Guia para os residentes em lares de idosos em Ourém
Por Madalena Silva , 05 de Maio de 2025 Lares e Residências
O concelho de Ourém é muito peculiar e interessante. Composto por treze freguesias, é conhecido especialmente por albergar duas cidades totalmente diferentes: a cidade histórica de Ourém, com o seu imponente castelo medieval, e a cidade de Fátima, que cresceu a partir de uma pequena freguesia, fruto da aparição de Nossa Senhora de Fátima.
O milagre de Fátima e consequente construção do Santuário Mariano ditou o desenvolvimento do comércio, hotelaria e restauração, como resposta aos milhares de peregrinos que anualmente se dirigem a Fátima. Esta região é muito procurada por idosos, que querem passar a sua velhice numa localidade central, muito espiritual e também próxima de tudo, tanto da zona costeira, como também da capital Lisboa, que fica a cerca de 1h30 de viagem. Neste guia, vamos dar a conhecer Ourém, e porque se tornou um destino predileto dos idosos que querem envelhecer com qualidade.
No concelho de Ourém, existe uma ampla oferta de lares e residências sénior, nomeadamente 33 equipamentos, que procuram responder à crescente demanda por vagas. Destes 33 lares, 17 são de natureza solidária. A Rede Lares Online no concelho de Ourém é composta por 208 camas.
Os lares de idosos da Rede Lares Online nas cidades de Ourém e Fátima oferecem aos seus residentes um ambiente clássico, com qualidade acima da média. Os lares, bastante recentes, têm dimensão média a grande, com capacidade média para 52 residentes, equipados com mobiliário de linhas sóbrias e cores cálidas, que oferecem uma sensação de conforto. Em comum, os lares possuem acomodações em quartos duplos e individuais, com sistema de chamada e colchões anti-escaras.
Todos os lares da Rede Lares Online em Ourém e Fátima têm um espaço de jardim exterior, onde os idosos podem ter contacto com a natureza, assim como um gabinete de estética.
Os lares da Rede Lares Online promovem atividades, que se conjugam com a condição física e mental dos idosos residentes, procurando o estímulo e manutenção das suas capacidades, nomeadamente através de exercícios de manutenção física, estimulação cognitiva, atelier de leitura e expressão plástica. Os idosos também são convidados a participar em atividades no exterior com regularidade. Dada a importância da religião católica especialmente nesta região do país, todos os lares da Rede Lares Online do concelho de Ourém (Fátima) realizam a Celebração da Palavra com muita frequência.
Todos os lares da Rede Lares Online em Ourém asseguram a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana, assim como consultas de nutricionismo, incluídas na mensalidade. 50% dos lares da Rede Lares Online em Ourém (Fátima) têm serviços de enfermagem disponíveis todos os dias e fisioterapia personalizada, incluída na mensalidade.
Os valores médios mensais praticados nos lares da Rede Lares Online em Ourém são de 1200€ em quarto partilhado e 2057€ em quarto individual. A mensalidade não inclui despesas extraordinárias e pessoais, tais como produtos descartáveis, cremes hidratantes, medicamentos e transportes, entre outros.
Ourém tem uma história que se divide principalmente em duas épocas principais: a era medieval, altura em que a localidade cresceu em redor do castelo, e a Aparição de Fátima no início do século XX, que viu um novo núcleo urbano a desenvolver-se em pouco tempo. Ourém soube aproveitar tanto a riqueza histórica e cultural medieval, como o fervor religioso que se gerou, gerando um novo centro urbano no concelho. Estas duas cidades estão rodeadas por freguesias mais rurais, de onde crescem os olivais e a vinha, produções muito significativas nesta região. Os idosos residentes em lares no concelho de Ourém podem assim desfrutar das paisagens oferecidas pelas Serras de Aire e de Candeeiros e de dois centros urbanos muito distintos, que oferecem inúmeros serviços e cuidados de saúde.
A cidade de Fátima foi crescendo à volta do lugar da Cova da Iria, uma pequena aldeia de Ourém, onde se construiu o santuário. As ruas são largas e de construção moderna, permitindo uma boa acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida. Fátima é um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo e atrai cerca de 6 milhões de peregrinos anualmente e está plenamente preparada para acolher os idosos com grande qualidade de vida.

