Humanitude: o modelo de trabalho que diferencia a qualidade dos lares de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Notícias


Como é possível conjugar empatia e respeito sem abdicar de um método profissional e estandardizado no cuidados aos residentes nos lares de idosos? Conjugar essas facetas pode parecer um mito ou uma fantasia inalcançável, mas a realidade é que esta metodologia existe, apesar de só alguns lares a conhecerem e utilizarem. Trata-se da filosofia de cuidados Humanitude, idealizada e desenvolvida, inicialmente, por dois terapeutas franceses (Yves Gineste e Rosere Marescoti) e que tem vindo a ser aprimorada ao longo das últimas décadas. Este método combina técnicas específicas para proporcionar um ambiente de conforto e dignidade àqueles que recebem os cuidados, mas tem em atenção o conforto, a segurança e o profissionalismo dos cuidadores. 

A Metodologia Humanitude pode ser aplicada em vários cenários. Contudo, neste artigo, vamos concentrar-nos nos cuidados prestados em lar de idosos e em desvendar o Método Humanitude, que promove o bem-estar aos residentes no lar e melhores condições de trabalho aos cuidadores.



O que é a Metodologia Humanitude?


A metodologia de cuidado Humanitude é uma prática que une a humanização dos cuidados, ao aplicar um conjunto de técnicas e procedimentos que possibilitam a sistematização dos cuidados prestados. Este método tem na sua origem uma filosofia de promoção da autonomia e da dignidade do idoso, mas que respeita as barreiras do profissionalismo do prestador de auxílio. O objetivo é criar um ambiente de conforto e segurança tanto para o auxiliar como para o idoso.


Esta metodologia foi desenvolvida com base numa filosofia que aposta no equilíbrio entre a técnica e a sensibilidade para com o sofrimento do outro.



É a resposta que se encontra face à profissionalização dos cuidadores, que centraram a sua ação na técnica e na disciplina  dos procedimentos mecanizados de cuidado, alheando-se da sensibilidade e da empatia para com as pessoas cuidadas. A Metodologia Humanitude faz uma análise crítica acerca da natureza dos cuidados de auxílio, em que procura unir uma metodologia organizada e sistematizada de procedimentos a uma abordagem que permite ao idoso sentir-se confortável e seguro na sua fragilidade. Possibilita, também, um ambiente mais agradável para o cuidador, no qual sinta menos oposição, mas que mantenha a sua postura profissional no lar de idosos.


Benefícios de implementar a metodologia Humanitude em lar de idosos?


O lar de idosos, ao implementar a Metodologia Humanitude garante muitos benefícios que ultrapassam a garantia da qualidade nos cuidados aos idosos. Apesar desse benefício justificar, por si só, a adoção do Método Humanitude no lar de idosos, juntam-se a ainda outras mais-valias.

No idoso 

Ao implementar a Metodologia Humanitude no lar de idosos, o idoso tem inúmeros benefícios, seja este residente autónomo, mais dependente ou que sofre com alguma patologia neurológica. 

Sabemos que os cuidados num lar de idosos podem ser bastante intrusivos, que implicam o cuidado com a higiene íntima, a troca de fraldas, a responsabilidade de movimentar ou fazer o levante de um idoso acamado ou lidar com a dor física ou psicológica que o residente possa sentir. Por tal, é importante que o trabalho combine o profissionalismo com a empatia necessária.

A adoção desta metodologia pode traduzir-se no reforço da relação entre os idosos e o auxiliar, o que assegura um maior conforto e dignidade ao residente. A agitação patológica, a rejeição dos cuidados por parte de idoso e o número de residentes acamados, por norma, tendem a diminuir com esta metodologia. O idoso sente-se menos ansioso quando recebe os cuidados de forma digna, ganha mais auto-estima por se sentir mais respeitado e por recuperar alguma autonomia. 

No cuidador

O cuidador auxiliar também regista uma melhoria na sua qualidade de vida quando utiliza a Metodologia Humanitude. Existe uma maior motivação no trabalho e uma menor oposição por parte do idoso, o que faz com que o cuidador sinta que o seu trabalho é mais útil e menos invasivo.

​No fundo, podemos comparar esta situação com a de um enfermeiro de pediatria que sente uma carga emocional negativa quando faz um procedimento que causa dor. Quando o enfermeiro consegue que a criança compreenda o procedimento e o aceite como algo positivo, fica mais leve.No mesmo sentido, o auxiliar do lar de idosos sente uma menor carga emocional negativa, tem uma maior motivação, corre menos riscos de burnout e reduz a necessidade de baixas médicas. 

