Novos lares de idosos geram procura de vagas sem precedentes

Por Sónia Domingues , 02 de Janeiro de 2023 Notícias


Edifícios desenhados por arquitetos de renome, onde a luminosidade predomina. Quartos com varandas e vistas privilegiadas. Blocos independentes, mobiliário escolhido a dedo e serviços e atividades para todos os gostos. Assim são os lares de idosos do futuro, estruturas que estão a surgir no mercado e que estão a alterar a conceção dos lares em Portugal. Surge um novo paradigma em que é a própria pessoa idosa a tomar a decisão de procurar uma vaga numa residência que preencha todos os seus requisitos. Neste artigo, vamos dar-lhe conta das mudanças estruturais que têm vindo a ser feitas nos últimos anos, fruto de uma nova visão dos idosos do futuro e que tem vindo a gerar grande entusiasmo e procura de vagas.



As exigências dos idosos são hoje maiores

A entrada da mulher no mercado de trabalho, e a nova vida familiar centrada no casal, trouxe uma necessidade de encontrar alternativas, tendo surgido os primeiros lares. Mas se, inicialmente, as estruturas e a equipa não estavam preparadas para acolher adequadamente as necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso, hoje em dia o cenário já é bem diferente. Nos últimos anos, temos vindo a assistir a um aumento do investimento na criação de novas e mais modernas estruturas.


A geração de idosos que hoje começa a procurar lares requer serviços especializados, condições de topo e o foco sempre no envelhecimento ativo.


A geração de idosos atual já é mais literada e quer uma vaga num lar que lhe proporcione um envelhecimento ativo e socialmente movimentado. Os novos lares têm um conceito diferenciado, tanto a nível estrutural como no cuidado dirigido a cada residente. Mas, atenção, se lhe interessa uma estrutura com este nível, apresse-se na decisão, uma vez que as vagas são rapidamente ocupadas.



Novos lares geram aceitação e desejo por parte dos idosos


Novas residências e lares de idosos recentemente abertos e que vão abrir em 2023 estão especialmente preparados para acolher o idoso mais exigente, que é independente, autónomo e socialmente ativo. Estas novas estruturas têm vagas em módulos totalmente independentes, em que providenciam os serviços, mas preservam a privacidade do idoso. O idoso pode optar por uma vaga num espaço privado ou compartilhado, com quartos amplos e luminosos, em que tem acesso a todos os serviços de excelência, mas preserva a sua autonomia.


Estas novas estruturas têm vagas em módulos totalmente independentes, em que providenciam os serviços, mas preservam a privacidade e a autonomia do idoso.



​Os novos lares têm uma maior preocupação estética, que convida à circulação do idoso e incentiva o convívio social.  Estas residências normalmente estão localizadas em áreas urbanas, em que o idoso pode sair livremente e usufruir de espaços como cafés, comércio e outros serviços. Não é de estranhar que estas novas estruturas tenham muita procura por vagas, e geram muita aceitação. Aliás, são os próprios idosos que se mudam voluntariamente para estes locais, para desfrutar de uma reforma descansada.



Respostas diferenciadas a patologias associadas à idade


A equipa multidisciplinar que trabalha no novo lar de idosos é mais especializada e empática. Tem formação específica e é escolhida tendo em conta as competências técnicas e humanas. As novas estruturas recentemente abertas, e as que se preparam para abrir em 2023, beneficiam de novos cursos e formações ligados à área da gerontologia, que têm vindo a surgir um pouco por todo o país.


Desde o profissional de enfermagem ao auxiliar de geriatria, a equipa está física e mentalmente capacitada para assistir o idoso, desde a necessidade mais básica até ao tratamento mais especializado.



​Estamos também a assistir à abertura de vagas em novos centros especializados e orientados para tratar de patologias associadas à idade, muito em particular à demência e doenças de foro mental, como Alzheimer. Estes lares respondem ao aumento exponencial de idosos que sofrem destas patologias e têm equipas especializadas, assim como estruturas e equipamentos diferenciados para alocar da melhor forma estes residentes, que necessitam de atenção redobrada.


Serviços dirigidos a idosos mais autónomos


​Se os lares do futuro procuram residentes cada vez mais autónomos, a sua oferta de serviços terá de ser muito mais especializada. Estamos a falar de estruturas que apostam em todas as vertentes do serviço ao cliente.


Atividades que promovem envelhecimento ativo

Os novos lares e residências para idosos têm um leque diversificado de atividades e são um fator preferencial que atrai idosos cada vez mais novos e autónomos para ocupar uma vaga nestas estruturas. No painel de atividades estão programas como sessões de relaxamento e estimulação cognitiva, terapia com animais, jardinagem e hidroterapia, entre outras. Beneficiando de estruturas exteriores como campos de ténis, piscinas e pistas de corrida ou caminhada, os idosos procuram rapidamente vagas, porque querem usufruir da reforma sem preocupações ou tarefas aborrecidas a cumprir.



Alimentação requintada e à la carte

A alimentação sempre teve uma importância fulcral nos portugueses e também é motivo de grande procura de vaga nas novas residências e lares que estão a abrir portas e que prometem agitar o mercado em 2023. Normalmente a alimentação é de confeção própria, e diferenciada consoante as necessidades (dietas) dos residentes idosos, e até mesmo consoante os seus gostos. Com um modelo baseado nos hotéis, a alimentação pode ser ainda apresentada em menus variados e diferenciados, em que o residente pode optar por vários pratos, feitos à medida das suas necessidades. 



Cuidados de saúde para a longevidade com qualidade de vida

Criados de raiz, os novos lares estão preparados para proporcionar cuidados de saúde diferenciados aos idosos que conseguem vagas. Muitos têm serviços de enfermagem 24 horas por dia e oferecem ao idoso o acesso a diferentes especialidades médicas, como psicologia e neurologia. Esta é uma característica que atrai muitos clientes, que querem uma vaga no novo lar para fugir à agitação e aos riscos de deslocação frequente aos hospitais e unidades de saúde.



Novos lares de idosos ocupam as vagas rapidamente 


Com novas estruturas a abrir e outras que irão inaugurar em 2023, os novos lares são alvo de uma procura elevada por parte dos próprios idosos e das famílias, dada a elevada qualidade de vida que proporcionam. Esta demanda por vagas é acompanhada pela evolução dos lares mais tradicionais que não querem ficar para trás e têm feito muitas alterações ao seu funcionamento. Para encontrar vagas em lares de idosos desta natureza, é necessário ser célere, dada a grande procura.


A mudança de paradigma dos lares de idosos em Portugal está a acontecer; em 2023 o investimento será maior que nunca, e melhorará a qualidade de vida dos residentes idosos.



​Com a rápida transição que tem vindo a acontecer com os novos investimentos em estruturas residenciais, o panorama dos lares de idosos em Portugal está rapidamente a mudar para melhor, arrastando, com estes ventos de mudança, os lares mais tradicionais, que têm de acompanhar a evolução do mercado.  Para 2023, o cenário esperado é que continuem a surgir novas estruturas residenciais de grande qualidade para melhor servir o idoso que vive em Portugal.



​​Procura lar com vagas para um idoso? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.