«65% dos cuidadores são mulheres que cuidam a tempo inteiro»

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Notícias

O dia do cuidador celebrou-se no dia 5 de novembro, precisamente há uma semana. Para nós, não foi o simples assinalar de efeméride, mas sim o início de um novo ciclo na abordagem aos cuidadores informais. Com a criação do Estatuto do Cuidador Informal, este debate foi aberto, e continuamos atentos a toda a comunidade de cuidadores do nosso país.

Reconhecemos o valor daqueles a quem chamámos de heróis através de um diploma simbólico. Para tal, em outubro desenvolvemos um formulário, que nos permitiu ficar a conhecer melhor a realidade destas pessoas.

Neste artigo, ficará a saber quem é, afinal, o cuidador informal no nosso país.

Ler mais

Amar (não) é ser você a cuidar

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Envelhecimento

Muitas vezes ouvimos histórias de pessoas que passaram a viver em função dos seus pais ou familiares mais idosos. Pessoas que, por desejo próprio ou por desejo dos idosos em questão, acabam por colocar as suas vidas pessoais e profissionais em pausa por um tempo indeterminado.
No entanto, cada vez mais há soluções profissionais para evitar este tipo de sobrecarga física e emocional.
Ler mais

10 Sinais de Alarme – Como diagnosticar precocemente Alzheimer?

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Demência

Um dos grandes receios de quem envelhece é a perda gradual de autonomia, que pode, em muitos casos, chegar acompanhada pela demência. Quando falamos em demência, convirá ter claro que mais de metade dos diagnósticos desta doença se referem à doença de Alzheimer.
​Mas como podemos ter a certeza de estarmos perante um caso de Alzheimer e não apenas a uma pessoa que, à medida que envelhece, gradualmente vai perdendo as suas capacidades cognitivas?

Ler mais

A morte é sazonal. Como proteger os idosos?

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Idosos

A mortalidade é algo cada vez mais na ordem do dia. Embora a esperança média de vida esteja muito elevada, esse é o ponto que leva a que a população (com cada vez mais idosos) a ter uma taxa de morte maior.

Há picos de mortalidade, em parte devido a condições intrínsecas à população, como a percentagem de idosos, e em parte devido a condições externas, como a temperatura atmosférica. Mas como conseguimos proteger os idosos destes picos de morte?

Ler mais

A minha mãe veio cá para casa!

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Dependência

Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!

Ler mais