Guia para os residentes em lar de idosos na Figueira de Castelo Rodrigo
Por Eduardo Cruz, atualizado a 16 de Dezembro de 2025 Lares e Residências
Oferta de lares em Figueira de Castelo Rodrigo
No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo existem 9 lares e residências sénior, 8 de cariz social. Se estendermos a procura a todo o distrito da Guarda, existem 148 opções de alojamento e cuidados para idosos. A Rede Lares Online no distrito da Guarda é composta por 106 camas.
Como São os lares da Rede Lares Online em Figueira de Castelo Rodrigo?
A Rede Lares Online em Figueira de Castelo Rodrigo é constituída por estruturas relativamente recentes, que primam pela simplicidade e alegria das cores, que oferecem um conforto familiar aos idosos. Com capacidade para 33 residentes, os lares oferecem alojamento em quartos individuais e duplos, estando equipados com sistema de chamadas e camas articuladas, entre outros detalhes. Os idosos podem fazer pequenos trabalhos na horta, mantendo o contacto com as suas raízes e também contam com estacionamento para as visitas, que se fazem sem restrições horárias.

A Rede Lares Online em Figueira de Castelo Rodrigo promove uma série de atividades diversificadas para garantir que os idosos têm um envelhecimento ativo e socialmente integrado, nomeadamente através de sessões de manutenção física, estimulação cognitiva, expressão plástica, passeios e visitas culturais. Também realizam a Celebração da palavra para os idosos residentes católicos.

Os cuidados de saúde são fundamentais nos lares de idosos, e em Figueira de Castelo Rodrigo, a Rede Lares Online procura manter os idosos o mais saudáveis possível, sendo que 33% dos lares asseguram a visita de um clínico de medicina geral uma vez por semana e sessões de terapia da fala para os idosos que necessitarem, sendo esta consulta um gasto que não está incluído na mensalidade. 66% dos lares da Rede Lares Online neste concelho do distrito da Guarda oferecem serviço de enfermagem todos os dias e também 66% dos lares garantem sessões de fisioterapia personalizada, extra mensalidade.

O ingresso num lar de idosos da Rede Lares Online em Figueira de Castelo Rodrigo tem uma mensalidade média de 1 063€ em quarto partilhado e 1 363€ em quarto privado, excluindo despesas extraordinárias, como seja a medicação, transporte e descartáveis, entre outros custos de ordem individual.
O que distingue a vila: Figueira de Castelo Rodrigo
Figueira de Castelo Rodrigo desenvolve-se principalmente em dois pólos: a sede do município e a aldeia de Figueira de Castelo Rodrigo, ex-libris da região. A vila é mais moderna, mas nem por isso perde os traços tradicionais e focados no património rico desta região. Já a aldeia de Figueira de Castelo Rodrigo é um ponto turístico de eleição, pela manutenção rigorosa do seu património medieval, nomeadamente o castelo com torres, cisterna e partes da muralha ainda intactas.
Zona emblemática: Praça do Município
A Praça do Município de Figueira de Castelo Rodrigo é o ponto de encontro da comunidade local. É neste local central onde se concentram os serviços públicos, restauração e cafés e negócios locais. Na Praça do Município, os residentes em lares de idosos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo podem participar em diversas festas e eventos culturais que dinamizam a vila, ou simplesmente conviver com a comunidade local.

Pratos típicos de Figueira de Castelo Rodrigo
O borrego da Marofa é o produto gastronómico mais emblemático da Figueira de Castelo Rodrigo. Aproveitando as pastagens altas da serra, o borrego é especialmente saboroso e merece um lugar central à mesa dos figueirenses. Mas numa região profundamente agrícola, o pão e as migas têm destaque especial, assim como pratos de caça, como o javali. Os queijos e os enchidos servem-se todo o ano, e, para os idosos que gostem de doces, podem optar pelas amêndoas cobertas ou os rebuçados de ovos moles.
Envelhecimento ativo em Figueira de Castelo Rodrigo
Muito dinâmica, a Academia Figueira Senior é uma resposta socioeducativa, que promove a inclusão social, a atividade física e cultural dos residentes mais velhos em Figueira de Castelo Rodrigo. Os residentes em lares de idosos podem inscrever-se em disciplinas de vária ordem, seminários, grupos recreativos como o coro e o grupo de teatro, entre outras atividades.

