores que sejam mais importantes, tendo em conta a personalidade do idoso e o seu estado de saúde. Existe uma forma de escolher em segurança, saiba como!

Ler mais

Plano de hidratação: como prevenir a hospitalização do idoso

Por Mariana Camargo, atualizado a 04 de Março de 2024 Envelhecimento

A desidratação é um dos problemas mais frequentes em idosos, e também um dos mais difíceis de monitorizar. Mas as consequências podem ser graves, resultando, muitas vezes, na hospitalização do idoso.

É de extrema importância que cuidadores e familiares sejam capazes de reconhecer a importância da manutenção de uma hidratação adequada, e as necessidades normais de ingestão hídrica no idoso além das formas de monitorizar o idoso. Neste artigo vamos salientar quais são os principais sinais da desidratação do idoso, e também alguns métodos que ajudam no processo de hidratação em diversas circunstâncias no dia-a-dia dos mais velhos.

Ler mais

O que é o idadismo? Como combater o estereótipo que afeta os idosos

Por Sónia Domingues, atualizado a 01 de Março de 2024 Idosos


Em 2050, a população europeia será constituída por três pessoas com 65 anos ou mais em cada dez europeus. A sociedade ocidental está cada vez mais envelhecida, mas os idosos e os problemas que advém com a idade são desvalorizados. Nos últimos anos, um termo começou a ganhar mais destaque, quer seja nos meios de comunicação, nas conversas e debates, e que é o significado para a discriminação que as pessoas enfrentam com base na idade, em vários setores da sua vida, mas as maiores vítimas do Idadismo são os idosos, grupo em que nos iremos focar. O Idadismo é um termo relativamente novo no léxico da sociedade, mas neste artigo, vamos conhecer o significado  deste conceito e quais as consequências que as pessoas enfrentam, à medida que vão envelhecendo e são vítimas do Idadismo. Vamos também saber os comportamentos a adotar para evitar cair no preconceito. 

Ler mais

Do outro lado da linha: Joana Oliveira

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Empresa

Joana Oliveira teve de lutar pelo seu objetivo de vida, trabalhar na área social. A Coordenadora da equipa de atendimento da Lares Online estudou num colégio católico e dedicou-se, desde cedo, ao voluntariado, especialmente no apoio a idosos. Apesar do currículo, recheado de conhecimentos e competências, não conseguiu, à época, encontrar uma posição no mercado de trabalho. Manteve sempre uma postura positiva e, depois de participar ativamente em projetos fora da sua área, optou por emigrar para o Canadá. Mais tarde teve de regressar a Portugal e a a sua vida mudou por completo quando, em 2017, se deparou com a oportunidade de trabalhar na Lares Online.
Desta vez, contamos a história de Joana Oliveira, hoje, Coordenadora da Equipa de Atendimento da Lares Online.

Ler mais

Hanik Torres: Yoga, a harmonia do movimento em lar de idosos

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Notícias

Ainda jovem e com uma carreira académica extensa que culminou num doutoramento em Ciências da Educação e Saúde, Hanik Torres dedicou-se de corpo e alma à arte do yoga, algo que ninguém poderia prever. Mas esta é apenas uma parte da sua peculiar história de vida.
Viveu a sua infância, adolescência e fase pré adulta no Estado brasileiro de São Paulo. Dedicou-se aos estudos e depois de terminar a licenciatura de Relações Internacionais e História na Universidade Federal de São Paulo, deparou-se com a oportunidade invulgar de ir estagiar, enquanto professora, num Hospital Oncológico para crianças. Hanik considera esta experiência como a “mais intensa” da sua vida, fez com que visse o mundo de outra forma. Entretanto, inscreveu-se numa aula de yoga, enquanto aluna, e nunca mais parou. Hoje, dedica-se a tempo inteiro a esta prática milenar. 
Ao vir para Portugal, surgiu a oportunidade de dar aulas de yoga num lar de idosos. Neste artigo, contamos a história da Hanik, que expõe os inúmeros benefícios que esta atividade pode representar. Benefícios que ultrapassam a mobilidade física e desenvolvem uma nova forma de encarar a vida, centrada no presente e no agora. 
Ler mais