Ourém tem uma gastronomia típica feita de pratos reconfortantes, confecionados com produtos locais, nomeadamente o delicioso cabrito assado no forno, regado com o azeite de produção local, a sopa de ossos, que é cozinhada com ossos de porco, legumes e batatas locais, as migas à moda de Ourém e o leitão, que também é muito apreciado na região. Mas Ourém também tem muita tradição na arte doceira, como os residentes em lares de idosos podem comprovar pelas broas de mel, o pão doce chamado de “bolo de cabeça” e os doces conventuais, como o toucinho do céu, as trouxas de ovos e o pudim Abade de Priscos, que são servidos nas pastelarias locais.
O Plano Sénior de Ourém tem por objetivo criar atividades promotoras de um envelhecimento saudável, seguro, ativo, participativo e socialmente positivo. O Plano Sénior de Ourém é baseado em três eixos de intervenção: bem-estar, segurança e respostas e serviços. De referir que o município ostenta o Selo de Qualidade Envelhecimento Ativo e Saudável.

Para além das Festividades Religiosas em torno de Fátima, entre as quais, as celebrações de 13 de Maio, os residentes em lares de idosos em Ourém podem também contar com animação de carácter mais lúdico. Um exemplo disso são as Festas da Cidade, a Feir’ Ourém, que se celebra durante alguns dias, por volta de 20 de junho. Neste evento, os idosos podem visitar o Parque da cidade e o Centro de Exposições, onde estão mais de cem expositores, tasquinhas de comida típica, festival de folclore e concertos musicais, entre outras atividades.
Apesar de registar muita pluviosidade, Ourém goza de verões longos e secos, favoráveis aos residentes no lar de idosos que gostam de dias soalheiros e que sofrem com problemas de ossos. A temperatura média nos meses de verão é de 27º, a média mínima raramente se situa abaixo dos 14º. Os invernos são muito chuvosos, mas as temperaturas são amenas, com a média a se situar entre os 3º e 15º.

O Parque Linear é o maior espaço verde da cidade de Ourém, aproveitando as margens da ribeira de Seiça, para criar um local de eleição para a população. Os residentes em lares de idosos certamente apreciarão este parque, com percursos pedestres e pedonais acessíveis, parque infantil e parque de merendas.
Situado perto do Convento dos Frades Capuchinhos e Convento das Irmãs do Bom Pastor, o Jardim Bíblico, situado em Fátima, está pensado para aliar a serenidade da natureza, com a reflexão religiosa. Os residentes no lar de idosos podem encontrar árvores e arbustos como ciprestes, choupos, videiras, cedros e outras. Por entre a mancha verde, o jardim tem placas com frases inspiradoras da Bíblia. O jardim também dispõe de bancos onde os idosos podem descansar confortavelmente.
De natureza calcária, as Serras de Aire e Candeeiros, para além de serem conhecidas pela fauna existente, nomeadamente os morcegos, são muito apreciadas pelas suas grutas e outras formações subterrâneas cheias de beleza. Os residentes em lares de idosos em Ourém podem visitar as serras, e percorrer alguns trilhos, para os que estão fisicamente saudáveis. O parque tem sinalética abundante e, no final do passeio, os idosos podem descansar e apreciar a gastronomia local em restaurantes e similares que se encontram ao longo das estradas que serpenteiam as serras.
Muito apreciada pelas águas com qualidades termais, a nascente do Agroal situa-se a poucos quilómetros de Fátima, sendo um local que atrai muitos visitantes, pela praia fluvial e piscina natural. Os residentes no lar de idosos podem beneficiar das propriedades termais da água, apreciando a natureza verdejante que envolve a nascente.