Festas e eventos em Figueira de Castelo Rodrigo
Existem diversas festividades e eventos ao longo do ano, mas aquela que mais se destaca é a “Rainha da Amendoeira em flor”, que se celebra ao longo de dois fins-de-semana de março, altura em que se consegue vislumbrar um manto de árvores cobertos por pequenas flores de tom branco e rosa claro, uma visão verdadeiramente deslumbrante. Para além dos percursos turísticos pelos campos floridos, esta festa congrega diversos espetáculos musicais, tasquinhas, eventos culturais e jogos tradicionais.
O clima em Figueira de Castelo Rodrigo
Os idosos da região, já saberão o que são verões curtos e bastante quentes e invernos longos e rigorosos, perfeitos para estar no calor de uma lareira. Ao longo dos curtos meses de verão, os termómetros atingem naturalmente temperaturas máximas acima dos 26 ºC, e a média mínima é de 15 ºC. Já no inverno, a temperatura média máxima habitualmente não sobe para além dos 13 ºC, com temperaturas mínimas a rondar os 2 ºC.

Parques e jardins em Figueira de Castelo Rodrigo
O Jardim Municipal da Figueira de Castelo Rodrigo, localizado junto ao edifício da câmara municipal é um espaço central muito bem cuidado, que tem as características perfeitas para os residentes em lares de idosos do concelho darem o seu passeio. Tem percursos pedonais acessíveis, árvores frondosas a fazer sombra nos dias mais quentes, bancos de jardim, parque infantil e zona de mesas.
A natureza em Figueira de Castelo Rodrigo
Os residentes em lares de idosos no concelho podem apreciar a natureza em pleno na Serra da Marofa, que se eleva a uns impressionantes 977 metros de altitude, de onde se avista o Vale do Côa, a fronteira com a vizinha Espanha e, em determinados pontos, até o rio Douro. Os idosos podem subir a montanha de carro e visitar o imponente Cristo-Rei, que foi erigido em 1956. Este é um miradouro privilegiado para apreciar a beleza da natureza em estado puro.

Hospitais e unidades de saúde em Figueira de Castelo Rodrigo
Em termos de cuidados de saúde primários, os residentes em lares de idosos em Figueira de Castelo Rodrigo contam com o Centro de Saúde da Localidade, que possui uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, uma Unidade de Cuidados na Comunidade e ainda tem um Serviço de Atendimento Permanente. Para serviços de saúde hospitalares, o residente tem de se dirigir ao Hospital Sousa Martins, na Guarda.
Museus e cultura em Figueira de Castelo Rodrigo
Para os idosos que gostem da história de Portugal, a visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo é obrigatória. Neste espaço, está exposto o caminho histórico desta localidade, desde a ocupação muçulmana, a reconquista cristã e ao domínio de Castela, até à Reconquista Portuguesa, com o ponto alto a ser a Batalha de Castelo Rodrigo, a 7 de julho de 1664. De referir que o edifício que alberga o Centro Interpretativo é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, tem informações em braille e casas de banho adaptadas.

Transportes e acessibilidades em Figueira de Castelo Rodrigo
Em Figueira de Castelo Rodrigo, os residentes em lares de idosos podem contar com uma rede de transportes públicos, que fazem a ligação entre a sede do concelho e várias freguesias do concelho. Em algumas localidades em que não há transportes regulares, os residentes contam com o serviço de transporte flexível “Cegonha Móbil”, que é feito a pedido e é gratuito para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas sem carro próprio. As principais vias de acesso ao município são feitas pelo IC3, que liga a cidade da Guarda ao Porto, e que pode ser acedida em Figueira de Castelo Rodrigo através da estrada nacional EN 221.