Em pandemia, lar de idosos ou apoio domiciliário?

Por Joana Marques , 02 de Dezembro de 2020 Dependência


Se está numa situação em que o seu familiar idoso já não é capaz de tomar conta de si próprio, chegou a altura de decidir qual é a forma mais adequada de o ajudar. O mercado de prestação de cuidados na velhice e em situações de dependência apresenta várias opções, mas é provável que opte por uma destas duas: lar de idosos ou apoio domiciliário.



As exigências da Covid-19 obrigam a que idosos e familiares sejam ainda mais cuidadosos na ponderação entre a ida para um lar de idosos ou o apoio domiciliário.



Quer saber o que é que é melhor para o seu familiar idoso? Neste artigo, apontamos as vantagens e desvantagens de cada uma destas respostas sociais e quais são os riscos e as garantias de segurança em tempos de pandemia.



Qual é a diferença entre lar de idosos e apoio domiciliário?


​A primeira coisa a ter em conta é que o idoso ir para um lar ou ter apoio domiciliário são soluções completamente diferentes. 


  • A entrada em lar implica uma deslocação do idoso do seu domicílio e esta mudança é, normalmente, mais permanente do que temporária. Esta solução assegura que o idoso está acompanhado por uma equipa multidisciplinar 24 horas por dia, que assegura cuidados de higiene e saúde, mas também acesso a atividades de desenvolvimento motor, cognitivo e pessoal, num ambiente partilhado com outras pessoas da mesma faixa etária.

  • O apoio domiciliário consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados na casa do idoso, para que este consiga satisfazer as suas necessidades básicas no conforto do seu lar, como cuidados de higiene e conforto pessoal, limpeza e arrumação da habitação, tratamento de roupas, confeção ou entrega de refeições, transporte, acompanhamento ao exterior e companhia. Se necessário, também inclui cuidados médicos, enfermagem e reabilitação.



​Vantagens e desvantagens de cada solução


O apoio domiciliário é muito atrativo porque os custos são inferiores, enquanto for a tempo parcial, comparativamente com o lar de idosos. No entanto, um lar oferece um leque mais diversificado de serviços e atividades.

​Um lar garante ao idoso acesso a cuidados básicos e de saúde 24 horas por dia e atividades socioculturais que estimulam o desenvolvimento psicossocial e a socialização, num ambiente seguro e controlado. Por seu lado, o apoio domiciliário é indicado para idosos que se recusam a abandonar o seu lar e preferem, enquanto podem, receber cuidados num ambiente familiar.


A solução ideal é aquela que reúne o consenso da família e, sempre que possível, do idoso. 



​A grande vantagem do apoio domiciliário é que permite ao idoso usufruir de cuidados no ambiente que lhe é familiar, em que ele se sente mais confortável e protegido. Também existem lares que apostam na personalização dos serviços prestados e que oferecem tanta privacidade como o idoso tem em sua casa se este optar por suítes individuais ou pequenos apartamentos

Um lar é especialmente indicado para os idosos que, por saúde e dependência, precisam do auxílio de equipamentos técnicos e de instalações adaptadas às suas necessidades físicas. Optar pelo apoio ao domicílio representa uma mudança menos agressiva para o idoso. É uma solução que pode ser introduzida na vida do idoso de forma gradual, aliviando-o numa primeira fase das tarefas domésticas (refeições, compras, limpeza) e tornando-se mais complexa à medida que aumenta o grau de dependência ou agravamento do estado de saúde.


Lembre-se de que o mais importante é a segurança e bem-estar do idoso, pelo que a sua escolha deve recair sobre uma solução legalizada.



Seja qual for a escolha, é importante que se certifique que qualquer uma delas são certificadas e que dispõem de recursos humanos especializados e com formação. Confirme sempre se o lar pretendido está licenciado e dispõe das condições adequadas ao estado de saúde física e mental do seu familiar idoso; ou que o serviço de apoio domiciliário, igualmente, é prestado por instituições licenciadas ou profissionais com supervisão e formação adequada nas áreas de intervenção (cuidadores formais, enfermeiros ou fisioterapeutas).



Riscos e garantias de segurança em tempos de pandemia


O aparecimento da Covid-19 lançou o mundo numa crise de saúde pública sem precedentes e é provável que nada volte a ser como era dantes, em especial no que se refere à forma como são prestados os cuidados a idosos.


O aparecimento da Covid-19 veio alertar para a importância das medidas de proteção individual e da desinfeção e limpeza na prevenção de infeções em idosos.



​Em tempos de pandemia, é normal ter receio de tomar uma decisão quanto à prestação de cuidados ao seu familiar idoso. É possível que tente adiar ao máximo a decisão até que a doença deixe de ser uma ameaça à saúde pública, mas na realidade ninguém sabe quando é que as coisas vão voltar ao normal e, entretanto, o seu familiar idoso continua a precisar de ajuda, mesmo que sejam precisos cuidados extra!


Seja lar de idosos ou apoio domiciliário, assegure-se de que são postas em práticas as medidas de prevenção que previnem o contágio por Covid-19.


