Guia para os residentes em lar de idosos em Odivelas

Por Sónia Domingues , 14 de Março de 2024 Lares e Residências


Um concelho que faz parte integrante da área metropolitana de Lisboa, mas que mantém uma identidade muito própria e enraizada, Odivelas encontra-se entre os municípios de Lisboa, Loures, Amadora e Sintra. No entanto, continua a preservar uma identidade muito própria, feita de momentos e monumentos históricos orgulhosamente preservados, que enchem de orgulho os habitantes de Odivelas.
Para os idosos que procuram um lar na zona de Lisboa, Odivelas oferece o urbanismo e a proximidade central da capital e, em simultâneo, uma envolvente histórica e mais calma, preenchida por zonas verdes de jardins que dão qualidade de vida aos residentes.
Neste artigo, vamos guiá-lo pela cidade de Odivelas, onde existem inúmeros benefícios para residir num lar de idosos. 



Oferta geral de lares em Odivelas


Existem 21 lares e residências sénior no concelho de Odivelas, que integram as quatro freguesias do município, quatro dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Lisboa existem na totalidade 418 equipamentos legais destinados ao alojamento dos idosos. A Rede da Lares Online neste concelho, é composta por 212 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online de Odivelas?


Os lares da Rede Lares Online no concelho de Odivelas são especialmente acolhedores, uma característica conseguida pelo uso de tons quentes, mas moderados na sua decoração. A utilização de materiais em tons de madeira dão um ar aconchegante às habitações, o que permite aos residentes uma vivência confortável e tranquila. Todos os lares da rede Lares Online em Odivelas têm jardim, nos quais os idosos podem apanhar sol, passear, descansar e também fazer algumas atividades. Os idosos podem optar por quartos individuais ou suítes para casal, mas em todos os lares existem quartos duplos e triplos. Os quartos estão habitualmente equipados com televisão por cabo, ar condicionado ou aquecimento central e camas articuladas. 

Os lares de idosos da Rede Lares Online em Odivelas abriram entre 2009 a 2020 e têm uma capacidade média de 35 utentes, o que lhes confere um caráter mais familiar. Todos apresentam jardim para os residentes e respectivas famílias e as visitas são, idealmente, entre as 15:00 e as 18:00 horas. 

Caraterização dos Lares de Idosos em Odivelas​​

​A experiência acumulada pelos lares e residências sénior da Rede Lares Online em Odivelas evidencia uma constante preocupação com o bem estar da pessoa idosa e a prevenção do envelhecimento, que se traduz numa oferta diversificada de atividades de animação e estimulação ou lazer por todos estes lares aos seus utentes idosos, nomeadamente, manutenção física, estimulação cognitiva, atelier de leitura, expressão plástica, passeios e visitas culturais.


Atividades Promovidas pelos Lares em Odivelas
Os residentes em lares de idosos em Odivelas têm acesso a cuidados de saúde versáteis e diferenciadores, que acomodam as diferentes necessidades dos idosos. Cerca de 33% dos lares da Rede Lares Online têm à disposição enfermagem todos os dias, enquanto que 50% têm médico de clínica geral. 83% dos lares oferecem a possibilidade dos idosos terem fisioterapia personalizada extra mensalidade e 100% dos lares da Rede Lares Online têm animação sociocultural.

Cuidados de Saúde dos Lares de Idosos em Odivelas

​Os valores médios dos quartos em lares de idosos em Odivelas assumem valores médios de 1200€ em quarto partilhado e 2000€ em quarto individual. Estes valores são de referência, ou seja, não incluem as despesas extraordinárias e individuais, como os descartáveis, as deslocações, a medicação ou as terapias especiais que o idoso possa necessitar.

Mensalidades Mínimas dos Lares de Idosos em Odivelas


​O que distingue a cidade: Odivelas


Odivelas é uma cidade histórica. Antigamente, em finais do século XIII, era conhecida pelo Mosteiro de São Dinis, fundado pelo rei D.Dinis. Segundo reza a lenda, o monarca mandou erigir o edifício católico para cumprir uma promessa, por ter sido salvo de um ataque de um urso. 

Odivelas tem uma identidade própria, repleta de edifícios históricos e de ruas estreitas de empedrado, ladeadas de pequenas casas coloridas do antigamente que ainda se mantêm em pé. Os idosos apreciam a peculiaridade de Odivelas, com as mercearias e as frutarias tradicionais que rompem a modernidade mais típica dos centros urbanos, o que atribui aos idosos a sensação de estarem numa vila pequena.



Zonas emblemática de Odivelas


Na cidade de Odivelas existem alguns locais mais característicos e que unem a população local, ao proporcionar um ambiente de convívio.

No coração histórico de Odivelas, o largo Dom Dinis, perto do mosteiro, oferece aos locais uma zona de refúgio no centro da cidade, coberto de árvores centenárias que rodeiam um chafariz e um coreto do século XIX e inícios do século XX. Poder-se-á dizer que o largo e o santuário conferem a identidade secular desta cidade. Os idosos podem desfrutar de uma zona calma, com sombra, preenchida com vários bancos, que convidam ao descanso sob as árvores que cobrem o espaço.

