8 Hábitos de quem envelhece graciosamente

Por Susana Pedro , 09 de Julho de 2019 Envelhecimento


​Sejamos honestos: a ideia de envelhecer assusta-nos a todos.

Hora após hora, dia após dia, ano após ano. O nosso relógio biológico não pára e a sua natureza nem sempre é enfrentada com naturalidade. A verdade é que a terceira idade não pode mais ser vista como o término da vida, mas sim como uma das suas etapas, tão ou mais bonita que as restantes.


Nas primeiras décadas do século XIX, a esperança média de vida na Europa rondava os 35 anos e no início do presente milénio estava já perto dos 80. O planeta, que era habitado por 1000 milhões de pessoas nesse século XIX, viu o número multiplicar-se por 7 até à data de hoje. Passámos a conhecer quem lance o seu primeiro negócio aos 20 anos, como quem o faz aos 70. Conhecemos jovens com falta de saúde por descuido pessoal como convivemos junto de idosos com saúde “de ferro”. A idade já não é uma unidade de medida.

Envelhecer não é sinónimo de decadência ou desespero. Carimbar um passaporte de chegada à terceira idade com alegria, felicidade e beleza não tem segredos, mas pode requerer um conjunto de bons hábitos


Fique com 8 hábitos de quem envelhece graciosamente, num artigo que não tem idade nem prazo de validade:


Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada desempenha um papel enorme na nossa aparência, saúde e humor. Uma dieta rica em frutas, vegetais, proteína magra e baixo teor de açúcar é altamente recomendável.

Em contrapartida, é necessário rejeitar alimentos gordurosos e açúcares processados. É este tipo de alimentos o principal responsável pela aceleração do envelhecimento.

O ómega-3 encontrado em alimentos como nozes, salmão e atum são ótimos para proteger a pele. Obter a nutrição adequada ao seu corpo é sinónimo de prevenção de doenças cardíacas e diabetes. Diminuir a pressão arterial evita acidentes vasculares cerebrais.



Evite fumar

De acordo com um relatório da Malo Clinic (publicado em 2016), fumar acelera significativamente o processo de envelhecimento. Os produtos químicos presentes nos cigarros também são conhecidos por danificar a fibra da pele e reduzir a sua elasticidade. Por conseguinte, os problemas respiratórios associados ao consumo da nicotina irão proporcionar fadiga e cansaço no decorrer do seu dia. 



Faça exercício físico regular

Fazer exercício físico é, sem dúvida, um dos melhores hábitos que pode adquirir. Por um lado, a prática de exercício desacelera o envelhecimento do ponto de vista celular. Por outro, proporciona um aumento exponencial de energia, flexibilidade e uma sensação geral de bem-estar. Não se trata de treinar para correr a maratona ou de realizar os exercícios mais exigentes do mundo. Basta um par de roupa desportiva e um passeio diário de 30 minutos.

Permanecer ativo não envolve necessariamente um ginásio ou um treino programado. Pode subir as escadas em vez de usar o elevador, brincar com os seus filhos ou netos, ou até mesmo participar em sessões de yoga ou aulas de dança (sim, são bastante animadas). Estas atividades irão manter a sua frequência cardíaca elevada e a aparência jovem e saudável.

O truque passa por experimentar os diferentes tipos de práticas e ver qual aquela que lhe proporciona maior conforto. É fundamental descobrir quais são as suas atividades preferidas e continuar nesse registo de motivação. A sua terceira idade agradecerá.



Aprender, aprender, aprender

Um dos segredos para se manter forte mentalmente e jovem é nunca parar de aprender. A vida está cheia de oportunidades para adquirir novo conhecimento e, por consequência, aumentar as nossas habilidades e capacidade cognitiva. Os meios para tal são infinitos à realidade atual.

Existem diversos tutoriais no Youtube sobre as mais variadas temáticas, bibliotecas online, cursos online gratuitos de diversas áreas de atuação. Atingir uma certa idade não é sinónimo de estagnação cerebral e de incapacidade para continuar o nosso processo de aprendizagem.  Por exemplo, ler 15 páginas de um livro diariamente traduzir-se-á na leitura de um livro por mês e em doze por ano. Simples, não?

Quem envelhece graciosamente prima por aumentar a nitidez mental, o foco e a clareza, “exercitando” constantemente o cérebro com novos conceitos.



Hidrate-se!

A hidratação é vital. O nosso corpo, em média, é composto por cerca de 60% de água. Beber água regularmente ajuda o nosso sistema a manter-se exímio ao longo do tempo. A água liberta toxinas. A água ajuda na digestão. É um combatente natural contra insónias. É a melhor amiga da perda de peso.

O consumo de muita água é positivo em todos os aspetos e a boa notícia é que este é, sem dúvida, o hábito mais fácil de adquirir.



Abrace a simplicidade

Para quem envelhece graciosamente, a simplicidade é fundamental.

Por norma, quando se chega à terceira idade, existem casas, carros, armários cheios, arrecadações a transbordar, enfim, a consequência de todas as conquistas que ficaram para trás. Não é necessário redimensionar tudo e ficar apenas com o essencial, mas é certo que a desordem proporcionada pelo excesso de bens materiais provoca stress.

À medida que se envelhece, muitas vezes descobrimos que muitas das atividades e obrigações que ocupam o dia-dia não se traduzem em felicidade. Por norma, as agendas estão cheias, mas será que as atividades que as preenchem se traduzem em alegria? Organize a sua casa, simplifique a sua rotina e reduza as obrigações que não o deixam satisfeito. Abrace a simplicidade.



A idade é um posto: aja naturalmente

Um dos segredos para a manutenção da frescura mental na terceira idade é aceitar o momento da vida onde se encontra. Todos envelhecemos, ficamos mais débeis e, naturalmente, estamos mais próximos do término da vida. Mas nem todos chegamos a esta etapa com uma mente envelhecida.

Só envelhece graciosamente quem desfruta do estado de vida em que se encontra. A beleza vai acompanhando o decorrer da idade, portanto não vale a pena fazer soar os alarmes. Aja naturalmente e saboreie os pontos positivos de cada fase da sua vida.



Seja feliz!

O último hábito é o culminar dos anteriores. A melhor maneira de envelhecer graciosamente é simplesmente focar naquilo que o faz feliz. Pense naquilo que lhe traz mais satisfação e incorpore no seu dia com a maior frequência possível. A vida está repleta de novos desafios, independentemente da idade. Existem momentos positivos e menos positivos. Está em si a escolha entre insistir nos momentos mais stressantes ou de seguir em frente, o mais rápido possível, após um momento difícil. 

Envelheça graciosamente, aliando-se à alegria e felicidade da sua vida. Deixe de lado as complicações, aprenda a estabelecer limites, goste de si e cuide do seu corpo. Não há motivo para desesperar com o envelhecimento… lembre-se, o melhor ainda está por vir.


​​
Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.