Guia para os (futuros) residentes em lar de idosos no Porto

Por Sónia Domingues , 05 de Abril de 2023 Envelhecimento

Porto, Cidade Invicta, onde se respira história e tradição, em que as gentes são autênticas e aguerridas, tem tanto para contar como para ver. Este concelho abrange todas as características que são mais apreciadas pelos idosos. A cidade, onde vivem quase 240 mil pessoas, viu nascer ilustres figuras portuguesas como Sophia De Mello Breyner Andressen, Almeida Garrett e a atleta que mais se destacou no panorama português, a medalhada olímpica Rosa Mota. A gastronomia é rica em sabores. É a terra das famosas tripas, das francesinhas, das bifanas à moda do Porto e do bacalhau à Gomes de Sá.


Integrando o lote das dez cidades com maior qualidade de vida em Portugal, o Porto é a segunda maior cidade do país.



No seu Plano Diretor Municipal contempla o objetivo de «melhorar a acessibilidade interna e externa, a intermodalidade e os modos de transporte», de forma a adequar a cidade a pessoas idosas e com mobilidade reduzida, promovendo a qualidade de vida e bem-estar da população. A orla marítima, com praias de areal extenso, é ideal para banhos de sol e passeios matinais dos idosos, onde a paragem para beber o cimbalino, como os portuenses chamam ao café, é obrigatória. Se dúvidas houvessem, este concelho é perfeito para os idosos, que podem desfrutar de estruturas residenciais e lares perfeitamente integrados na cidade. 



Oferta de lares de idosos no Porto

Os lares de idosos integram a malha urbana com a simplicidade e o desembaraço característicos das gentes do Porto. Os lares do Porto são feitos à imagem das pessoas, muito sociais e espontâneos, mas com a fartura de que a gente do Norte é conhecida.

No Porto existem diversos lares de idosos que combinam a confiança e experiência com a alegria natural do Norte. 


Preços

O preço da mensalidade num lar de idosos no concelho do Porto situa-se acima dos 1500€, em quarto partilhado. Para o idoso ter um quarto privativo, a mensalidade assume valores acima dos 1900€. Ao valor da mensalidade acrescem habitualmente os produtos e serviços extra proporcionados pelos lares, tais como terapias diversas e material descartável. 


Instalações

Os lares de idosos no Porto são bastante diversificados, existindo os mais antigos, que geralmente ocupam pequenas vivendas adaptadas, até aos novos edifícios, construídos de raiz e com bastante lotação. Também existem diversos lares instalados em prédios com vários andares, mas com localização privilegiada no concelho do Porto.


Clima


O clima no Porto é soalheiro no verão, mas a cidade cobre-se de uma fina névoa pelas manhãs, fruto da proximidade com o mar. A chuva é prolífica no inverno e acaba por tornar a temperatura ambiente mais amena, e não tão fria como noutras zonas nortenhas. Ao longo do ano, a temperatura habitualmente situa-se entre os 6°C a 24°C. 

A temperatura média diária no verão é de 22º. O mês mais quente do ano no Porto é agosto, com a máxima a rondar os  24°C e a mínima nos 15°C. Janeiro é habitualmente o mês mais frio, com a temperatura mínima a rondar os 6ºC e a máxima a não ultrapassar os 14ºC.


Procura um lar de idosos no concelho do Porto?


Zonas típicas


Mercado do Bolhão

Não é pelo edifício neogótico construído em 1914 que o Mercado do Bolhão se destaca no Porto, nem pela sua história, que remonta ao século XIX: é pela gente, pelo ambiente, pelo belo peixe fresco que é apregoado com o sotaque carregado da herança de todo um povo. Neste ambiente, jovens e idosos convivem em harmonia e alegria.


Foz do Douro

No encontro do rio Douro com o mar, existem várias praias, como a praia da Luz e a praia do Homem do Leme. É uma zona com esplanadas à beira mar, mercados e comércio local, em que os idosos podem apreciar as vistas e desfrutar dos passeios largos e acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.



Espaços Verdes


Jardins do Palácio de Cristal

Para os idosos apreciadores da Natureza, este espaço é perfeito, porque conjuga uma panorâmica vista sobre o rio Douro e o mar com um magnífico jardim, tendo acessos facilitados em algumas zonas.


