Guia para os residentes em lar de idosos em Rio Maior
Por Sónia Domingues , 14 de Abril de 2025 Lares e Residências
O solarengo concelho de Rio Maior fica perto de tudo, mas oferece um recanto mais rústico e tranquilo para o idoso que prefere o sossego que só o campo oferece. A uma hora de distância de Lisboa, Rio Maior fica encostado a Santarém e a apenas 30 quilómetros da linha do mar.
Para o idoso que pretende ingressar num lar de idosos aconchegante e sossegado, mas muito perto dos grandes centros urbanos, Rio Maior pode ser a solução que procura. Neste guia, vamos enumerar-lhe as razões pelas quais um lar de idosos em Rio Maior representa uma escolha segura para os idosos e as famílias.
Oferta de lares de idosos em Rio Maior
No concelho de Rio Maior, há sete lares de idosos e residências sénior, mas no total no distrito de Santarém, ascendem a 167 as residências destinadas a acolher idosos, com cerca de 109 instituições de cariz social. A Rede Lares Online conta com 196 camas disponíveis no concelho de Rio Maior.
Como são os lares da Rede Lares Online de Rio Maior
Os lares de idosos em Rio Maior contam com muita luminosidade natural, e possuem um ambiente aconchegante e elegante. Habitualmente estão rodeados de um pequeno jardim, para os idosos poderem usufruir da natureza. A capacidade média dos lares é de 40 residentes, possuindo em comum jardim e gabinete de estética. Os idosos podem optar por ficar confortavelmente alojados em quartos individuais ou duplos, contanto com colchões anti-escaras e camas articuladas. As visitas fazem-se sem restrições horárias.
As atividades propostas pelos lares de idosos da Rede Lares Online em Rio Maior procuram envolver os idosos socialmente e mantê-los ativos em termos físicos e cognitivos. Para atingir estes resultados, os lares convidam os idosos a praticar aulas de manutenção física, assim como a participar em sessões de estimulação cognitiva, musicoterapia, hidroterapia e jardinagem. Regularmente, os residentes fazem passeios e visitas culturais a locais de interesse.
Em termos de cuidados de saúde, 80% os lares de idosos da Rede Lares Online de Rio Maior asseguram a visita de um clínico de medicina geral uma vez por semana, 60% dos lares disponibilizam serviços de enfermagem 8 horas por dia, todos os dias, e 80% dos lares da Rede Lares Online de Rio Maior oferece a possibilidade dos residentes fazerem sessões de fisioterapia personalizada, extra mensalidade. De referir que 40% dos lares da Rede proporcionam animação sociocultural todos os dias.
O lar de idosos em Rio Maior tem uma mensalidade média a rondar os 1580 € em quarto partilhado e 1746 € para o idoso que preferir ficar num quarto individual. Às mensalidades acrescem os gastos com despesas extraordinárias, como cremes hidratantes, transportes, produtos descartáveis e outros.

O que distingue o concelho: Rio Maior
A cidade é constituída de avenidas espaçosas e modernas, que escondem o pequeno Centro Histórico, feito de recantos encantadores pavimentados com a calçada portuguesa, com os tradicionais desenhos pretos que se destacam da brancura de mármore em volta.
O concelho de Rio Maior congrega uma população de aproximadamente 21 mil habitantes, espalhados pelas dez freguesias e é muito perto da cidade que se encontra o ex-libris do município: são as únicas Salinas interiores de Portugal, o que significa que algures em tempos passados, o mar chegava ali.
Zonas emblemáticas: Rio Maior
A Praça do Comércio de Rio Maior representa o coração da pequena cidade. É um espaço que convida a uma pausa e a dois dedos de conversa entre os populares. O idoso pode aproveitar o passeio pelas ruas do centro histórico para fazer um breve passeio, e descansar num dos bancos que rodeiam a praça do Comércio. De referir que é neste local central que se encontra a Loja do Cidadão do concelho, onde o idoso pode tratar de documentação variada.

Pratos Típicos de Rio Maior
Integrada na Lezíria do Tejo, Rio Maior é um concelho essencialmente rural, uma característica que está profundamente enraizada na alimentação, onde se destacam o pão de Rio Maior, a lapardana, a cachola guisada à camponês e o galo com nozes. Nas sobremesas, o famoso pão-de-ló de Rio Maior não pode faltar.
Envelhecimento ativo em Rio Maior
Com vista a proporcionar um envelhecimento ativo aos idosos do concelho, a Santa Casa da Misericórdia do concelho juntamente com a autarquia, lançou o projeto da Universidade Sénior, de modo a organizar atividades de índole cultural, social, educativa e desportiva. Para além de dinamizar visitas de estudo regulares, a universidade leciona disciplinas como História de Portugal, inglês e italiano, Língua e literatura Portuguesa, psicologia, geografia e ginástica, entre outros.