A nível de desgaste físico, a Metodologia Humanitude defende como um dos seus pilares a verticalidade. Privilegia os cuidados feitos em pé, de forma a não pressionar as costas, um dos grandes malefícios do trabalho de um auxiliar num lar de idosos.

Na organização e gestão do lar

O lar de idosos também beneficia, surpreendentemente, da Metodologia Humanitude como um método exclusivo a ser implementado no cuidado aos residentes idosos. A adoção desta metodologia vai resultar numa conquista de reconhecimento institucional, por ser um lar que privilegia a qualidade de vida dos seus residentes e que utiliza as mais recentes ferramentas para garantir a saúde e o bem-estar. Para além da satisfação dos idosos e das suas famílias, o lar garante uma equipa mais motivada e com melhores condições mentais e físicas, devido ao facto desta prática beneficiar, alegrar e desafogar os auxiliares.

Deste modo, a rotatividade dos auxiliares pode diminuir exponencialmente assim como o recurso a baixas médicas por parte dos cuidadores, o que faz com que o lar de idosos consiga realizar uma melhor gestão das equipas.

Quais os princípios da Metodologia Humanitude em lar de idosos?


A prestação de cuidados pela Metodologia Humanitude não se relaciona, singularmente, com o procedimento do cuidado mas, também, com o ambiente em que os procedimentos são realizados. A Humanitude reintegra gestos simples, de consentimento e confiança para reforçar a relação positiva entre o auxiliar e os idosos e criar um ambiente mais confortável. 

A Metodologia Humanitude centra-se em cinco etapas principais:


Pré-preliminares

Na primeira fase do processo, inicia-se a abordagem calma, sem surpresas, e estabelece-se o primeiro diálogo, num tom de respeito pela privacidade e pela autonomia do idoso. 


Preliminares

Nesta segunda fase, estabelece-se uma relação de confiança entre o idoso e o cuidador através do olhar. É a altura da aproximação física, em que o auxiliar utiliza a palavra para estabelecer o consentimento, seguida do toque, que pode ser progressivo, permanente, pacificante ou profissional.  


Rebouclage sensorial

Na terceira fase do processo, o auxiliar explica os procedimentos que está a realizar, enquanto salienta os benefícios que o idoso tem. O auxiliar estimula a auto-estima do idoso, elogiando-o, e promove a verticalidade das ações, sempre que possível. O objetivo é abstrair a mente do idoso e transformar aquele espaço de tempo na criação de uma relação positiva e de confiança. 


Consolidação emocional

Esta quarta fase desempenha o papel de encerrar a ação de cuidado. O propósito prende-se com criar na memória do idoso uma impressão positiva, uma recordação de uma experiência agradável, de modo a tornar-se uma referência positiva futura. O auxiliar também deve reforçar que a experiência foi positiva para o mesmo, para promover uma relação de confiança e de segurança. Esta fase pode permitir um consentimento mais fácil no futuro. 


Reencontro

Esta é a última fase do processo de cuidado. É a altura de marcar um futuro encontro, para agradecer ao idoso a sua permissão na fase do cuidado, para se focar nos aspetos positivos e para gerir a expetativa no idoso, de modo a não lhe causar medo de abandono, caso não seja o auxiliar em causa a prestar os cuidados na próxima vez.


Como implementar o Método Humanitude no seu lar de idosos?


Em Portugal, existem várias iniciativas privadas que disponibilizam formações sobre a Metodologia Humanitude, sejam estas presenciais e/ou online. A plataforma Humanitude, a plataforma de geriatria e saúde mental Replicar e o Instituto CRIAP são apenas três exemplos de entidades que prestam formação na Metodologia de cuidados Humanitude para os auxiliares e enfermeiros em lares de idosos. 


Humanitude: a metodologia que assume a mudança no cuidado em lar de idosos


O desafio do cuidado profissional aliado à empatia fundamental que se impõe no cuidado aos idosos, causa uma tensão entre o que deverá ser estritamente profissional e o que necessita de um tratamento mais empático e relacional.

A Metodologia Humanitude, que tem vindo a ser aprimorada, representa um equilíbrio entre os dois mundos. Por um lado, os idosos são favorecidos, por outro, os auxiliares e os lares ficam melhor servidos. Os auxiliares beneficiam de uma clara melhoria no relacionamento com o residente idoso e têm menor carga emocional e física. A equipa de profissionais ganha em motivação pessoal e satisfação profissional. O lar, por sua vez, beneficia na satisfação das famílias e melhora a sua gestão de equipas. A humanização da assistência configura um avanço para os lares que pretendem ir além do tradicional e que querem proporcionar a máxima qualidade em todos os setores no seu lar de idosos.



Quer tornar o seu lar de idosos mais atrativo para as famílias?

Registe-se ou ligue (+351) 924 059 935.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.