4 Dicas para melhorar a saúde mental dos idosos

Por Joana Marques , 22 de Março de 2021 Idosos


A expressão «mente sã, corpo são», do poeta latino Juvenal, nunca perdeu a sua atualidade, embora tenha sido escrita há quase dois mil anos. Hoje em dia, sabe-se que um ser humano saudável, independentemente da fase da vida em que se encontra, é aquele que está num estado de bem-estar físico, mental e social. No entanto, nem sempre é possível ou fácil manter este equilíbrio.


A saúde mental é um tema que preocupa todos os que lidam com os idosos, com frequentes perturbações do humor que comprometem a sua qualidade de vida.



Atualmente, é impossível falar da saúde mental dos idosos sem ter em consideração o impacto da pandemia de Covid-19, que foi disruptiva a todos os níveis. Já há décadas que se estuda o impacto negativo que o isolamento e a solidão têm na saúde dos mais velhos. A depressão já era uma das doenças psiquiátricas mais comuns entre os idosos, e as restrições sociais impostas pelo combate ao novo coronavírus vieram agravar a estabilidade da  sua saúde mental.


Uma saúde mental frágil é um fator de risco para os processos demenciais e tem uma influência negativa na evolução dos estados clínicos crónicos ou agudos.



Neste artigo, explicamos-lhe quais são os sinais de alerta que não deve ignorar e damos-lhe dicas que contribuem para melhorar e preservar a saúde mental dos idosos, especialmente em tempos dominados pelo confinamento e distanciamento social. 



A importância de uma boa saúde mental

 

A saúde mental do idoso deve ser vigiada e preservada e suscitar o mesmo nível de preocupação que suscitam as outras enfermidades físicas e com sintomas mais evidentes. Sabe porquê? Porque são inúmeras as doenças que têm causas emocionais ou que podem piorar devido a problemas mentais. A este processo dá-se o nome de somatização, que ocorre quando o estado emocional e psíquico gera reações físicas no organismo.


Existem uma série de doenças que surgem devido a elevados níveis de ansiedade e que são muito comuns em pessoas de idade mais avançada.



A expressão «mente sã, corpo são» traduz o que é hoje uma evidência para a medicina: o corpo físico é um reflexo das emoções e dos pensamentos, pois o organismo encontra sempre forma de sinalizar os problemas. É perfeitamente possível que o estado de saúde do seu familiar idoso piore se ele estiver mentalmente perturbado, de que é exemplo:

  • enfraquecimento do sistema imunitário;
  • dores no corpo (costas, ombro, pescoço);
  • dores de cabeça;
  • formigueiro (braços ou pernas);
  • insónia;
  • problemas cardíacos ou respiratórios (asma, bronquite);
  • dermatites;
  • perturbações no sistema digestivo (diarreia, refluxo, azia).


Esta lista inclui uma série de problemas de saúde muito comuns entre os mais velhos, que também podem ter origem ambiental ou genética. É preciso que esteja atento, porque existem muitas depressões na terceira idade por diagnosticar, pelo que qualquer alteração deve ser reportada ao médico de família. 



Esteja atento a estes sinais no idoso

Desse modo, é importante saber quais são os sinais a que deve estar atento se o seu familiar idoso apresentar algum destes problemas em conjugação com a observação de sinais que indicam uma anormalidade ou alteração emocional:

  • aparecimento de sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade;
  • apatia e perda de interesse por atividades anteriormente prazerosas;
  • cansaço, fadiga e falta de energia;
  • irritabilidade / aumento de queixas sem motivo;
  • alterações de sono;
  • alterações de apetite (perda ou ganho de peso);
  • dificuldades de concentração, memória e raciocínio;
  • crises de choro;
  • diminuição da autoestima e negligência dos cuidados pessoais ;
  • mau humor e atitudes desagradáveis ;
  • vontade de permanecer na cama depois do acordar.


​Estes sinais alertam o familiar ou o cuidador para a existência de uma perturbação da saúde mental, que por vezes é erradamente confundida com demência, mas que pode indicar o início de uma depressão ou de outra afecção do foro mental. Esteja atento aos sinais, porque uma das melhores formas de melhorar a saúde mental do idoso é agir preventivamente antes que o problema se torne crónico ou de tratamento mais prolongado.



Dicas para melhorar a saúde mental do idoso 


De entre as razões que podem contribuir para o deterioramento da saúde mental dos idosos encontram-se a inatividade após a reforma, isolamento após a viuvez, a morte de amigos, a incapacidade de encontrar um sentido para a vida e o aparecimento ou agravamento de doenças. Qualquer uma destas situações pode gerar sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade, e mesmo levar à depressão. Em tempos de pandemia, muitos desses sentimentos foram exacerbados.


