Lares podem ser a melhor resposta de saúde para os idosos

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Lares e Residências

Com o avançar da idade, existem algumas questões de saúde que os idosos têm de enfrentar. A esperança média de vida tem vindo a aumentar substancialmente, muito por causa da medicina, que está cada vez mais avançada, no entanto estamos cada vez mais dependentes de cuidados médicos e de saúde regulares. Doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade ou patologias cardíacas são as mais comuns nos idosos e devem ter uma vigilância apertada. Mas existem outras doenças que merecem cuidados de saúde regulares. Para os idosos, a questão da saúde é um foco de preocupações, até porque o estado dos cuidados de saúde pública primária e emergente não é das melhores. 


Como responder à demanda de cuidados regulares e crescentes por parte do idoso? A resposta pode estar no lar de idosos. Neste artigo, vamos apresentar os lares de idosos como a melhor opção para quem procura uma resposta integrada de cuidados de saúde para o idoso.



A maioria dos idosos em lar padece de algum problema de saúde

Para que o idoso não perca qualidade de vida ao longo do passar dos anos, há que garantir o acesso a cuidados de saúde cada vez mais regulares. Mesmo que não tenha doenças associadas, o que é raro, há que vigiar e controlar alguns indicadores para garantir que o corpo se mantenha em equilíbrio. Este controlo é feito continuamente pelos lares de idosos, que são obrigados, em termos legais, a garantir assistência médica, incluindo vigilância de saúde e tratamento na doença. Mas, para além da obrigação legal, os lares de idosos têm vindo a apostar cada vez mais em cuidados de saúde diferenciados, para responder às exigências das famílias. Na sua maioria, os idosos têm uma ou mais doenças crónicas que lhes exige a ida ao médico regularmente e o controlo apropriado em termos de exames e análises, toma de medicação, nutrição, hidratação e manutenção física. 


O lar de idosos tem todas as condições para responder adequadamente às fragilidades do idoso, uma vez que tem uma equipa multidisciplinar preparada e habituada a identificar e tratar diferentes patologias



Doenças mais comuns nos idosos

Existem doenças crónicas e doenças incapacitantes e degenerativas que afetam mais a população idosa e que devem ser acompanhadas de perto pelo médico da especialidade ou pelo médico de clínica geral, mesmo depois de estar medicado, porque é necessário controlar os valores e ir fazendo ajustes na medicação. ​Tais como:​

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Artrite degenerativa;
  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Insuficiência cardíaca e outras patologias cardíacas;
  • Demência;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Leucemia crónica;
  • Osteoporose;
  • Anomalias visuais e auditivas;
  • Hipotiroidismo;
  • Reumatismo;
  • Cancro.


​Doenças e acidentes súbitos que podem ser causados por falta de vigilância

Dados estatísticos demonstram que em Portugal, as quedas são a principal causa de morte acidental nos idosos. Para além das quedas, existem outras doenças súbitas que podem agravar-se perante uma falta de vigilância ou desacompanhamento:

  • Hipotermia acidental;
  • Quedas;
  • AVC;
  • Desnutrição;
  • Anemia;
  • Úlceras de pressão;
  • Coma diabético;
  • Fratura da anca/fémur;
  • Deficiência de vitamina B12.


Porque o lar é a melhor resposta de cuidados de saúde para a pessoa idosa?​


O lar de idosos de qualidade é a melhor opção para quem procura uma resposta adequada para o idoso familiar que tem uma ou mais doenças associadas ou até para evitar acidentes e outras doenças provocadas por falta de vigilância adequada. A realidade é que milhares de portugueses nem sequer têm um médico de família atribuído, o que dificulta as consultas e exames regulares e a devida vigilância. No idoso, esta falta de cuidados pode revelar-se fatal. A entrada num lar de idosos que oferece os serviços de saúde compatível com a condição clínica do idoso, traz inúmeros benefícios, uma vez que o residente tem acesso ao acompanhamento necessário em termos médicos e de enfermagem, evitando algumas deslocações a centros de saúde e hospitais.


Os lares de idosos oferecem serviços de enfermagem, cuidados médicos de clínica geral e ainda garantem o acesso a algumas especialidades, como fisioterapia, psiquiatria ou neurologia, e vigilância 24 horas.



​Qual é a disponibilidade dos cuidados de saúde assegurados em lar de idosos?​


Os lares de idosos têm vindo a apostar cada vez mais em cuidados de saúde diferenciados, que vão mais além do que está estipulado na legislação, que é a assistência médica e o processo individual do residente e que apenas pode ser atualizado por um médico ou enfermeiro. Muitos lares especializam-se em demências, outros há que apostam na fisioterapia de grupo ou individual para manter e aumentar o tónus muscular dos idosos.

