Lares Online do outro lado da linha: Elisabete Botelho

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Empresa


Natural de São Miguel, nos Açores, Elisabete Botelho cedo rumou para a capital, motivada pelo ingresso no curso de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Faculdade de Lisboa. Sempre focada na vertente social da licenciatura, Elisabete concluiu também um mestrado em marketing social na Universidade Europeia, antes de rumar ao Canadá, onde trabalhou durante vários anos num Centro de Ajuda em Família. De regresso a Portugal, sentiu-se atraída pela proposta da Lares Online, a plataforma líder no mercado que está focada no apoio social às famílias e lhes oferece uma escolha segura de um lar de idosos ou residência sénior. Vamos conhecer a Elisabete?

Ler mais

As rotinas flexíveis que atraem idosos mais autónomos em lar

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Profissionais

A rotina restrita de horários é uma característica comum a muitos lares de idosos.  É necessária uma certa organização e planeamento para que todos os residentes recebam os cuidados necessários. Contudo, a falta de flexibilidade e a imposição de uma rotina rígida já não atrai as famílias exigentes de hoje em dia, que procuram um lar que garanta uma maior liberdade e autonomia nos hábitos dos idosos e da realização de visitas, sem impor uma rotina persistente, como noutros tempos. ​Neste artigo, vamos explicar como pode criar uma fluência equilibrada entre a preservação da autonomia do idoso e a organização e distribuição dos serviços no seu lar de idosos.

Ler mais

Terapias benéficas para a demência em lar de idosos

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Demência

A demência é uma condição que afeta milhões por todo o mundo, torna-se particularmente desafiadora nos lares de idosos, onde a população mais vulnerável necessita de cuidados especializados.
Neste artigo, abordamos o desafio de desacelarar o processo de declínio dos idosos com demência, além de explorar os sintomas e tipos comuns da doença, e demonstramos a importância de escolher lares de qualidade, com cuidados e terapias que se adequem às necessidades do seu familiar idoso, para garantir o bem-estar dos residentes. A especialização em terapias inovadoras, como a terapia da arte e exercícios mnemónicos personalizados, destacam-se como abordagens distintas para abrandar o declínio da doença e promover uma qualidade de vida notável para os idosos com demência. 
Ler mais

Lares e família em tribunal: a artimanha da Seguradora

Por Sónia Domingues, atualizado a 29 de Fevereiro de 2024 Notícias

Nenhum dos oito filhos de Ester Rodrigues imaginou que a mãe iria morrer de forma tão trágica. Após receber o diagnóstico de demência, a idosa foi integrada num lar de idosos. Os filhos sempre pensaram que a mãe iria falecer por alguma complicação relacionada com a doença, mas nunca imaginaram que ela teria um acidente tão trágico e evitável, nas mãos dos cuidadores.

A Dona Ester ficou viúva e pouco depois surgiram os primeiros sintomas da sua demência, o que levou ao progresso da doença e à necessidade de ingressar num lar de idosos, para ter o apoio que necessitava. Mas, uma distração levou a uma queda fatal. Os filhos fizeram queixa contra o lar em que a mãe estava, que por sua vez, delegou a responsabilidade civil à companhia de seguros, com a qual tinha realizado um contrato de seguro. Neste artigo, vamos revelar um caso verdadeiro, que foi julgado nos tribunais portugueses, mas com personagens fictícias.
Ler mais

Lares e família em tribunal: morte atribuída ao lar

Por Sónia Domingues, atualizado a 22 de Fevereiro de 2024 Notícias

Com 76 anos de idade, tinha sofrido um AVC que o obrigou a um internamento hospitalar de quase duas semanas. A esposa já não tinha condições de dar-lhe o apoio e os cuidados que ele necessitava, os filhos trabalhavam em tempo integral e a solução que melhor satisfazia as necessidades de conforto, segurança e cuidados de enfermagem era um lar de idosos. Mas, passado pouco mais de dois meses, o senhor Gomes acabou por falecer depois de ter dado entrada no hospital, mais magro e febril.

Para a família não havia dúvidas: o lar não tinha cumprido com a obrigação contratual de providenciar os cuidados de saúde e enfermagem que constavam no contrato. Neste artigo, vamos contar-lhe um caso que chegou às barras de um tribunal português. Apesar dos fatos relatados serem reais, a história e as personagens são ficcionados. 
Ler mais