​​
​As notícias de surtos em lares de idosos não contribuem para a confiança nos lares ou nos serviços de apoio ao domicílio, mas tenha em mente que estas instituições seguem rigorosos protocolos de higienização de pessoas e espaços com o objetivo de prevenir e mitigar possíveis focos de contaminação. 



Cuidados em lar de idosos vs apoio domicliário



O lar de idosos tem protocolos rigorosos​


Um lar de idosos licenciado tem um plano de contingência que é acionado sempre que haja uma suspeita de contágio e são diariamente aplicadas medidas de higienização e desinfeção de pessoas, espaços e superfícies.


Acessos aos lares de idosos controlados

- Há um rigoroso controlo de quem tem acesso às instalações: o acesso está vedado a pessoas externas, a não ser pela porta de serviço, desde que estejam higienizadas e utilizem material de proteção individual.
- Existem circuitos diferentes para as entradas e saídas e zona de “sujos”, onde devem ser deixados todos os objetos trazidos do exterior, inclusivamente roupas e calçado.
- As visitas estão condicionadas, têm que ser planeadas com antecedência e cumprir os critérios de distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos.



Idosos sempre protegidos

- É garantido o distanciamento de 1,5 a 2m entre idosos (e entre estes e os funcionários, sempre que não estejam a ser prestados cuidados).
- Sempre que não seja possível manter o distanciamento, os idosos também devem utilizar máscara e higienizar frequentemente as mãos.



Entrada e saída de idosos regulada

​​- Quarentena obrigatória para novas admissões ou readmissões após ausência temporária.
- O transporte obedece a rigorosas medidas de segurança, que inclui a higienização da viatura, por dentro e por fora, após cada deslocação. Os idosos só estão autorizados a sair do lar em contexto médico (consultas, urgências ou tratamentos).




O apoio domiciliário tem menor controlo

Quem presta o apoio domiciliário também tem de seguir todas as regras de higienização e utilizar máscara, luvas e proteções de calçado, mas aqui o controlo é menos apertado e depende mais do sentido de responsabilidade de cada um.

Saídas do idoso tendem a ser mais frequentes

- Há maior flexibilidade no que se refere às saídas dos idosos, que se devem manter em recolhimento durante a maior parte do tempo, mas que podem sair para outras atividades além das que estão relacionadas com a sua saúde. Certifique-se que em cada saída o idoso utiliza sempre máscara e que tem à sua disposição gel desinfetante.


​Visitas dependem de bom senso

- É mais difícil controlar quem entra e quem sai, na medida em que a casa do idoso pode ser frequentada por cuidadores, familiares e amigos. Sugere-se a redução do número de visitas até que a pandemia esteja controlada e, sobretudo, que elas não sejam coincidentes com a prestação de cuidados.
- Não há qualquer condicionamento de visitas a não ser o bom-senso. Como o idoso está em casa, elas tendem a ser mais frequentes, embora desaconselhadas.


Higiene depende das condições do local

- Não existem circuitos diferentes para as entradas e saídas, pelo que deve haver um espaço pré-definido à entrada para o profissional trocar de roupa e calçado antes de iniciar cuidados.
- Deve ser mantido o distanciamento de 1,5 a 2 metros e ter sempre à disposição material de proteção individual.
- Devem ser tidos os mesmos cuidados de higienização da viatura de transporte, mas não há garantias de que a mesma seja devidamente desinfetada por dentro e por fora depois de cada saída.



​Em pandemia, lar de idosos ou apoio domiciliário?


​Cada uma destas soluções tem vantagens e desvantagens. Em lar de idosos, o controlo das medidas é mais efetivo, pois existe mais supervisão sobre todas as atividades do dia-a-dia. Os lares garantem que o idoso está mais seguro no que se refere à implementação das medidas de higienização e proteção individual, pois o controlo é mais apertado.

​No entanto, a ida para um lar pode representar mais riscos porque o mesmo espaço é dividido por várias pessoas, entre idosos e profissionais, o que aumenta a probabilidade de contágio.​ O apoio domiciliário evita que o idoso esteja em contato direto com outros idosos potencialmente doentes, havendo contato apenas com quem está a prestar os cuidados.


Não existe uma solução isenta de riscos e o contágio pode ocorrer, mesmo estando em prática todas as medidas de prevenção e segurança, já que basta um pequeno descuido para que se dê a contaminação.  



​Em tempos de pandemia, pode ser mais desafiante para o idoso estar num lar, devido às limitações das visitas e das saídas ao exterior, ao distanciamento físico e à diminuição do número de atividades e oportunidades de socialização.

​No entanto, esta é uma situação temporária e os lares estão empenhados em proteger os idosos da Covid-19, recorrendo inclusivamente a quarentenas obrigatórias e testagem profilática. Por seu lado, o apoio domiciliário tem a grande vantagem de garantir o bem-estar psicológico do idoso, que se sente mais confortável e tranquilo na sua própria casa.  

​​Seja qual for a escolha, o importante é que ela seja do agrado de todos e que garanta a segurança do idoso numa altura da vida em que ele se sente mais fragilizado e a necessitar de cuidados extra!



Procura um lar ou apoio domiciliário?

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.