O confinamento e o distanciamento social têm contribuído para o agravamento da saúde mental dos idosos, que são impedidos de beijar e abraçar aqueles que mais amam.




Neste contexto, é mais importante do que nunca proteger a saúde mental do seu familiar idoso e ajudá-lo a manter uma série de rotinas saudáveis que vão contribuir para que ele se sinta mentalmente mais forte e mais apto a lutar contra as adversidades do dia-a-dia.



1 - Comida saudável, mas apetitosa


Ter uma boa alimentação tem um impacto positivo no funcionamento do cérebro e contribui para a regulação do processo cognitivo e emocional. Uma dieta à base de verduras, frutas e proteínas magras, com a dose certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis, ajuda a diminuir as oscilações de humor e a melhorar as funções cerebrais, os níveis de energia e a memória. 


Adapte os pratos favoritos do idoso, aqueles que lhe trazem boas memórias, para que as refeições sejam também momentos de prazer.



É muito importante que o seu familiar idoso sinta prazer quando come. Uma boa alimentação pode ajudar na recuperação de transtornos mentais, como a ansiedade excessiva e a depressão, mas não substitui a consulta de profissionais especializados. Sobre este tema, aconselhamos a leitura do nosso artigo sobre a forma como a alimentação ajuda a combater a Covid-19!


2 - Um exercício por dia, nem sabe o bem que lhe fazia


Não deixe que o idoso use o envelhecimento como uma desculpa para cultivar um estilo de vida sedentário e pouco ativo. Incentive-o a incluir o exercício físico diário e regular na rotina, porque se sabe hoje que as consequências do envelhecimento não são tão marcadas nos idosos fisicamente mais ativos.


O objetivo não é que o seu familiar idoso treine para a  maratona, mas sim que se exercite de forma a reforçar a sua autonomia no desempenho das tarefas diárias.




O exercício sistemático, adaptado e planeado ajuda a prevenir doenças crónicas, inclusivamente a depressão, e permite aos mais idosos desempenharem pequenas tarefas do quotidiano que contribuem para um bem-estar generalizado e para o aumento da autoestima.



3 - Em busca de um sentido para a vida


Ao longo da vida é o propósito que nos impele a perseguir os nossos sonhos e a concretizar os nossos objetivos. Isso não muda com o envelhecimento, embora os mais velhos tenham tendência para se apegar à crença de que as suas vidas já não têm muito sentido e que são inúteis porque já não pertencem à parte ativa da população.


O pós-reforma é uma oportunidade para novos começos. Incentive o idoso a abraçar novos projetos e ocupar os tempos livres com atividades prazerosas.



É inegável que a pandemia veio limitar as atividades em que os mais velhos se podem envolver. Desaconselham-se saídas ao exterior não essenciais e a convivência com outras pessoas. No entanto, os impedimentos são passageiros e de futuro os idosos vão poder retomar as suas ocupações: passear, ir ao café, ao cinema ou ao teatro com os amigos, fazer voluntariado e ajudar os netos. Estes são apenas alguns exemplos de atividades que conferem bem-estar psicológico e que contribuem para a felicidade do idoso.



4 - Manter a ligação com o mundo «lá fora»

Enquanto as coisas não voltam ao normal, é importante que o idoso se sinta conectado ao mundo exterior. O seu familiar idoso é daqueles que ainda não se converteram às novas tecnologias? Ensine-o a entrar nesse admirável mundo novo que é a Internet com as suas possibilidades ilimitadas.


Modernize o quotidiano do idoso! Incite-o a explorar o mundo online e mostre-lhe como a tecnologia pode fazer com que ele se sinta menos sozinho e inútil.




Sem sair de casa, virtualmente (quase) tudo é possível: fazer uma refeição com familiares e amigos através de uma videochamada, fazer «aquele» curso tantas vezes adiado, ver uma exposição, assistir a um concerto ou viajar pelo mundo. A Internet disponibiliza uma infinidade de coisas para fazer e incontáveis possibilidades de socialização, que vão ajudar a manter a mente do seu familiar idoso saudável, ativa e bem disposta!



​Procure ajuda médica, se for necessário


As sugestões do Lares Online não substituem a procura por ajuda médica especializada, caso note que o idoso está infeliz ou em sofrimento porque se sente sozinho, inútil, ou angustiado. O primeiro passo é marcar uma consulta para o médico de família, que conhece o histórico do seu familiar idoso e que faz a ponte para outras especialidades que lidam diretamente com a saúde mental.



Para encontrar um lar para idosos

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.