[Covid-19] Lares de idosos precisam de voluntários, mas especializados

Por Susana Pedro , 31 de Março de 2020 Notícias

Nas últimas semanas, temos vindo a assistir a um acentuar das dificuldades em lidar com a Covid-19. Os números de infetados e falecidos aumentam diariamente, e já há casos preocupantes em lares de idosos. A DGS continua a atualizar as informações que envia, e procura dar resposta à pandemia.
As medidas de ação enviadas pela DGS incluíam a possibilidade de voluntários fazerem um pouco pelos mais idosos. Vários lares de idosos contavam, antes da pandemia de Covid-19, com voluntários para fortalecer os seus quadros, que têm diversos papéis na vida dos utentes, mas esta não parece ser a solução desta vez. Ora vejamos porquê.

Ler mais

[Covid-19] Burlas e fraudes que se aproveitam da pandemia

Por Susana Pedro , 27 de Março de 2020 Idosos

Dos óleos essenciais às máscaras de pano caseiras que pode fazer em casa, não faltam supostas soluções para minimizar os riscos de infeção. Mas estas e outras soluções que circulam pela internet fazem parte de um conjunto de esquemas que nada têm de verdadeiro. Algumas podem ser consideradas autênticas fraudes e ser usadas para burlar os mais indefesos.

Ora vamos perceber em que consistem e como podemos proteger os idosos de burlas que aproveitam a pandemia de Covid-19 para proliferar.

Ler mais

[Covid-19 em Lares] Portugal vai seguir os passos de Espanha?

Por Susana Pedro , 25 de Março de 2020 Notícias

António Costa revelou ontem que o Governo reuniu com o terceiro setor, discutindo, entre outras medidas, a possibilidade de as Forças Armadas higienizarem as instituições de apoio à terceira idade com casos positivos de coronavírus.


Já ouvimos, em Espanha, informação de que as Forças Armadas foram chamadas a atuar em contexto de crise. Juntamente a isto, o Governo espanhol também tomou providências para que algumas unidades de saúde estejam a seu serviço, como lares e hospitais privados. Será que em Portugal também vamos seguir estes passos?

Ler mais

Diário do Lares Online na primeira semana de Covid-19

Por Susana Pedro , 20 de Março de 2020 Notícias

Está a chegar ao fim uma das semanas mais difíceis das nossas vidas. Iniciámos com um conjunto de medidas extraordinárias levadas a cabo pelo governo para combater a pandemia e terminámos com uma histórica declaração de Estado de Emergência, pelo Presidente da República. Uma semana onde tivemos de adaptar as nossas vidas como nunca o fizemos, sem nos terem preparado para tal.

Os desafios foram imensos, mas demos uma resposta à altura da exigência. Ora vejamos um resumo daquilo que foi a primeira semana de isolamento social para alguns dos serviços e pessoas que lidam diariamente com a terceira idade.

Ler mais

[Sintomas Covid-19] Saiba se o idoso tem uma simples constipação

Por Susana Pedro , 19 de Março de 2020 Notícias

Desde que a OMS declarou a pandemia mundial, acumulam-se os números de infetados por Covid-19, falecimentos e, felizmente, recuperações. Ao início, esta era descrita como uma estirpe mais violenta da gripe comum, realidade pela qual a grande maioria das pessoas já passou.

No entanto, e com o agravar global da situação em países como Itália, Espanha e, agora, Portugal, temos vindo a perceber que a taxa de contágio muito elevada deste vírus é o pior inimigo. A isto têm vindo a juntar-se alguns mitos. Se uma pessoa espirrar na rua, pode infetar outra, do outro lado da estrada? Neste artigo encontra os verdadeiros sinais e sintomas desta infeção por coronavírus.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.