[Covid-19] Saiba identificar os sintomas atípicos em idosos

Por Joana Marques , 29 de Julho de 2020 Lares e Residências


Febre, tosse persistente e dificuldades respiratórias. São estes os sintomas que aprendemos a associar à Covid-19. No entanto, no que se refere aos idosos, esta informação pode não ser suficiente para diagnosticar a manifestação da nova doença.


Os idosos são um dos grupos que apresenta maior risco de doença grave por Covid-19 e o grupo com mais sintomas atípicos.



O alerta tem sido dado pelos especialistas através da observação em idosos de sintomas que comumente não são associados à doença, mas que se verificaram ser sinais de infeção pelo novo coronavírus depois de se ter obtido um resultado positivo nos testes de despistagem.


Um estudo recente diz que a febre só esteve presente em 20% a 30% dos idosos infetados por Covid-19.



Cuidadores formais ou informais, familiares e colaboradores de lares de idosos devem estar alerta para as manifestações atípicas da Covid-19 em idosos, de forma a que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.

Saber antecipadamente quais são estes sinais pode evitar a ocorrência de surtos em lares e a disseminação do vírus na comunidade.



A ausência de febre ou tosse também é um sintoma


Uma infeção nem sempre implica a existência de febre. Aliás, a hipotermia (redução da temperatura corporal abaixo de 35ºC) é um fator crucial para diagnosticar uma infeção num idoso.

A febre oferece resistência e, quando surge, significa que o organismo está a tentar eliminar o patogénico através do aumento da temperatura corporal. No sentido oposto, o arrefecimento permite a convivência temporária com o agente infecioso enquanto o sistema imunitário encontra a melhor forma de o atacar (uma baixa temperatura corporal ajuda a preservar órgãos vitais e sistemas).


A hipotermia também é um mecanismo de defesa do organismo do idoso para lidar com as infeções. 



Sendo a Covid-19 uma infeção respiratória, é normal que estejamos à espera que a febre seja um dos primeiros sinais de alerta. No entanto, e porque durante o processo de envelhecimento o organismo perde a capacidade para regular a temperatura (devido a uma menor taxa metabólica), a ausência de febre ou a persistência de baixas temperaturas podem ser um sintoma igualmente relevante.


Devido a condições neurológicas anteriores, o reflexo da tosse dos idosos pode estar diminuído ou alterado. 



Aliás, é necessário dar uma atenção especial aos idosos com sinais de demência ou défice cognitivo, que podem não conseguir interpretar e comunicar o que sentem, o que pode retardar a deteção de uma infeção como a Covid-19.



Saiba quais são os sintomas atípicos da Covid-19


​A lista de sintomas menos comuns está em permanente construção. Este é um vírus novo e ainda não existem dados suficientes para conclusões definitivas.


Na terceira idade os sintomas do novo coronavírus podem ser mais variados que os que se verificam em pacientes de outras idades. 



​Corpos envelhecidos reagem de maneira diferente a infeções. Indicamos de seguida alguns sintomas menos frequentes que podem indicar que o idoso contraiu a Covid-19 e que é necessário contatar o SNS24.



1 - O idoso não parece ele próprio

    Confusão mental, delírios e desorientação. Fora do contexto da pandemia, estes sinais podem ser facilmente confundidos com o aparecimento repentino de uma demência. É claro que o idoso pode simplesmente estar a ter um dia mau e estar mais confuso ou esquecido, mas se parecer estar fora de si durante alguns dias é fundamental ter em conta que a incapacidade cognitiva é um sintoma atípico da Covid-19.



    2 - O idoso dorme mais do que o habitual

    Esteja atento se o idoso dormir mais do que é habitual ou adormecer durante o dia em situações em que normalmente se mantinha desperto sem dificuldades. Sonolência excessiva e prostração são sintomas atípicos que estão relacionados com a forma como o novo coronavírus afeta o sistema nervoso central.



    3 - O idoso não tem apetite

      Uma boa alimentação e hidratação são fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunitário, pelo que a perda de apetite no idoso é sempre um sinal de alerta. Nalguns casos, pode-se dever a tristeza persistente ou pensamentos depressivos, mas é também um dos sintomas da existência do novo coronavírus no organismo e dos mais graves, pois a falta de nutrientes e vitaminas pode despoletar o colapso do sistema imunitário. 



      4 - O idoso perde a fala ou o equilíbrio

        A afasia (perda da fala) é comumente associada como consequência de um AVC, um dos problemas neurológicos mais frequentes em idosos. No entanto, é igualmente um sintoma de Covid-19, e, tal como a perda de equilíbrio, a apatia e a desorientação, um efeito da ação do vírus no sistema nervoso central. Também foram reportadas tonturas e quedas em sequência de desmaios ou fortes desequilíbrios. 



        5 - O idoso apresenta distúrbios gastrointestinais

          Existe um conjunto de sintomas como diarreia, vómitos, perda de olfato e náuseas que também podem indicar uma infeção pelo novo coronavírus. Estas manifestações podem agravar o estado de saúde já de si fragilizado pela Covid-19, porque leva à desidratação e à fraqueza generalizada.



          Vigilância constante durante a pandemia


          A ocorrência de sintomas atípicos de Covid-19 está diretamente relacionada com os fatores que determinam a gravidade da doença: número crescente de comorbidades, alterações fisiológicas típicas do envelhecimento e um sistema imunitário fragilizado.


          Quanto mais avançada é a idade da pessoa, maior é a probabilidade de ocorrerem manifestações atípicas.



          Dado que a mortalidade aumenta com a idade (a DGS determinou que a média de idade dos óbitos por Covid-19 é 81,4 anos) e que os idosos com sintomas atípicos têm maior probabilidade de desenvolver formas adversas da doença, é importantíssimo estar atento e verificar frequentemente se o idoso manifesta alguns destes sintomas atípicos.


          É preciso ter em conta todos estes sintomas, mas só o teste de diagnóstico pode dar a certeza absoluta se o idoso está infetado.



          ​Impõe-se uma vigilância constante e na verdade todos os cuidados com o idoso durante esta pandemia são poucos. Os casos de Covid-19 tendem a ser mais agressivos em idades avançadas e é nos idosos que existe maior probabilidade de ocorrer uma resposta extrema do sistema imunitário, que pode ser fatal.

          Quanto mais cedo for detetada a Covid-19 em idosos, maior a probabilidade de sobrevivência. Em caso de infeção, a vigilância deve ser apertada e constante, porque este é um vírus imprevisível e pode despoletar reacções adversas, exageradas e até fatais.


          Para encontrar um lar de idosos seguro

          basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

          When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.