Residências Assistidas: o luxo de habitar numa suite sénior

Por Joana Marques , 21 de Setembro de 2020 Idosos


O mercado das residências assistidas de luxo é cada vez mais lucrativo e está em crescimento no nosso país. É expectável que este setor continue em expansão, que é alavancada pela tendência de envelhecimento da população - a ONU estima que em 2050 cerca de 40% da população portuguesa terá mais de 60 anos.



O luxo é um privilégio e só a população sénior das classes mais altas é que tem poder de compra para garantir uma velhice em grande estilo.



É inegável que todos os seniores têm direito a proteção e assistência e a beneficiar de respostas sociais que garantam um envelhecimento com qualidade, num ambiente seguro, calmo e humanizado. No entanto, também é inegável que nem todos dispõem dos meios financeiros para assegurar a melhor qualidade de vida possível, pelo menos com os luxos e confortos que só o dinheiro pode comprar.



No entanto, não descarte este tipo de soluções, pois a maior parte tem comparticipação da ADSE, tanto para a mensalidade como para os materiais consumíveis.



Com este artigo, damos-lhe a conhecer algumas vantagens de viver numa residência assistida de luxo. Estas residências são uma excelente opção para os idosos que desejam conforto e exclusividade, mas também manter a sua liberdade e autonomia, com apoio 24 horas por dia.



A ténue linha que separa um hotel de cinco estrelas e uma residência de luxo


Parecem hotéis de cinco estrelas e oferecem tantas comodidades que o quotidiano do sénior pode facilmente ser confundido como férias vitalícias, mas nem tudo o que parece é. O que separa os Hotéis das Residências Assistidas de luxo é mesmo a assistência personalizada 24 horas por dia, inclusivamente médica.



Viver numa residência assistida não é um tema novo mas, numa altura em que a Covid-19 exerce uma enorme pressão sobre os mais velhos, é bom relembrar que existem opções de luxo.



Concretamente, as Residências Assistidas são o meio termo entre a casa particular do idoso e a institucionalização. Somente diferem dos lares tradicionais no preço, nos serviços oferecidos e na filosofia, já que pretendem atrair idosos com algum grau de autonomia, que procuram a liberdade de uma vida independente e a segurança que só um ambiente institucionalizado pode dar. No entanto, também são excelentes opções para idosos com diferentes graus de dependência, desde ligeira a acamados. Todos são bem-vindos. 



Poder estar sozinho, mas viver em comunidade


Na experiência institucional, um dos aspetos mais problemáticos para os idosos é a questão da privacidade, que depende do tipo e estrutura residencial para idosos. Tendencialmente, nos lares tradicionais, predomina um ambiente mais comunitário e há idosos que se queixam de uma intimidade que é forçada devido à imposição diária e de forma contínua da partilha de espaços (quartos e mesa de jantar, principalmente).



Nas Residências Assistidas de Luxo privilegia-se o serviço individualizado e a privacidade, através da oferta de suites e apartamentos onde o idoso pode viver como se estivesse em sua casa.



O luxo de se poder estar sozinho (ou em casal) ao mesmo tempo que se vive em comunidade é uma das características mais marcantes das Residências Assistidas, nas quais a prestação dos diversos serviços se aproxima da verificada nos hotéis. Nestes espaços, todos trabalham tendo em vista a criação de um ambiente confortável e caseiro.



Quando o idoso se decide por uma Residência de Luxo, procura um local acolhedor, no qual se sente completamente acompanhado e tão independente quanto o seu estado de saúde o permite ser.



Muitas vezes são os próprios seniores (e frequentemente autónomos!) que decidem que é mais confortável sair da sua casa e ingressar numa Residência Assistida. Ao poderem optar por uma suíte ou um pequeno apartamento mantêm toda a privacidade que tinham em casa, mas sem os aborrecimentos de quem tem que fazer a gestão do dia-a-dia, como o tratamento da roupa, a confeção das refeições e a limpeza.


No Lares Online podemos indicar quais as Residências mais adequadas, tanto a nível geográfico como financeiro, que oferecem privacidade e distanciamento, fundamentais por causa da pandemia.



