Índice de Satisfação em Lar: 7 em cada 10 portugueses têm uma experiência positiva
Por Sónia Domingues , 17 de Maio de 2024 Notícias
Um estudo realizado pela avaliarlares.pt, plataforma criada pela Lares Online no início de 2023, concluiu que 7 em cada 10 portugueses avaliam a sua experiência em lares de idosos de forma positiva. Denominado por “Índice de Satisfação em Lar”, o estudo procurou analisar a opinião dos residentes em lar, dos seus familiares, dos colaboradores e de outros portugueses que já tiveram alguma experiência com um lar de idosos. A recolha destes testemunhos permitiu uma avaliação criteriosa da situação atual dos lares de idosos em Portugal e revelou que alguns portugueses continuam a contactar com lares que operam em situação de ilegalidade e à margem de qualquer fiscalização. Neste artigo, expomos os resultados do estudo, que surpreendem pela positiva!
A nossa ambição: Tornar mais transparente o setor dos cuidados em lar
A Lares Online é a plataforma pioneira e líder de mercado no serviço de apoio às famílias na procura de um lar de idosos. Promove uma escolha consciente, informada e segura, alerta para os riscos do setor dos cuidados sénior e ajuda a sociedade a compreender a fase avançada da vida, a Terceira Idade. Portugal é composto por uma população duplamente envelhecida, a crescer a cada dia. Deste modo, devemos procurar soluções em lares de idosos que promovam um envelhecimento ativo e a qualidade de vida dos nossos idosos.
Marina Lopes, CEO da Lares Online, afirma que os baixos valores das reformas e o défice de fiscalização por parte das autoridades competentes às instituições de cuidado sénior constituem os maiores entraves para o envelhecimento digno e seguro.
No início de 2023, a Lares Online cria a plataforma avaliarlares.pt, onde são recolhidas as avaliações das experiências em lar, posteriormente analisadas, servindo como uma fonte adicional de informação disponibilizada à família.
A avaliarlares.pt: A plataforma de avaliação da experiência em Lar
A plataforma avaliarlares.pt convida famílias, colaboradores, residentes e todos aqueles que têm contacto com um lar de idosos, a contribuírem com a avaliação sobre a sua experiência. A Lares Online, responsável por analisar as avaliações obtidas na plataforma avaliarlares.pt, e sob a premissa de que nem todos os lares são iguais, procura incentivar as estruturas a evoluir e a implementar melhorias na sua forma de funcionamento. A avaliarlares.pt é um espaço seguro e de confiança, no qual as famílias podem partilhar as suas experiências com lares de idosos.
As avaliações permitem, por um lado, identificar possíveis situações de riscos e, por outro lado, os bons lares, aqueles que prestam serviços de qualidade.
As avaliações feitas na avaliarlares.pt são uma fonte de informação valiosa, que permitem à Lares Online conhecer as instituições referenciadas, escrutinar o mercado e, consequentemente, ajudar as famílias a fazer uma escolha segura. Esta plataforma de avaliação assume o compromisso de enviar, mensalmente, à Segurança Social um relatório com a listagem dos lares que representam situações de risco para a saúde e bem-estar dos idosos. Encontrar uma residência sénior é um momento sensível para os idosos como também para as suas famílias, que envolve um conjunto de responsabilidades.
Como se caracteriza a experiência em lar de idosos em Portugal?
Sob o compromisso de advogar pelo bem-estar e pela segurança dos idosos em lar, a Lares Online realizou o estudo “Índice de Satisfação em Lar”, que analisou os contributos partilhados pelos portugueses na plataforma avaliarlares.pt, ao longo do ano de 2023.
Os dados recolhidos apontam para uma generalidade de experiências positivas em relação aos lares de idosos.
O estudo “Índice de Satisfação em lar” foi realizado com base nas avaliações recolhidas na plataforma avaliarlares.pt, num período de um ano, sendo que foram contabilizadas 423 apreciações válidas de experiências com lares em Portugal, tendo abrangido um universo de 341 lares avaliados. Ainda assim, das 423 avaliações contabilizadas, apenas 30 foram sobre lares de idosos ilegais, o que representa 7% do universo de lares avaliados.
Após a análise dos dados, verifica-se que 59% dos participantes considera a experiência com o lar positiva, 15% avaliam a experiência como neutra e 26% classificam a experiência como negativa.
O estudo dividiu as avaliações em três grupos de inquiridos diferentes: idosos residentes em lar, familiares ou visitantes e colaboradores em lar. Os dados recolhidos foram segmentados em cinco parâmetros fundamentais para determinar e avaliar, de 1 a 5, a qualidade de cada lar de idosos, sendo estes os seguintes: alimentação, cuidados de saúde prestados, higiene das instalações, condições da estrutura e cuidado dos profissionais.
Para além disso, muitas das apreciações contam com uma avaliação semântica (e não apenas numérica) dos lares, indicando quais os pontos positivos e negativos, assim como as melhorias que os lares podem implementar. Os parâmetros de avaliação de qualidade dos lares de idosos foram, também, analisados por distrito.
