Guia para os (futuros) residentes de lares de idosos em Setúbal

Por Sónia Domingues , 21 de Outubro de 2022 Lares e Residências


Setúbal é um concelho privilegiado para quem optar por ingressar num lar de idosos desta localidade. Situado na área metropolitana de Lisboa, Setúbal distingue-se pela sua ligação umbilical ao mar e ao rio. O prato típico mais emblemático é a sardinha de Setúbal assada no pão, ou servida com salada e batata cozida, uma das «Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa».


A terra que viu nascer o irreverente poeta Bocage goza uma extensa área citadina, que se prolonga por 10 km2, com passeios largos e rebaixados, e com pouca ou nenhuma inclinação. Não é por acaso que Setúbal ostenta a bandeira de «Cidade de Excelência», em termos de acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida, o que a torna muito adequada para quem opta por um lar de idosos. 


Setúbal tem registos de ocupação humana desde a pré-história, tendo experienciado um desenvolvimento considerável no tempo dos romanos, que instalaram na região fábricas de salga de peixe e fornos de cerâmica. Depois de altos e baixos vividos ao longo dos séculos, a cidade próspera foi largamente afetada pelo terramoto de 1755. Mas reergueu-se e hoje é um concelho próspero, em que os idosos podem beneficiar dos ares do mar e da montanha, fruto da proximidade da Serra da Arrábida. 



Oferta de lares em Setúbal


No concelho de Setúbal existem cerca de 31 lares, mas se formos para o distrito este valor sobe para os 176, entre opções de cariz social ou entidades privadas.


Preços

Os valores de uma estadia num lar de idosos em Setúbal começam nos 1300€, para quarto partilhado. A este valor base terá de se acrescentar o valor dos extras, como produtos de incontinência ou sessões de fisioterapia personalizadas, ou até especialidades médicas que não estejam incluídas. O preço de um quarto individual em Setúbal é por volta dos 1450€. 


Instalações

Com um predomínio de lares de idosos bastante recentes, Setúbal disponibiliza uma variedade de instalações, que o idoso pode escolher conforme as suas preferências. Muitos gozam de magníficas vistas, que podem ser de mar ou da serra. Os lares de idosos geralmente estão instalados em moradias, algumas térreas, dispondo de espaços exteriores acessíveis para os idosos, que podem assim desfrutar do tempo ameno que habitualmente se faz sentir. Existem lares de pequena dimensão, que acolhem pouco mais de uma dezena de idosos, mas também há instituições maiores que podem acolher com todo o conforto dezenas de idosos.


Igreja do antigo Mosteiro de Jesus, em Setúbal


Clima de Setúbal


Se selecionar um lar de idosos em Setúbal, saiba que o clima é muito ameno, tanto no verão como no inverno, onde as temperaturas raramente baixam dos 7º ou sobem além dos 30º. Habitualmente, entre finais de maio e finais de setembro, não há precipitação, ou é quase inexistente. O inverno é mais fresco e geralmente húmido, fruto da proximidade com a Serra da Arrábida. Os idosos devem também contar com aquele vento típico das zonas costeiras, que também é usual em Setúbal.



Zonas Típicas


A baixa da cidade contém a zona histórica, com uma amplitude de edifícios antigos, museus e o Miradouro de São Domingos. Construído no início do séc. XX, decorado com azulejos e uma pérgola, tem uma vista privilegiada sobre a cidade, o rio, a península de Tróia, e o Forte de S. Filipe. Os idosos podem desfrutar destes locais, apreciando as vistas e interagindo com a população e turistas que também frequentam estes espaços.

Existe outro local que merece a atenção dos idosos. O Mercado do Livramento, inaugurado em 1930, destaca-se pelos painéis de azulejos que cobrem as paredes interiores, que retratam várias profissões ligadas aos ofícios tradicionais de Setúbal. Com corredores largos e acessíveis, o mercado vende o peixe fresco que os pescadores de Setúbal recolhe, nas suas redes. Foi considerado pela revista norte-americana USA Today como um dos melhores mercados de peixe do mundo. 



