[Covid-19] Minimize o risco na transição da alta hospitalar para os lares

Por Daniel Carvalho , 18 de Março de 2020 Profissionais


Em dia de declaração do estado de emergência nacional, parece-nos fundamental realçar que os líderes de opinião nos mais diversos setores de atividade devem ser um dos principais responsáveis por conduzir informação credível às suas comunidades.

O conhecimento é uma das armas mais poderosas. É da responsabilidade das empresas e das organizações (lucrativas ou não) filtrarem a informação proveniente das fontes oficiais e munirem os seus públicos do conhecimento que conduz as suas ações diariamente.

Enquanto parceiros de negócio de vários lares de idosos, de norte a sul do país, este tem sido o nosso papel: garantir que todos, tanto as famílias como as administrações dos lares, possuem o entendimento necessário para que os idosos possam continuar a ser admitidos em lares.


As altas hospitalares de pessoas idosas aumentaram significativamente


No artigo que escrevemos sobre a importância dos Lares de Idosos num estado de pandemia mundial, chamámos à atenção para a importância dos lares na libertação de camas nos hospitais, tendo em vista o tratamento de infectados e monitorização de possíveis infectados.

Sendo a Covid-19 uma doença contagiosa, todos os idosos que estejam em condições mínimas para abandonar o hospital têm sido aconselhados a fazê-lo.



Sabemos que os idosos são o grupo de maior risco no tratamento do vírus e como tal estão mais seguros caso estejam longe de um dos epicentros: os hospitais.

O número de pedidos na nossa plataforma proveniente de uma situação de alta clínica hospitalar aumentou significativamente desde que foi registado o primeiro caso de Covid-19, em Portugal. Por norma, tratam-se de casos onde a urgência em transitar o idoso do hospital para um lar é enorme.

Assim, se este rumo de altas clínicas de idosos pretende prevenir o contágio num grupo de pessoas mais vulneráveis à doença, é fundamental garantir que a entrada no lar é feita com a maior segurança para os idosos já residentes.


Como deve ser feita a transição do idoso do Hospital para o Lar


O atual Plano de Contingência dos lares deve contemplar todos os capítulos existentes da sua atividade de negócio, incluindo os procedimentos a adotar em caso de chegada de um novo utente à instituição.

Dentro das novas admissões, as medidas que visem um idoso proveniente de uma alta hospitalar devem ser mais exigentes. Nem todas as administrações estão ainda preparadas para o fazer, mas a verdade é que existem já algumas instituições a serem proativas nesse sentido.


Grande parte dos lares está a exigir realização do teste ao Covid-19

A medida principal para efetuar a transição do idoso do hospital para o lar é, sem dúvida, a exigência do resultado do teste de despiste da Covid-19 antes do momento da admissão.

Em colaboração com o Lares Online, a Dra. Amina Karolia, gestora de várias Estruturas Residenciais para Idosos do país, afirma que: «Quanto à situação de novas admissões, em caso de utentes vindos de hospital, temos solicitado o exame negativo da Covid-19, tal como requerido por instrução médica. As novas admissões têm ficado em isolamento, segundo as normas definidas no plano de contingência».


Depois da admissão, o idoso deve ficar em quarentena

A área de isolamento num lar de idosos tem como objetivo manter um caso suspeito fora do raio de ação dos restantes utentes. Este é um espaço com ventilação natural e munido do material de higienização principal. Numa abordagem de risco 0%, o idoso proveniente de alta hospitalar deve ser integrado na área de isolamento, durante os primeiros 14 dias de admissão no lar de idosos.

Neste processo é muito importante a família, e se possível o idoso, estarem informados de todo o processo a seguir após ser confirmada a admissão. Tão importante quanto a adoção de todos os procedimentos de segurança é o consentimento da família e, posteriormente, a constante comunicação sobre o estado de saúde do idoso.


​Passo a passo do período de quarentena no lar

Deve haver especial atenção a alguns procedimentos no acompanhamento do idoso após a admissão:


  • Uso de batas, luvas descartáveis e máscaras por parte das auxiliares, sempre que existir contacto com o idoso em isolamento;

  • Para o serviço de refeições, é recomendável o uso de louças descartáveis;

  • Monitorização de febre, que deve ser realizada mais do que uma vez ao dia;

  • Envio diário do relatório de enfermagem à equipa médica e gerência do lar, com a respetiva descrição detalhada do estado de saúde do idoso;
  • Visitas presenciais por parte de familiares suspensas, à semelhança dos restantes utentes, só sendo permitidas via telefone/telemóvel ou videochamada.​



Se não tiver sintomas, pode retomar a vida comum

Após o período de isolamento com duração de 14 dias, caso o idoso não apresente qualquer tipo de sintoma de infecção poderá interagir com os restantes utentes da instituição, seguindo logicamente todas as restrições presentes no Plano de Contingência.



​​Procura Lares para Idosos em situação de alta?

Saiba se há vagas, ligue 939 667 800 

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.