Os principais indicadores avaliados em lar
A alimentação é um parâmetro de apreensão. Alguns relatos destacam uma baixa qualidade da comida, com baixos valores nutricionais, o que impacta, obviamente, a saúde dos idosos. A média das avaliações da alimentação nos lares de idosos foi de 3,5 pontos percentuais.Os cuidados de saúde, também com uma avaliação de 3,5 pontos, são um dos fatores de maior preocupação dos portugueses. Apesar disto, um estudo feito pela Lares Online, mostra que esta é uma das áreas em que as instituições de cuidados sénior têm investido mais, uma vez que quando os idosos integram nos lares, já apresentam uma saúde débil.
Apesar dos cuidados de saúde serem um dos fatores de maior preocupação, têm-se revelado uma das áreas de maior investimento dos lares de idosos legais
A higiene dos lares de idosos foi avaliada, em média, em 3,6 pontos. A higiene é um dos principais elementos analisados numa fiscalização da Segurança Social e o descuido da mesma leva à emissão das ordens de encerramento. Aqui, importa referir a discrepância nas avaliações da higiene dos lares legais dos ilegais.
Enquanto que a higiene nos lares legais foi, em média, avaliada em 3,61 pontos percentuais, nos lares ilegais foi avaliada em 3,13 pontos
As condições das instalações e os cuidados dos profissionais que trabalham no lar foram os parâmetros com melhor avaliação, de 3,7 valores percentuais. Estas questões são de extrema importância porque, para além de permitirem que os idosos tenham um maior nível de conforto nas instituições, diferenciam a qualidade dos lares de idosos.
A perceção dos diferentes grupos de inquiridos
No estudo, foram contabilizadas 423 avaliações, onde 376 avaliações são de familiares e visitantes dos residentes em lar, 32 de colaboradores de lares e, ainda, 18 de residentes nos lares de idosos. De uma forma geral, verificou-se que a maioria das avaliações das experiências em lar não foram negativas. Quando falamos da percepção das famílias e visitantes dos residentes, concluiu-se que estes têm uma visão mais positiva, especialmente relativamente às condições das instalações e ao cuidado dos profissionais.
As famílias e os visitantes avaliam, de forma positiva, as condições das instalações e os cuidados prestados pelos profissionais dos lares.
Os residentes dos lares, apresentam uma visão mais neutra, que pode ser justificada pela ligação emocional que têm com o lar e com a equipa técnica. Os colaboradores, por estarem diretamente envolvidos nas operações diárias dos lares e por conhecerem os desafios de cuidar de idosos, são mais exigentes e têm uma visão menos otimista, relativamente ao cuidado dos profissionais e à qualidade da comida.
As avaliações de qualidade dos lares de idosos por distrito
No momento em que é feita uma avaliação na avaliarlares.pt, é pedido que o inquirido coloque o distrito e o concelho do lar de idosos que está a avaliar e, fazendo uma análise criteriosa da perceção dos lares por distrito, conseguimos retirar algumas conclusões.Em primeiro lugar, os lares da zona norte e centro do país são aqueles que apresentam uma melhor avaliação, com especial destaque para os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Vila Real, Bragança e Porto. Já os lares da região do Alentejo apresentam as avaliações mais negativas, sendo que nenhuma das apreciações foi positiva. Os lares da Área Metropolitana de Lisboa, por sua vez, apresentam-se bem cotados, com uma percentagem elevada de apreciações positivas. Lisboa, por exemplo, teve 65% de avaliações positivas.
No caminho para a melhoria da qualidade do setor
Na análise rigorosa das avaliações recolhidas pela plataforma avaliarlares.pt, o “Índice de Satisfação em Lar” vem comprovar que os lares não são todos iguais, algo que a Lares Online defendeu desde sempre. Destaca-se a participação ativa das famílias, dos residentes e dos colaboradores, que efetivamente contribuem para a transparência do setor dos lares de idosos e da proteção dos idosos.
Apesar de considerar que o estudo desmistifica a percepção negativa que a sociedade portuguesa tem em relação aos lares de idosos, Marina Lopes, CEO da Lares Online, defende o reforço de fiscalização e a melhoria contínua da qualidade dos lares de idosos em Portugal. Alerta ainda que há muitas famílias que são enviesadas e, muitas vezes, em momentos de tormento, optam pela solução mais barata, que lhes parece a melhor naquele momento − as consequências disso podem ser catastróficas.
O estudo da avaliarlares.pt evidencia que a realidade não é perfeita, mas que a experiência em geral nos lares de idosos em Portugal, é positiva!
A Lares Online apenas referencia lares devidamente legalizados e com padrões de qualidade que asseguram a confiança das famílias. A Rede Lares Online é constituída por lares que são avaliados continuamente, de forma a obedecer aos padrões de qualidade desejados e a merecer a crescente confiança de quem procura uma solução em lar de idosos, de forma segura e informada.