A minha residência sénior não cativa idosos autónomos, porquê?

Por Sónia Domingues, atualizado a 13 de Junho de 2023 Profissionais

Hoje, as residências sénior apostam em serviços mais diferenciados, com qualidade que não era habitual nos lares de idosos mais tradicionais. Mas, apesar de as residências sénior estarem equipadas com quartos e espaços comuns atrativos e oferecerem serviços premium, algumas continuam a não atrair os idosos mais ativos e ainda autónomos. Este é um público que interessa às residências sénior, porque podem usufruir dos serviços por mais anos, e não carecem de tantos cuidados, que cansam e ocupam os colaboradores. Neste artigo, vamos conhecer os motivos que desmotivam os idosos a residir no seu lar enquanto são autónomos e ativos.

Ler mais

A lei portuguesa e os idosos: O filho cuidador tem mais direitos?

Por Sónia Domingues, atualizado a 13 de Junho de 2023 Notícias

Quando um idoso começa a precisar de cuidados, habitualmente é um filho ou filha que assume a responsabilidade de lhe prestar o apoio necessário. Se está a pensar tornar-se o principal cuidador do seu pai idoso, deve ler este artigo, antes de tomar uma decisão. Se já assumiu essa responsabilidade e está a ponderar os seus direitos perante a lei, este artigo também lhe diz respeito, porque vamos elucidar sobre os preceitos da lei portuguesa e se esta diferencia o filho que cuida do filho que não cuida.

Ler mais

Vida Ativa em Lar: Adriano Campos

Por Sónia Domingues, atualizado a 16 de Março de 2023 Idosos

Adriano Augusto da Silva Campos, ou o Senhor Campos, como é conhecido, ingressou num lar em Braga por opção própria e está muito satisfeito com a sua escolha. Muito ativo, o senhor Campos conserva no lar os hábitos de há muitos anos. Às terças-feiras de manhã, sai do lar e faz uma caminhada até à Arcada, café bem conhecido do centro de Braga, para se reunir com os amigos. Contou nesta entrevista exclusiva à Lares Online que se mantém atento às notícias respeitantes à sua profissão, sobre a qual continua a escrever. Também evidencia um olhar atento sobre a cidade, não se coibindo de escrever crónicas e cartas para os jornais locais para apontar algo que não esteja bem. Saiba mais sobre a sua vida ativa em lar!

Ler mais

Vida ativa em lar: Maria da Luz Tiago

Por Sónia Domingues, atualizado a 16 de Março de 2023 Idosos

Nascida a 22 de fevereiro de 1920, na aldeia de  Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, Maria da Luz Tiago vive há já cinco anos na Residência Sénior Domus Aurea, em Sintra. E, se primeiro resistiu à ideia de morar num lar, agora não trocava «nem por nada» a vida na residência sénior, onde tem vindo a aprofundar a sua poesia, tendo até escrito um livro…

Ler mais

Vida ativa em lar: Lucília Dias

Por Sónia Domingues, atualizado a 16 de Março de 2023 Idosos

Nascida em São Romão de Panóias, em pleno Alentejo, Lucília cedo deixou os estudos e foi trabalhar para o campo. Mas a então jovem mulher achou que devia mudar de vida e foi tirar um curso de bordados à máquina e à mão e ingressou num armazém de roupa.
Quando enviuvou, ainda ficou a viver sozinha, mas depois de uma queda aparatosa decidiu ir morar para um lar em Setúbal. Está na mesma residência há 8 anos, e continua a fazer os seus trabalhinhos em renda: «Aqui estou bem, tratam-me bem, estou segura e tenho muitas amigas».

Ler mais