O luxo e o conforto têm as suas vantagens:

  • Salvaguarda da privacidade e dignidade dos residentes, especialmente no que se refere à intimidade (em termos afetivos e de higienização);

  • Abundância de espaço, privilegiado nas suites e apartamentos, mas também nas restantes divisões, tanto interiores como ao ar livre, o que permite que os residentes possam passear livremente e nunca se sentirem confinados dentro da própria residência;

  • Total liberdade no que se refere à decoração da zona residencial, pois o idoso pode levar os seus objetos de decoração favoritos, mas também pequenas peças de mobiliário que o façam sentir literalmente em casa;

  • Atendimento personalizado por parte de toda a equipa, que neste tipo de residências luxuosas têm mais tempo para se dedicar aos residentes e satisfazer todas as suas necessidades para que se sintam felizes, saudáveis e confortáveis;

  • Acesso a cuidados médicos e de saúde topo de gama, a nível de equipamentos e profissionais (médicos e enfermeiros), para que seja dada assistência imediata seja qual for a condição médica que o residente possa apresentar. Nas Residências Assistidas, a preservação da saúde dos idosos está no topo das prioridades, pelo que também são disponibilizados preparadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas;

  • Condições de luxo para manter os idosos ativos, entretidos e motivados, pois existe orçamento suficiente para que exista maior diversidade de atividades (e até a contratação de atividades específicas para determinado residente), em especial as que decorrem fora da Residência, como idas ao teatro ou cinema, visitas a museus, passeios a jardins ou mesmo eventos desportivos. Com tantas opções de escolha, os residentes têm sempre algo por que ansiar e sentem-se mais integrados na comunidade;​​

  • Medidas de segurança que o idoso não tem na sua própria casa, onde está por sua conta e risco, vulnerável a quedas ou ferimentos. Uma Residência de luxo tem segurança 24/7 (inclusivamente CCTV) e todas as suítes e apartamentos estão equipadas com mecanismos de segurança (barras de duche, botões de SOS, por exemplo).


​Procura o conforto de uma Residência Assistida de Luxo?


Se fizer uma breve pesquisa na nossa plataforma vai encontrar alguns exemplos destas instituições de luxo, que oferecem aos idosos uma variedade de valências que permitem que o seu dia-a-dia se assemelhe o mais possível com aquele que teria se permanecessem nas suas próprias casas.



Tudo indica que os idosos que vivem em Residências Assistidas de Luxo sentem que têm mais autonomia e liberdade de escolha. 



Independentemente do orçamento, não deixe de considerar este tipo de residências, que permitem que o idoso se sinta tão independente como se estivesse a viver na sua própria casa. Tais circunstâncias são benéficas a todos os níveis e podem contribuir para uma melhor saúde e bem-estar.


Se procura uma solução do tipo «clube de luxo» para seniores, destacamos duas unidades na área de Lisboa e uma na do Porto.



Todas estas Residências são possíveis escolhas para idosos que procuram um ambiente de hotel, com cuidados médicos e de enfermagem, bem como acompanhamento psicológico.

  • Residência Geriátrica Casa Maior Porto, situada na zona de Bonfim, muito perto do centro da cidade do Porto. Está a 15 minutos de distância de carro do Centro Hospitalar do Porto e a cinco minutos do Centro de Saúde do Bonfim. Disponibiliza quartos individuais, duplos, suítes individuais e duplas, acolhendo no máximo 42 residentes.

  • Bynd Senior Residence Libervita, que funciona na zona de Alcabideche, perto da agradável zona de Cascais e da capital, Lisboa. O Hospital de Cascais e o Centro de Saúde de Alcabideche ficam a cerca de 10 minutos de carro. Acolhe 52 residentes, que podem escolher entre quartos individuais, duplos, suítes individuais e mesmo apartamentos.

  • Plenus - Residências Assistidas, localizada em pleno centro da cidade de Lisboa, na zona de Arroios. Em caso de necessidade, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e o Centro de Saúde da Penha de França estão a cerca de 5 minutos desta Residência de luxo. Existem quartos individuais, duplos e triplos, que no máximo acolhem 23 residentes, uma vantagem para quem procura comunidades pequenas.


Encontre residências assistidas de luxo!

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.