Guia para os residentes de lar de idosos em Coimbra

Por Madalena Silva, atualizado a 11 de Setembro de 2025 Envelhecimento

Coimbra, a cidade que tem o fado universitário a estalar na garganta, tem uma extensão de 319,40 km2 e contabiliza um pouco mais de 140 mil habitantes. Já os romanos consideravam esta localidade muito importante e o legado que deixaram para trás assim o comprova.
A cidade histórica de Coimbra é considerada, ano após ano, uma das dez cidades portuguesas com mais qualidade de vida e não é por acaso que isso acontece. Fique a conhecer as vantagens de escolher um lar de idosos em Coimbra, neste guia!
Read more

SAMS – Comparticipação para Lares e Residências de Idosos em 2025

Por Madalena Silva, atualizado a 26 de Março de 2025 Comparticipações

O SAMS é um subsistema de saúde que assegura assistência médica e social, através da prestação de serviços vários. Estes serviços também asseguram uma comparticipação no acesso a lares e residências de idosos, seja o Lar de Idosos de Brejos de Azeitão, seja residências assistidas de carácter privado. Veja neste artigo quanto poderá receber em 2025. 
Read more

AVC: A ameaça silenciosa à vida dos idosos

Por Madalena Silva, atualizado a 05 de Agosto de 2024 Idosos


​O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte em Portugal. Todos os dias, cerca de vinte pessoas são transportadas pelo INEM com suspeitas de AVC, uma condição que apresenta uma taxa de mortalidade de cerca de 25%. Contudo, mesmo aqueles que sobrevivem enfrentam uma longa recuperação, dado que as consequências podem incluir a perda da fala, a perda de movimentos ou a possibilidade de a pessoa ficar em estado vegetativo.

Mas, quais são os sintomas de AVC e que consequências tem para a população idosa? Como se pode prevenir ou, pelo menos, limitar a possibilidade de um episódio de AVC no idoso? 
Read more

Quando o cuidador familiar do idoso precisa de descanso | 2024

Por Madalena Silva, atualizado a 23 de Julho de 2024 Apoios Sociais

Ser responsável pelas atividades quotidianas de um idoso não é tarefa fácil. O grau de dificuldade é proporcional à carga de trabalho exigida ao cuidador e a carga emocional representa, também, uma pressão acrescida.

O cuidador tem de cuidar da saúde, da alimentação, da higiene pessoal, da administração da medicação e proporcionar momentos de recreação e lazer do idoso ou da pessoa dependente. Não raras vezes, o cuidador acaba por se descurar a ele próprio em prol da pessoa cuidada.

Não é inusitado que o cuidador acabe por se anular e negligenciar a sua saúde física e mental. O cuidador informal é um familiar, um amigo ou uma pessoa próxima, que é o principal responsável por zelar pelo bem estar e segurança da pessoa dependente, o que exige uma grande disponibilidade, tempo e responsabilidade. Mas, existe uma figura de apoio social que o Governo criou para o descanso do cuidador. Neste artigo, vamos explicar-lhe o que é o Descanso do Cuidador, quem tem direito e como se processa o pedido.

Read more