Espaços verdes


Existem vários espaços verdes dispersados por toda a cidade de Setúbal, que fazem desta cidade um ótimo local para a procura de um lar de idosos. O Parque do Bonfim remonta ao século XVI, quando D.Manuel I mandou plantar um jardim na Herdade Barbuda. Tem uma área superior a quatro hectares e é possível desfrutar de pequenos e aprazíveis passeios e ficar a conhecer as personagens pitorescas dos Pasmadinhos, que são réplicas enormes das peças de cerâmica Maria Pó, e que foram inspiradas em figuras populares da cidade. 

O Parque de Vanicelos, o Jardim da Saúde e o Jardim Multissensorial das Energias são também excelentes espaços que vestem a cidade de verde em que os idosos podem desfrutar do ar fresco.


Praia em Setúbal


Natureza


O concelho goza de praias maravilhosas, como o Portinho da Arrábida ou as famosas praias da península de Tróia. Para os idosos que gostam dos ares da praia, este concelho está repleto de pequenos pedaços de paraíso junto ao mar. Junto do mar, ergue-se a serra da Arrábida e o seu Parque Natural, repleto de fauna e flora autóctone para visitar e explorar, mas Setúbal também é bem conhecida por albergar parte do Estuário do Sado, de onde se podem avistar golfinhos e mais de 200 espécies de aves, ao longo das margens,onde crescem os arrozais. 



Transportes 


Setúbal representa uma ótima escolha para um lar de idosos. Uma das vantagens de que goza é de estar situado a apenas 32 km de Lisboa e a 47 km do aeroporto Humberto Delgado. Como cidade pertencente à área metropolitana de Lisboa, Setúbal tem ao seu dispor uma ampla rede de transportes públicos,com autocarros, comboios e ferrys, integrados na rede metropolitana da capital.



Unidades de saúde


Não se pode minimizar a importância das unidades de saúde existentes, quando consideramos um lar de idosos numa determinada localidade. Setúbal apresenta uma extensa rede de serviços de saúde pública e privada. Com 42 unidades, entre hospitais, clínicas, unidades de saúde familiar, cuidados continuados, entre outras, Setúbal está muito bem preparado para o cuidado aos residentes do lar de idosos, bem como à população geral.

O Hospital São Bernardo é referência no que toca a serviços públicos, no setor privado o Hospital da Luz é a principal unidade.


Igreja de São Julião, em Setúbal


Atividades

A população sénior que resida em lares de idosos em Setúbal pode, com alguma facilidade, ter acesso a atividades a pensar nas suas características e necessidades:


Avistar os Golfinhos do Sado

Com uma população de cerca de 30 roazes-corvineiros, este grupo de golfinhos é avistado com frequência nas águas de Setúbal e Tróia. Existem diversas empresas que disponibilizam passeios de barco com observações dos golfinhos. Esta será uma opção para idosos mais autónomos, mas se a condição física já não for a melhor, propõe-se uma visita ao Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado.


Observação de Aves

O Estuário do Sado é poiso para milhares de aves, sobretudo no inverno. Entre as espécies que se podem observar estão o colhereiro, o mergulhão-pequeno, a garça-real, a águia-sapeira, o pernilongo e o flamingo. Esta atividade é muito adequada para os idosos, uma vez que requer pouca destreza física.


Espeleísmo

A Serra da Arrábida esconde diversas grutas, entre as quais se destaca a Lapa de Santa Margarida, por ser a única gruta com um acesso por escadas, o que a torna visitável pela população idosa, que mantenha uma atividade física regular.



Projetos 

Para além disto, Setúbal, enquanto capital de distrito, dinamiza projetos interessantes e inovadores de envolvimento da população sénior junto da comunidade local e de promoção do envelhecimento ativo.


Universidade Sénior Uniseti 

Com uma vasta gama de cadeiras teóricas e práticas, a Uniseti mantém também atividades diversas, como o Grupo de Teatro, Cante Alentejano, Grupo de Música e Cantares Tradicionais e aulas de fado. 


LATI- Liga dos Amigos da Terceira Idade

 Esta associação proporciona alguns serviços ocupacionais como visitas culturais e recreativas, festas, sessões de movimento, hidroginástica, assim como diversos trabalhos artesanais, tais como costura e pintura.


Com este artigo, a Lares Online cobre as principais características do Concelho de Setúbal, apontando as vantagens de lá envelhecer, e também lhe apresenta alguns dos lares de idosos que podem ser encontrados por lá. Se tiver interesse num lar de idosos em Setúbal, entre em contacto connosco.

Procura lares de idosos em Setúbal? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.