Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Santarém

Por Susana Pedro , 28 de Novembro de 2018 Lares e Residências

A cerca de 80 km de Lisboa, encontramos Santarém, também chamada cidade das sete colinas, capital de Distrito e capital da província do Ribatejo. Com um centro histórico incomparável, bonitos miradouros para mirar o rio Tejo e diversos monumentos, Santarém é um destino cada vez mais procurado e é especialmente apelativo para os idosos que procuram um lar de idosos para residir. Apelidada como a «princesa das nossas vilas» por Almeida Garret, Santarém é uma cidade que muito preza as antigas tradições equestres e ligadas à tauromaquia, uma herança de outros tempos que os idosos da região muito apreciam.


No concelho de Santarém, os  idosos podem encontrar um lar de idosos perfeito para gozarem a sua reforma e velhice de forma ativa.



Outrora considerada, pelo seu passado artístico imponente e glorioso, «capital do gótico português», vários são os estilos arquitectónicos que se encontram presentes em cada rua, e que podem ser apreciados pelos residentes em lares de idosos de Santarém.

Ao contrário do Alentejo, o distrito de Santarém é formado por vastas planícies verdes que se estendem pelo horizonte e são muitas vezes inundadas pelo rio Tejo – daí a designação de Lezíria. 



Lares de idosos em Santarém


Já imaginou abrir a janela numa manhã de primavera e dar de caras com uma imensa planície verdejante, com o rio Tejo a brilhar ao fundo? Pois esse é o cenário que muitos lares de idosos de Santarém oferecem. O distrito de Santarém tem 173 lares de idosos, enquanto que o concelho de Santarém tem à disposição 23 lares.


Preços

Para ingressar num lar de idosos em Santarém, o preço mínimo da mensalidade é de 975 euros. Já para os idosos que preferem quarto individual, a mensalidade ascende aos 1300€. De salientar que estes são os valores base de mensalidade, não incluindo tipicamente medicação crónica, descartáveis nem consultas ou terapias de especialidade.


Instalações

Muita luminosidade natural e quartos amplos, com vistas magníficas são características que estão presentes em muitos lares de idosos da região. Muitos deles estão instalados em moradias de média dimensão e prestam todos os cuidados necessários ao bem-estar e conforto do idoso.



Clima


Com um clima quente e temperado, em Santarém existe muito mais pluviosidade no inverno do que no verão. A temperatura média é 16°C, sendo que em Janeiro é quando cai mais chuva e há mais humidade no ar, com uma temperatura média de cerca de 10ºC. No mês de Agosto, o mês mais quente do ano, a temperatura média é de 22.1°C, ideal para os idosos que gostam de climas solarengos e quentes.



Zonas Típicas


O centro histórico de Santarém, para além do comércio tradicional que abunda nas ruas, é uma área urbana que conta com mais de duas dezenas de edifícios classificados, que representam vários estilos arquitetónicos, com predominância para os góticos. Pelas ruas estreitas do centro histórico de Santarém, os idosos podem passear sem pressas, e aproveitar os cafés e restaurantes para fazerem uma pausa e dar duas de treta com os populares que por lá passam. 


Inaugurado em 1930, o Mercado Municipal de Santarém é um local histórico de encontro dos idosos e demais população, que podem encontrar neste local os legumes mais frescos da região. Os residentes em lares de idosos na região podem aproveitar o passeio e beneficiar de alimentos saudáveis e ricos para a saúde. De referir que o Mercado é decorado cinquenta e cinco painéis de azulejos figurativos e oito decorativos encomendados à Fábrica de Sacavém, que  representam os valores paisagísticos, culturais, monumentais e etnográficos da capital do Ribatejo.

Encastrado numa ilhota a meio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um monumento que nos leva atrás até ao tempo da reconquista cristã. O castelo remonta ao século XII e pertenceu à Ordem dos Templários. Os residentes em lares de idosos em Santarém poderão visitar um dos grandes postais de Portugal, que se situa no concelho de Vila Nova de Barquinha, distrito de Santarém. O acesso faz-se de barco, o que torna este passeio mais especial para os idosos, que podem apreciar o ar do rio e a envolvente verdejante da natureza que rodeia o castelo.
Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Santarém


Espaços Verdes


Jardim das Portas do Sol 

Este é considerado um dos mais belos jardins da região, com uma vista privilegiada sobre o rio Tejo e a lezíria. Está localizado junto à muralha e ruínas de duas portas medievais. Mas, para além do património arqueológico, o jardim está populado por árvores de grande porte, onde os idosos residentes poderão desfrutar de belas sombras, sentados nos bancos numerosos que estão espalhados pelo espaço. Também tem parque infantil e acolhe ainda o Centro de Interpretação Urbi Scallabis, com achados arqueológicos da antiga Alcáçova.


Jardim da Liberdade

O Jardim da Liberdade, em Santarém, é um jardim que goza de uma excelente localização para os residentes em lares de idosos do concelho. Está localizado entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade, e é excelente para os idosos que queiram dar um pequeno passeio para ativar a circulação. É amplo e tem boa acessibilidade.