Os lares oferecem também enfermagem como um serviço de rotina. Cada vez mais os lares são a opção certa para quem procura uma resposta integrada de cuidados de saúde para o familiar idoso. As consultas de médicos especialistas que vão ao lar também já são comuns e evitam deslocações incómodas aos hospitais ou consultórios, evitando exposição a vírus e bactérias que são muito prejudiciais para a saúde já frágil dos idosos e que muitas vezes levam a hospitalizações. 


Estudo da Periocidade do Médico de Clínica Geral


​​Num inquérito realizado, a Lares Online verificou que 59,6% dos lares têm médico de clínica geral uma vez por semana e 20,2% duas vezes à semana, ​facilitando a prescrição de receitas médicas e o tratamento adequado de doenças ligeiras.


​De facto, o lar de idosos oferece um espaço protegido para os idosos, em que são acompanhados pelo médico sem que para isso se tenham de deslocar para centros de saúde ou hospitais. Esta segurança é fundamental para garantir que o idoso não seja contagiado com patologias, como as doenças sazonais, como a Gripe A e o Covid-19, que para as pessoas mais velhas, com comorbilidades associadas, têm efeitos desastrosos e registam uma alta mortalidade. Para os lares de idosos, a aposta em cuidados de saúde é um investimento garantido na qualidade de vida dos residentes e no garante da confiança das famílias.

O lar de idosos tem o conhecimento, experiência e profissionais necessários para garantir o equilíbrio na saúde do idoso:

  • Médico de clínica geral que vigia o estado de saúde do idoso;
  • Cuidados de enfermagem que respondem às patologias do idoso;
  • Alimentação e nutrição adequadas, variados e com limitação de açúcares e gorduras prejudiciais à saúde do idoso;
  • Gestão da hidratação no idoso;
  • Vigilância 24 horas por dia;
  • Mobiliário e espaços preparados para proteger os idosos de quedas;
  • Monitorização regular do idoso através do processo individual;
  • Temperatura do espaço estável e adequada à sensibilidade térmica dos idosos;
  • Colchões anti-escaras e camas articuladas preparadas para idosos acamados.


Que cuidados de saúde oferecem os lares de idosos da Rede Lares Online?​


A Lares Online é uma plataforma de responsabilidade social, que tem por objetivo auxiliar as famílias a fazer uma escolha segura e informada de um lar de idosos que se adeque ao familiar. A seleção da Lares Online tem em conta os cuidados de saúde que são prestados nos lares de idosos, sendo que mais de 60% dos lares integrados na rede Lares Online têm médico de clínica geral disponível todas as semanas. Uma percentagem significativa de lares também oferecem cuidados de enfermagem diários, sendo que alguns disponibilizam estes serviços 24 horas por dia. A fisioterapia de grupo e personalizada é também frequente nos lares de idosos da Rede Lares Online, que também disponibilizam psicólogo frequentemente, neurologista e terapeuta da fala. As famílias devem ponderar a escolha do lar, conforme as condições de saúde do idoso, de forma a que os serviços oferecidos pelo lar sejam os que o familiar necessita, para lhe proporcionar mais qualidade de vida. 

A rede selecionada da Lares Online tem uma ampla gama de serviços de saúde que se adequam à condição clínica do idoso, incluindo uma percentagem significativa de lares que oferece cuidados de enfermagem diários.



A escolha criteriosa de um lar determina o acesso do idoso à saúde 

Ao escolher critérios com base na qualidade e na oferta dos serviços de saúde do lar, a família está a investir numa vida confortável e segura do familiar. A escolha de um lar de idosos não deve ser feita de ânimo leve e deve ser ponderada por toda a família. O setor dos lares de idosos tem vindo a evoluir favoravelmente, com base nas necessidades reais dos idosos, criando um ambiente que privilegia o envelhecimento ativo, apostando em cuidados de saúde que contribuem para a longevidade dos residentes. Se está à procura de um lar de idosos que ofereça uma resposta integrada de saúde, a Lares Online pode ajudar a fazer uma escolha segura, informada e diferenciada sobre o lar de idosos que mais se adequa ao seu familiar idoso. A Lares Online faz um acompanhamento da integração do idoso no lar desde o processo de escolha até à integração na nova comunidade. 



Procura um lar de idosos com bons cuidados de saúde?

Faça uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.