5 Pontos a observar na primeira visita a um lar de idosos

Por Mariana Camargo , 21 de Junho de 2021 Lares e Residências


​A decisão de colocar um familiar idoso num lar de idosos não é fácil para grande parte das famílias, havendo constrangimentos emocionais. As famílias podem ficar preocupadas em como os idosos serão tratados no lar, e por isso o Lares Online decidiu apresentar-vos 5 pontos a observar na 1ª visita a um lar de idosos.

Há diversas situações em que a ida para um lar é a melhor opção para o idoso que necessita de cuidados com a saúde sem perder contatos sociais necessários para o bem-estar mental. Por isso, é importante que saibamos quais são os pontos importantes na escolha de um lar.

Para o idoso, a qualidade de tratamento e a energia do lar são extremamente importantes para que a experiência seja positiva desde o primeiro contacto. Veja agora os pontos que acreditamos serem os mais importantes na primeira visita a um lar de idosos.



1. Qual é o estado dos residentes idosos?

Quando visitamos um lar de idosos, podemos identificar qual é o estado dos residentes, eles estão a conversar ou estão letárgicos? Parecem dar-se bem ou nem falam entre si? 

A socialização dentro de um lar é extremamente importante para o conforto e a ambientação dos idosos na sua nova realidade.


Perceber como os outros residentes idosos estão pode dar-nos a ideia de como o nosso familiar se sentirá ao viver naquele local.



Combater a solidão dos idosos é um dos principais benefícios dentro de um lar de qualidade. E com isso, há um grande impacto na saúde mental dos residentes idosos, e consequentemente, menor número de casos de diversas doenças relacionadas com a componente psicológica.

A condição dos residentes pode também dar-nos indícios de como é o trabalho dos profissionais desta instituição, se as medicações são dadas em doses corretas e se os idosos são estimulados a interagir entre si.



2. Como lhe parece a higiene do lar?


A limpeza é essencial tanto para a manutenção da saúde quanto para a adaptação de indivíduos em qualquer circunstância, e em lares de idosos não seria diferente. Na sua primeira visita a um lar, preste atenção a cheiros desagradáveis no local, e observe se há profissionais de limpeza nas áreas comuns da instituição.

Como pudemos comprovar com a pandemia de Covid-19, a higiene é uma parcela importante na contenção da proliferação de vírus e bactérias. Em qualquer lar, assim como em ambientes hospitalares, a limpeza é uma notável aliada para que os residentes permaneçam saudáveis e seguros.


Preste atenção aos cheiros do local, à higiene dos diversos espaços e às condições do mobiliário.


 


É importante entender também quem faz a limpeza dos quartos. Alguns lares deixam os residentes que têm boa condição física responsáveis pela higiene dos seus aposentos, e isso é extremamente relevante para manter o sentido de responsabilidade dos idosos. Mas se o seu familiar não tem essas condições, deixe claro durante a sua visita.

Se o seu familiar for um idoso acamado, observe se o local está preparado para a higiene de residentes com essas características, que necessitam de mais cuidados e auxílio para fazer a sua higiene pessoal. Não se coíba de fazer perguntas sobre os cuidados e a frequência das higienes.



3. O lar tem um bom ambiente?

O ambiente do lar é mais um tópico imprescindível para que os residentes idosos tenham o bem-estar necessário durante a sua estadia.

A presença de área externa com jardim pode ser mais um ponto positivo a analisar durante a sua escolha de lares, já que a paisagem natural é terapêutica e funciona como um escape ao ambiente interno e com luzes artificiais.


Verifique se a luz e a temperatura são adequadas, e se o espaço transmite bem-estar.



Outro elemento para observar são os mobiliários utilizados pelo lar, já que os idosos muitas vezes apresentam dificuldades de locomoção e necessitam de adaptações para se sentirem confortáveis num ambiente.



4. Que documentos estão afixados?

Para que tenha a certeza de que o lar que visitou é licenciado, é essencial estar atento para a presença de documentos afixados, como por exemplo licenças de funcionamento, regulamento interno, e horários de visitas definidos.

A presença de um alvará (dentro da sua validade) dá-nos a certeza de que o lar possui as instalações, equipamentos e recursos humanos propostos por lei, e consequentemente, de que terá um compromisso em proporcionar bem-estar mental e físico ao seu familiar.


Devem estar afixados e acessíveis licenças de funcionamento, regulamento interno e horários de visita definidos.



É importante escolher um lar de idosos licenciado porque só assim tem a certeza de que o local é seguro, e não terá nenhuma das situações que podem ser encontradas em lares ilegais, como a sobrelotação, maus-tratos, ou espaços indiferenciados e improvisados.

Ainda no tema dos documentos, após a escolha do lar ideal, é necessária uma leitura atenta ao contrato, para que saiba quais são os serviços acordados entre a instituição e o residente idoso, e não tenha surpresas.



5. Como são os profissionais do lar?

Por último, é primordial verificar a forma como os profissionais do lar o tratam durante a sua visita. Eles são cordiais? Tiram todas as suas dúvidas? Reparam na sua presença? Isso pode espelhar se eles estão preocupados com os residentes e as suas necessidades individuais.

Outro ponto para observar é a apresentação dos profissionais. Por exemplo, se a farda demonstra cuidado com a higiene, se eles estão todos identificados com o nome e a ocupação dentro da instituição.


Os profissionais são quem fará parte do dia-a-dia dos idosos, por isso, é muito importante que entendamos como é o relacionamento destas pessoas com os restantes residentes.



A qualidade no tratamento com os idosos também é essencial, por isso, atente-se em como os residentes são cuidados. Preocupam-se em saber se o idoso consegue entender o que dizem? Os profissionais tratam os idosos pelo nome? Demonstram respeito pela individualidade dos idosos?



Estes foram os nossos 5 pontos para observar na primeira visita a um lar de idosos, mas lembre-se de perguntar qualquer dúvida que surja durante ou depois da sua visita. Para o ajudar a preparar questões, vale lembrar o nosso texto que apresenta as 3 coisas que um lar de idosos nunca lhe dirá no primeiro contato.

Com esses pontos e preocupações resolvidos, com certeza encontrará um ótimo lar para ser a casa do seu familiar idoso pelos próximos anos.



Procura lar para um familiar idoso? 

Submeta um pedido ou ligue 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.