Natureza


Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Criado em 1979, este parque constitui uma área protegida que envolve 39 mil hectares, que integra os municípios de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém. Para os residentes em lares de idosos do distrito de Santarém, que gostem da natureza, este Parque é imperdível. Zona de pedra calcária, o parque integra grutas, que podem ser visitadas por idosos que se encontrem fisicamente aptos. 


Reserva Natural do Cavalo da Sorraia

Com 40 hectares de extensão, a reserva do Cavalo da Sorraia é dedicada à conservação desta raça portuguesa. Para idosos que apreciam animais, este é um passeio a não perder. Esta espécie de cavalo, de pequena dimensão, também conhecida como Cavalo Ibérico, é possivelmente o antepassado genético do cavalo Lusitano e do Cavalo Andaluz e apenas existem menos de duzentos exemplares em todo o mundo, daí a necessidade da Reserva Natural Para além do Cavalo da Sorraia, os idosos também podem desfrutar do ar puro, bosques, centro de jardinagem e falcoaria e dos lagos, onde podem ser encontradas várias espécies aves aquáticas. 



Transportes


Os residentes em lares de idosos no concelho de Santarém, podem usufruir gratuitamente do transporte coletivo sénior, Mobi.Sénior. Para os munícipes e idosos com mais de 60 anos ou pessoas com incapacidade superior a 60 por cento, o Mobi.Sénior  disponibiliza um minibus com 15 lugares sentados e um lugar para cadeira de rodas, que faz um percurso com 36 pontos de paragem. Para além do serviço Mobi.Sénior, a autarquia tem um serviço de transportes públicos com quatro linhas, que ligam os diferentes pontos do perímetro urbano. 



Unidades de Saúde

Na região de Santarém, os residentes em lares de idosos podem ter acesso a três dezenas de unidades de saúde, um hospital público no concelho e outros três no distrito, em Tomar, Abrantes e Torres Novas. A nível de unidades hospitalares privadas, Santarém dispõe de três hospitais privados.


Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Santarém


Atividades

Estes são os eventos que marcam toda a região e são conhecidos internacionalmente e que, com certeza, os idosos da região bem conhecem.

Feira da Golegã

A histórica Feira da Golegã, ou Feira do Cavalo, que teve a sua primeira edição em 1571 é todo um evento à volta da celebração da vida equestre. Ralis, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, estes são apenas alguns dos motivos que valem uma visita anual a este evento. Os residentes em lares de idosos podem apreciar os cavalos e todo o ambiente de festa que se vive à volta do cavalo. Habitualmente realiza-se no mês de novembro. 

Feira da Agricultura

Já a Feira Nacional da Agricultura, que geralmente se realiza em junho, apresenta todo o setor agropecuário e agro alimentar portugueses. Os idosos certamente gostarão de apreciar exposições de animais pecuários, máquinas agrícolas, serviços, artigos comerciais, associações e cooperativas, artesanato e a gastronomia típica que é servida. Este é um momento alto vivido na região com muito entusiasmo e expectativa, que aguça a curiosidade de crianças, jovens, adultos e idosos, que encontram nesta feira, um espaço alegre e de convívio entre as gerações.


​Fátima

Fátima é uma cidade na qual encontramos o incontornável Santuário de Fátima, um local de peregrinação católica e que habitualmente é visitado por grupos de residentes em lares de idosos. Outros locais sagrados incluem a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com os seus anjos dourados, a Capelinha das Aparições e a moderna Igreja da Santíssima Trindade. Fátima é e será sempre um local de fé católica, mas ultimamente tem-se transformado também num destino muito favorável para os idosos.



Projetos


Plano Gerontológico Municipal

O município de Santarém tem um plano especialmente dedicado aos idosos residentes no concelho, que contém diversos programas específicos:


Contadores de memórias

Este é um projeto desenvolvido pela Divisão de Ação Social e Saúde, que tem por objetivo a aprendizagem intergeracional, através da transmissão de saberes e ofícios tradicionais pelos idosos às gerações mais novas. 


GIAIS – Grupo Interinstitucional de Apoio a Pessoas Idosas do Concelho de Santarém

Este projeto visa a promoção do envelhecimento ativo através de atividades de animação sociocultural, estimulando atividades intergeracionais.


UTIS-Universidade da Terceira Idade de Santarém 

A UTIS abriu as portas em 2004, numa parceria entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Marvila e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Está aberta a todos os idosos e a pessoas acima dos cinquenta anos e tem uma ampla variedade de disciplinas. Informática, inglês, literatura e culturas africanas, psicologia e sociologia, ensino da arte do arraiolos, danças de salão, astrologia e hidroginástica são apenas exemplos das mais de cinquenta disciplinas que podem ser frequentadas pelas residentes de lares de idosos de Santarém, que quiserem aumentar os seus conhecimentos e partilhar de momentos de convívio social.


Procura lares de idosos em Santarém? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.