Festas e eventos em Rio Maior
No final do mês de março, habitualmente ocorre neste concelho a festa das Tasquinhas, onde se dá a conhecer os sabores regionais mais apreciados. As tasquinhas representam as vinte freguesias de Rio Maior, que decoram o espaço a rigor, com os elementos mais tradicionais e rústicos daquelas terras. Mas existem outros sabores que os residentes em lares de idosos podem apreciar, como o leitão à Bairrada, enchidos e queijos regionais. A animação ao longo dos dez dias de festa, está garantida pelas “bandinhas”, pequenos grupos musicais que percorrem o recinto, animando os comensais. As Tasquinhas de Rio Maior são um evento declarado de Interesse Nacional pelo Turismo de Portugal.
O clima em Rio Maior
Fruto da proximidade com a linha costeira, Rio Maior tem algum vento, mas desfruta de um verão quente e seco, em que a temperatura média se situa entre os 17 ºC de mínima e a máxima de 35 ºC, convidando o idoso a refrescantes banhos de mar. Já no inverno, algo chuvoso, as temperaturas estão entre os 6 ºC de mínima e 17 ºC de máxima.

Parques e jardins em Rio Maior
Mesmo no centro da cidade de Rio Maior, encontra-se o Parque 25 de Abril, que ocupa um pouco mais do que três hectares. É um local onde os idosos podem encontrar belas esculturas, árvores frondosas, esplanadas, caminhos pedonais e equipamentos desportivos. O residente em lar de idosso do concelho de Rio Maior encontra neste parque toda uma panóplia de atividades que pode realizar, ou então pode apenas desfrutar do agradável lugar.
Inaugurado em 2021, O Parque do Rio veio dar mais vida à zona envolvente. O residente em lar de idosos em Rio Maior pode aproveitar o espaço para fazer um picnic e fazer uma pequena caminhada para manter-se em forma.
A natureza em Rio Maior
Entre os concelhos de Rio Maior, Alcobaça e Porto de Mós, encontra-se a Serra dos Candeeiros, conhecida pelas suas grutas calcárias naturais. À superfície, destaca-se a fauna constituída por morcegos, que se abrigam nas grutas, as gralhas, os bufos e algumas águias, entre outras. No que toca à flora, destaque para as inúmeras oliveiras, que foram plantadas ao longos dos tempos, mas também para as plantas selvagens, algumas delas aromáticas, que espalham o seu perfume por toda a região envolvente.
A escassos três quilómetros do centro da cidade, encontram-se as Salinas interiores de Rio Maior, classificadas como Imóvel de Interesse Público. O sal que se encontra nestas salinas, indica que a linha do mar se estendia até ali em tempos passados. Neste local, rodeado por bosques e campos de cultivo, o residente em lar de idosos pode encontrar o Ecomuseu, lojas típicas e comércio variado. Caso o idoso esteja em forma, pode cumprir o percurso pedestre de três quilómetros que está assinalado e que rodeia as salinas.

Hospitais e Unidades de saúde em Rio Maior
Em Rio Maior, o residente em lar de idosos do concelho pode beneficiar de uma linha de cuidados primários que integra doze unidades de saúde, entre as quais se destaca a unidade de medicina dentária e as unidades de cuidados de saúde personalizados. No que refere a cuidados hospitalares, o residente em lar de idosos em Rio Maior pode dirigir-se ao hospital público de Santarém, já a nível de cuidados hospitalares privados, também terá de se deslocar a Santarém, onde existe o Hospital da CUF.
Museus e Cultura em Rio Maior
Da vontade popular, na antiga freguesia de São João da Ribeira, aproveitou-se o edifício do lagar para instalar o Museu Rural e Etnográfico de São João da Ribeira. Nele, o residente em lar de idosos pode encontrar a reprodução das vivências rurais de tempos antigos, a partir de objetos e utensílios antigos que foram sendo recolhidos pelo Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira. Desde a cozinha, onde o idoso pode ver os antigos utensílios e como se cozia o pão, até as representações da lavoura e do ferrador, entre vários outros.
A Villa Romana de Rio Maior, construída no século I d.c., foi encontrada em 1983 pelo Sector de Museus, Património Histórico, Arqueológico e Cultural da Câmara Municipal de Rio Maior, mas apesar do passar do anos, apenas parte da área foi alvo de escavações arqueológicas, deixando a descoberto apenas parte casa principal. O residente em lar de idosos no concelho de Rio Maior certamente irá apreciar o espólio que foi recolhido até ao momento, entre os quais se destacam cinco estátuas, uma delas em escala natural e ainda a “Ninfa Fontenária de Rio Maior” .
Transportes e acessibilidades em Rio Maior
Por se tratar de uma cidade de pequena dimensão, Rio Maior não tem uma linha de transportes urbanos, no entanto tem transportes diários do centro para as freguesias do concelho e vice-versa. O residente em lar de idosos de Rio Maior também pode beneficiar de uma extensa linha de transportes rodoviários diários de e para os concelhos vizinhos e para Lisboa.