O local que fez de Ourém, e em particular, Fátima uma das maiores atrações de turismo religioso mundial é de visita obrigatória e tem muito que ver. Os residentes em lares de idosos em Ourém podem aproveitar a proximidade para visitar o complexo mariano, que, para além da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os Três Pastorinhos, abrange também a Capela das Aparições, onde Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos em cima da oliveira (já extinta). Também podem aceder à Basílica da Santíssima Trindade.
A poucos minutos de Ourém, situa-se a aldeia recuperada da Pia do Urso, onde foi criado o Ecoparque Sensorial, com percursos guiados e adaptados a invisuais. Os residentes no lar de idosos podem apreciar a paisagem campestre que rodeia a aldeia, chamada de Pia do Urso, porque reza a lenda que antigamente os ursos bebiam água das formações geológicas em forma de pias que se encontravam no local.
O concelho de Ourém é servido pelo Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), que opera em ambas as cidades e as freguesias da localidade. Este serviço disponibiliza diversas linhas de transporte, o que facilita a deslocação para vários pontos do concelho. Os seniores têm acesso a um passe mensal com desconto. Os residentes em lares de idosos também se poderão deslocar de comboio, através da Estação de Seiça-Ourém, que integra a Linha do Norte, oferecendo serviços regionais e inter-regionais, que fazem a ligação para Lisboa e Porto, entre outras. De resto, o concelho dispõe de excelentes acessibilidades rodoviárias, especialmente a A1 e A23, a auto-estrada da beira interior.
O milagre de Fátima e consequente construção do Santuário Mariano ditou o desenvolvimento do comércio, hotelaria e restauração, como resposta aos milhares de peregrinos que anualmente se dirigem a Fátima. Esta região é muito procurada por idosos, que querem passar a sua velhice numa localidade central, muito espiritual e também próxima de tudo, tanto da zona costeira, como também da capital Lisboa, que fica a cerca de 1h30 de viagem. Neste guia, vamos dar a conhecer Ourém, e porque se tornou um destino predileto dos idosos que querem envelhecer com qualidade.
Oferta geral de lares de idosos em Ourém
No concelho de Ourém, existe uma ampla oferta de lares e residências sénior, nomeadamente 33 equipamentos, que procuram responder à crescente demanda por vagas. Destes 33 lares, 17 são de natureza solidária. A Rede Lares Online no concelho de Ourém é composta por 208 camas.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Ourém
Os lares de idosos da Rede Lares Online nas cidades de Ourém e Fátima oferecem aos seus residentes um ambiente clássico, com qualidade acima da média. Os lares, bastante recentes, têm dimensão média a grande, com capacidade média para 52 residentes, equipados com mobiliário de linhas sóbrias e cores cálidas, que oferecem uma sensação de conforto. Em comum, os lares possuem acomodações em quartos duplos e individuais, com sistema de chamada e colchões anti-escaras.
Todos os lares da Rede Lares Online em Ourém e Fátima têm um espaço de jardim exterior, onde os idosos podem ter contacto com a natureza, assim como um gabinete de estética.

Os lares da Rede Lares Online promovem atividades, que se conjugam com a condição física e mental dos idosos residentes, procurando o estímulo e manutenção das suas capacidades, nomeadamente através de exercícios de manutenção física, estimulação cognitiva, atelier de leitura e expressão plástica. Os idosos também são convidados a participar em atividades no exterior com regularidade. Dada a importância da religião católica especialmente nesta região do país, todos os lares da Rede Lares Online do concelho de Ourém (Fátima) realizam a Celebração da Palavra com muita frequência.

Todos os lares da Rede Lares Online em Ourém asseguram a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana, assim como consultas de nutricionismo, incluídas na mensalidade. 50% dos lares da Rede Lares Online em Ourém (Fátima) têm serviços de enfermagem disponíveis todos os dias e fisioterapia personalizada, incluída na mensalidade.

Os valores médios mensais praticados nos lares da Rede Lares Online em Ourém são de 1200€ em quarto partilhado e 2057€ em quarto individual. A mensalidade não inclui despesas extraordinárias e pessoais, tais como produtos descartáveis, cremes hidratantes, medicamentos e transportes, entre outros.

O que distingue o concelho: Ourém
Ourém tem uma história que se divide principalmente em duas épocas principais: a era medieval, altura em que a localidade cresceu em redor do castelo, e a Aparição de Fátima no início do século XX, que viu um novo núcleo urbano a desenvolver-se em pouco tempo. Ourém soube aproveitar tanto a riqueza histórica e cultural medieval, como o fervor religioso que se gerou, gerando um novo centro urbano no concelho. Estas duas cidades estão rodeadas por freguesias mais rurais, de onde crescem os olivais e a vinha, produções muito significativas nesta região. Os idosos residentes em lares no concelho de Ourém podem assim desfrutar das paisagens oferecidas pelas Serras de Aire e de Candeeiros e de dois centros urbanos muito distintos, que oferecem inúmeros serviços e cuidados de saúde.
Zona emblemática: Fátima
A cidade de Fátima foi crescendo à volta do lugar da Cova da Iria, uma pequena aldeia de Ourém, onde se construiu o santuário. As ruas são largas e de construção moderna, permitindo uma boa acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida. Fátima é um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo e atrai cerca de 6 milhões de peregrinos anualmente e está plenamente preparada para acolher os idosos com grande qualidade de vida.

Pratos típicos de Ourém
Ourém tem uma gastronomia típica feita de pratos reconfortantes, confecionados com produtos locais, nomeadamente o delicioso cabrito assado no forno, regado com o azeite de produção local, a sopa de ossos, que é cozinhada com ossos de porco, legumes e batatas locais, as migas à moda de Ourém e o leitão, que também é muito apreciado na região. Mas Ourém também tem muita tradição na arte doceira, como os residentes em lares de idosos podem comprovar pelas broas de mel, o pão doce chamado de “bolo de cabeça” e os doces conventuais, como o toucinho do céu, as trouxas de ovos e o pudim Abade de Priscos, que são servidos nas pastelarias locais.
Envelhecimento ativo em Ourém
O Plano Sénior de Ourém tem por objetivo criar atividades promotoras de um envelhecimento saudável, seguro, ativo, participativo e socialmente positivo. O Plano Sénior de Ourém é baseado em três eixos de intervenção: bem-estar, segurança e respostas e serviços. De referir que o município ostenta o Selo de Qualidade Envelhecimento Ativo e Saudável.