O Parque Urbano do Silvado, por sua vez, é uma zona recentemente qualificada que alberga as feiras semanais e as Festas da Cidade, entre outros eventos que congregam muita gente. 




Pratos típicos de Odivelas


Pertencente à chamada região saloia, termo dado às áreas rurais que circundavam Lisboa no início do século XX, Odivelas é rica em gastronomia tradicional, o que faz com que o residente em lar de idosos possa apreciar alguns pratos, com alguma moderação. 
Os pratos de carne mais tradicionais deste município são os carolos de porco, entrecosto com grelos, os pézinhos de leitão à saloia e o coelho no tacho. Os pratos de peixe de eleição são à base do bacalhau, como o bacalhau com grão, o escoado de bacalhau ou a açorda seca de bacalhau. Para os idosos que apreciam um bom doce, Odivelas tem muito que oferecer, como o arroz doce rico, a tigelada e as queijadas serranas. 



Envelhecimento ativo em Odivelas


Os residentes em lar de idosos em Odivelas podem encontrar diversas atividades que promovem o envelhecimento ativo.

Criada em 2006, a Universidade Sénior de Odivelas tem o objetivo de dinamizar e intervir na qualidade de vida da população sénior do concelho, através da estimulação  intelectual, social, física e cultural. Esta academia promove um clube de leitura, um grupo coral, tertúlias, palestras e passeios culturais regularmente. A academia leciona diversas disciplinas como informática, nutrição, exercício físico, enologia e várias línguas como inglês, espanhol e francês.



Festas e eventos em Odivelas


Em Julho, o Parque Urbano do Silvado é o palco das Festas da Cidade de Odivelas, um evento de vários dias, que congrega milhares de pessoas à volta dos concertos com artistas populares, tasquinhas de restauração, artesanato e muita animação para todas as idades. Reúne as preferências de pessoas de todas as idades, incluindo os residentes em lares de idosos do concelho.

Como não podia deixar de ser, o mês dos Santos Populares é também festejado com grande entusiasmo no concelho de Odivelas. O Largo de São Dinis é o local central dos festejos populares, onde os residentes em lares de idosos podem conviver alegremente e apreciar comidas e bebidas, bailes, ranchos folclóricos e as tradicionais marchas.



O clima em Odivelas


O clima de Odivelas é perfeito para os idosos. Os verões são prolongados, com uma temperatura média de 26 ºC e os invernos são curtos, com temperaturas mínimas a partir dos 8 ºC. Odivelas é considerada a região da Europa com o clima mais temperado.



Parques e jardins em Odivelas


Com uma área de cerca de três hectares, o Parque Urbano do Rio da Costa está numa zona central e tem uma dimensão grande, que se adequa a passeios e caminhadas. Fica numa zona central, ao redor do rio, o que lhe proporciona uma grande diversidade de flora e fauna, sobretudo aves.
O residente em lar de idosos em Odivelas pode usufruir deste espaço bem localizado para fazer um passeio, exercício físico ou simplesmente passar um bom tempo ao ar livre, sem se deslocar para fora da cidade.

O Jardim da Música é um recanto muito apreciado pela população de Odivelas, que fica próximo da autarquia de Odivelas. O edifício que alberga a autarquia foi desenhado pelo arquiteto paisagista Jorge Cancela, que pretendeu unir os diversos elementos de um jardim natural a um contexto mais urbano.

jardim tem diversas árvores, zonas de descanso e um campo de ervas aromáticas, apresentando uma particularidade que o distingue dos outros jardins e espaços verdes do concelho: ao longo do percurso, estão presentes diversas colunas instaladas que emitem músicas suaves durante o dia, de modo a entreterem o ouvido de quem passa. Este jardim tem potencial para ser um espaço de eleição para os residentes em lar de idosos passearem e conviverem com a comunidade local.




Hospitais e unidades de saúde em Odivelas


Os residentes em lar de idosos em Odivelas têm uma ampla escolha em termos de cuidados de saúde públicos e privados. A nível de cuidados primários públicos, os idosos podem recorrer a vários centros de saúde, unidades de cuidados de saúde personalizados, unidades de saúde familiares e unidades de cuidados na comunidade, assim como unidades de saúde dentária. 
Em relação a cuidados hospitalares, os residentes em lares de idosos podem dirigir-se ao Hospital Beatriz Ângelo, no concelho contíguo de Loures, ou optar por hospitais privados, que se encontram no concelho ou nas proximidades de Odivelas.



Transportes e acessibilidades em Odivelas


Aqueles que optarem por um lar de idosos em Odivelas, podem dispor de uma ampla rede de transportes públicos, assim como boas acessibilidades viárias, para aqueles que preferirem transporte próprio. Odivelas faz parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa e oferece uma vasta linha de autocarros públicos e metropolitano, o que facilita a mobilidade dos idosos e das famílias. 



Procura um lar de idosos em Odivelas?

​Submeta o seu pedido ou ligue (+351) 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.