Parque da Cidade

O maior parque urbano de Portugal, da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, ocupa  83 hectares e tem um total de 10 km de caminhos para percorrer. O parque é habitado por fauna variada, que aproveita os lagos e a flora diversificada que dá cor ao parque. Aos sábados de manhã, os idosos podem visitar o mercado biológico do Parque da Cidade.



Natureza


Entre o concelho do Porto e Vila Nova de Gaia, a Reserva Natural do Estuário de Gaia ocupa uma área de 62 hectares e é um local privilegiado para observação de aves, com mais de cem espécies a serem avistadas por lá. A paisagem protegida localiza-se entre a Afurada e o Cabedelo. O maçarico-das-rochas, a garça-real, o guincho-comum ou a rola-do-mar são espécies muito comuns no estuário.


Subindo o rio Douro desde a Foz, podem-se avistar paisagens de tirar o fôlego que se refletem nas extensas águas do terceiro rio mais extenso da Península Ibérica. Da Foz até as vinhas protegidas que produzem o Vinho do Porto vai pouca distância, mas vale a pena apreciar os socalcos do Douro. O “Poema Geológico” de Miguel Torga descreve a paisagem duriense como «um excesso da natureza».


Procura um lar de idosos no concelho do Porto?

Transportes


Embora o Porto seja uma cidade que é possível visitar e conhecer a pé, os transportes públicos e as estradas são de sobeja importância para quem escolhe um lar de idosos. O aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se a 15 km de distância do concelho do Porto, e a cidade é amplamente servida por uma extensa rede de transportes públicos. Integra 6 linhas de metro, uma linha de comboio com ligação às principais cidades de Portugal, além de elétricos e autocarros da STCP, que servem a população residente. Quanto a estradas, pode chegar ao Porto através de várias autoestradas, a partir das principais cidades vizinhas, seja a A1, a A3 ou A4.



Hospitais e Unidades de Saúde


As diversas unidades hospitalares estão espalhadas pela cidade e algumas são consideradas das melhores do país, como o hospital de São João. Existe variada oferta pública e privada em termos de saúde no Porto, contando-se oito hospitais públicos e sete privados, que oferecem cuidados gerais ou especializados, como oncologia e saúde mental. Em termos de cuidados de saúde primários, o concelho do Porto está servido por 50 unidades.



Atividades no concelho do Porto


A que atividades podem os residentes dos lares de idosos Porto ter acesso nesta cidade? Como uma cidade fortemente virada para o Turismo, existem atividades para todos os gostos, muitas delas acessíveis para quem tem mobilidade reduzida.


Eventos Culturais

Porto é uma cidade com uma grande diversidade de espaços e ofertas culturais, que vão desde o teatro mais tradicional, até peças mais contemporâneas. Existe uma panóplia de locais, como a famosa Casa da Música e a Fundação Serralves, que oferecem uma variedade de espetáculos quer sejam de música, teatro ou outros eventos. Também existem várias oportunidades de assistir a espetáculos nas diversas festas populares que ocorrem ao longo do ano, com destaque para as festas de São João.


Livraria Lello

A livraria Lello é um local visitado por milhares de turistas anualmente. Com fachada neogótica, uma distinta escadaria vermelha interior, estantes de livros antigos que convivem com as mais recentes obras, a livraria é de uma beleza ímpar e merece certamente uma visita.


Visitas Guiadas às Caves de Vinho do Porto

Em Vila Nova de Gaia existem diversas caves de vinho do Porto, onde se fortifica e armazena em grandes barris. Os  guias acompanham os grupos de visitantes, contando a história do vinho do Porto e da cave. Habitualmente no final da visita, há lugar à prova dos vinhos, como não podia deixar de ser.


Procura um lar de idosos no concelho do Porto?

Projetos

Porto4Ageing

O Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto tem em curso vários projetos destinados à população sénior. A sua  missão é promover a qualidade de vida e o bem-estar da população idosa.


Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Porto

Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social ou IPSS. Esta associação organiza para os idosos reformados e pensionistas diversas atividades ao longo do ano, como aulas de ginástica, clube de leitura e teatro, grupo de cantares, jogos de entretenimento e artes decorativas.

Rede Local de Voluntariado

Já a Rede Local de Voluntariado propõe auxiliar a população sénior que usufrui do Serviço de Apoio Domiciliário. Esta Rede faz visitas regulares ao domicílio para dar apoio em em atividades lúdicas, companhia aos idosos, acompanhamento ao exterior, pequenos passeios ou para fazer alguma compra, acompanhamento a consultas e exames.



Procura lares de idosos no Porto? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.