Festas e eventos em Ourém
Para além das Festividades Religiosas em torno de Fátima, entre as quais, as celebrações de 13 de Maio, os residentes em lares de idosos em Ourém podem também contar com animação de carácter mais lúdico. Um exemplo disso são as Festas da Cidade, a Feir’ Ourém, que se celebra durante alguns dias, por volta de 20 de junho. Neste evento, os idosos podem visitar o Parque da cidade e o Centro de Exposições, onde estão mais de cem expositores, tasquinhas de comida típica, festival de folclore e concertos musicais, entre outras atividades.
O clima em Ourém
Apesar de registar muita pluviosidade, Ourém goza de verões longos e secos, favoráveis aos residentes no lar de idosos que gostam de dias soalheiros e que sofrem com problemas de ossos. A temperatura média nos meses de verão é de 27º, a média mínima raramente se situa abaixo dos 14º. Os invernos são muito chuvosos, mas as temperaturas são amenas, com a média a se situar entre os 3º e 15º.

Parques e jardins em Ourém
O Parque Linear é o maior espaço verde da cidade de Ourém, aproveitando as margens da ribeira de Seiça, para criar um local de eleição para a população. Os residentes em lares de idosos certamente apreciarão este parque, com percursos pedestres e pedonais acessíveis, parque infantil e parque de merendas.
Situado perto do Convento dos Frades Capuchinhos e Convento das Irmãs do Bom Pastor, o Jardim Bíblico, situado em Fátima, está pensado para aliar a serenidade da natureza, com a reflexão religiosa. Os residentes no lar de idosos podem encontrar árvores e arbustos como ciprestes, choupos, videiras, cedros e outras. Por entre a mancha verde, o jardim tem placas com frases inspiradoras da Bíblia. O jardim também dispõe de bancos onde os idosos podem descansar confortavelmente.
A natureza em Ourém
De natureza calcária, as Serras de Aire e Candeeiros, para além de serem conhecidas pela fauna existente, nomeadamente os morcegos, são muito apreciadas pelas suas grutas e outras formações subterrâneas cheias de beleza. Os residentes em lares de idosos em Ourém podem visitar as serras, e percorrer alguns trilhos, para os que estão fisicamente saudáveis. O parque tem sinalética abundante e, no final do passeio, os idosos podem descansar e apreciar a gastronomia local em restaurantes e similares que se encontram ao longo das estradas que serpenteiam as serras.
Muito apreciada pelas águas com qualidades termais, a nascente do Agroal situa-se a poucos quilómetros de Fátima, sendo um local que atrai muitos visitantes, pela praia fluvial e piscina natural. Os residentes no lar de idosos podem beneficiar das propriedades termais da água, apreciando a natureza verdejante que envolve a nascente.

Museus e cultura em Ourém
O local que fez de Ourém, e em particular, Fátima uma das maiores atrações de turismo religioso mundial é de visita obrigatória e tem muito que ver. Os residentes em lares de idosos em Ourém podem aproveitar a proximidade para visitar o complexo mariano, que, para além da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os Três Pastorinhos, abrange também a Capela das Aparições, onde Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos em cima da oliveira (já extinta). Também podem aceder à Basílica da Santíssima Trindade.
A poucos minutos de Ourém, situa-se a aldeia recuperada da Pia do Urso, onde foi criado o Ecoparque Sensorial, com percursos guiados e adaptados a invisuais. Os residentes no lar de idosos podem apreciar a paisagem campestre que rodeia a aldeia, chamada de Pia do Urso, porque reza a lenda que antigamente os ursos bebiam água das formações geológicas em forma de pias que se encontravam no local.
Transportes e acessibilidades em Ourém
O concelho de Ourém é servido pelo Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), que opera em ambas as cidades e as freguesias da localidade. Este serviço disponibiliza diversas linhas de transporte, o que facilita a deslocação para vários pontos do concelho. Os seniores têm acesso a um passe mensal com desconto. Os residentes em lares de idosos também se poderão deslocar de comboio, através da Estação de Seiça-Ourém, que integra a Linha do Norte, oferecendo serviços regionais e inter-regionais, que fazem a ligação para Lisboa e Porto, entre outras. De resto, o concelho dispõe de excelentes acessibilidades rodoviárias, especialmente a A1 e A23, a auto-estrada da beira interior.