Por Ana Palma, atualizado a 22 de Junho de 2023 Profissionais
Neste artigo procuramos elencar alguns pontos fundamentais inerentes à organização de um lar de idosos, com enfoque para o papel do director técnico.
Ler mais Por Ana Palma, atualizado a 22 de Junho de 2023 Lares e Residências
Fique a saber em que infrações muito graves e respetivas coimas podem os lares de idosos incorrer se não observarem a lei.
Pretende-se, com a intensificação dos valores das coimas, dissuadir estas práticas por parte dos lares, ao mesmo tempo que se protegem os idosos que se encontram mais vulneráveis devido ao seu grau de dependência.
Os ilícitos que aqui se elencam vão desde atos de negligência até à atividade sem licenciamento.
Ler mais Por Ana Palma, atualizado a 21 de Junho de 2023 Idosos
Tem-se verificado crescimento e melhoria ao nível da rede de apoio social à população sénior e o crescimento da oferta de lares e residências para idosos. A par deste crescimento ao nível das instituições, tem crescido a regulamentação, de modo a uniformizar e enquadrar legalmente procedimentos que sejam capazes de garantir a dignidade humana dos utentes.
Contudo, e apesar de todos estes esforços ao nível da legislação, os lares ilegais são uma realidade e, com mais regularidade do que aquela que seria desejável, a sociedade é confrontada com notícias de maus tratos e de negligência praticados nestas instituições
Ler mais Por Ana Palma, atualizado a 21 de Junho de 2023 Idosos
Os animais de estimação são uma fonte inquestionável de amor e companhia. Todos nos sentimos felizes quando acarinhamos o nosso animal de estimação, seja um cão, gato ou qualquer outro animal doméstico.
Para além de serem excelentes companheiros, os animais de estimação trazem consigo imensos benefícios, seja sociais ou ao nível da saúde. Neste artigo vamos abordar a importância e benefício dos animais de estimação para os idosos.
Ler mais Por Ana Palma, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências
As IPSS ou Instituições Particulares de Solidariedade Social integram o terceiro setor, e têm desenvolvido um papel preponderante junto da sociedade.
Ao nível do assistencialismo, estas substituem o Estado, tendo sido o seu papel no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade de extrema importância:
«Especificamente no que à Segurança Social diz respeito, o Estado tem valorizado o papel das instituições particulares de solidariedade social e promovido a cooperação concretizando a repartição de obrigações e responsabilidades com vista ao desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais que visam a proteção social dos cidadãos», poder-se-á ler na Portaria nº196-A/2015.
Ler mais