Guia para os futuros residentes em lar de idosos em Loures

Por Sónia Domingues , 24 de Fevereiro de 2023 Lares e Residências


Terra tradicional saloia, Loures é uma cidade que se localiza nos arredores de Lisboa. Rica em gastronomia, vinhos e tradições, estas características não contrariam a crescente urbanidade desta localidade, que pertence à Área Metropolitana de Lisboa. O concelho de Loures veste orgulhosamente as suas vestes de saloio, com as tradições herdadas de outros tempos. Pelas suas características diferenciadas, os lares de idosos em Loures são muito diversificados. 

Atualmente, o concelho é dividido pelas extensas cidades de Loures e Sacavém, sete vilas e ainda uma zona mais rural, localizada a norte do município, onde se produz o famoso vinho de Bucelas. Com uma numerosa população que ultrapassa os 200 mil habitantes, Loures preserva as suas tradições gastronómicas com unhas e garras, como se pode constatar pelo famoso Festival do Caracol Saloio, que se realiza anualmente. 

Neste guia, vamos descobrir as benesses de integrar um lar de idosos no concelho de Loures.



Oferta de Lares em Loures


Instalações

Os lares de idosos no concelho de Loures ocupam maioritariamente vivendas e prédios. Muitos são de média dimensão, mas também existem lares com lotação abaixo dos trinta utentes. Os lares de idosos em Loures dispõem de espaços verdes ou de vistas magníficas, conforme se trate de uma vivenda ou de um prédio.


Preços

O preço mínimo de um quarto num lar de idosos em Loures é de 1050€ por mês. Para aceder a um quarto privado, muitas vezes com casa de banho privativa, a mensalidade começa a partir dos 1400€, mais extras. 



Clima de Loures


No concelho de Loures, o clima é ameno, com calor seco moderado no verão, e inverno chuvoso, mas com temperatura amena, ideal para os idosos. No verão, a temperatura máxima é de habitualmente à volta de 29 ° e a mínima situa-se nos 19º em média. Já no inverno, as temperaturas não costumam baixar mais do que 8º e a máxima situa-se nos 15º.


Procura um lar de idosos em Loures?


Zonas típicas


Apesar de ser um concelho muito urbano e citadino, Loures, fruto da sua herança saloia, possui diversas zonas típicas.


Largo Monumental 

O Largo Monumental situa-se em Santo Antão do Tojal e é constituído pelo Palácio dos Arcebispos, a Igreja Matriz, a Fonte Monumental e o Aqueduto, com dois km e 90 arcos. Este conjunto, da autoria do arquiteto italiano António Canevari, foi construído no século XVIII e é considerado a mais importante referência barroca em Portugal.  Tem boas acessibilidades e é apto para receber idosos com problemas de mobilidade.


Santa Iria de Azóia

A disputada Vila de Santa Iria de Azóia, com vistas privilegiadas para o rio Tejo, é uma das freguesias mais típicas do concelho de Loures. As construções históricas misturam-se na paisagem urbana com os mais recentes prédios e pequenos jardins. Em Santa Iria da Azóia, ergue-se também um paço senhorial fortificado, cujas origens remontam ao século XV. O Castelo de Pirescoxe foi alvo de restauros em 2001, acolhendo desde então exposições temporárias de artistas emergentes e também apresenta uma exposição permanente sobre o próprio castelo, expondo achados  arqueológicos que foram recuperados nas obras de restauro. Os idosos podem fazer uma pausa na cafetaria que tem esplanada. 



Espaços Verdes


O Parque da Cidade de Loures, com mais de quatro hectares de extensão, é conhecido por acolher o antigo Pavilhão de Macau da Expo 98, onde está instalada a Galeria Municipal Vieira da Silva, mas também por ser um espaço agradável que acolhe zonas de merendas, parques geriátricos e parques infantis. Tem passeios amplos e com inclinação reduzida, o que faz deste espaço ideal para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.


Também existe o Parque Municipal do Cabeço de Montachique. Este espaço verde, situado na zona norte do concelho de Loures, tem 32 hectares e está especialmente vocacionado para o convívio e atividade desportiva da população e dos idosos, em particular. Tem uma vasta área florestal, constituída por sobreiros e carvalho.  Está equipado com um circuito de manutenção, quatro campos de ténis, parede bate-bolas e polidesportivo. Mas o destaque vai para o parque de merendas que tem capacidade para receber  2000 pessoas em simultâneo. 
Procura um lar de idosos em Loures?

Natureza


 A natureza é muito presente no concelho de Loures, apesar da extensa área urbana. Pelas janelas dos edifícios urbanos de Loures, os residentes em lares de idosos podem ver a norte uma extensa manta verde, de onde provém os produtos agrícolas do concelho.


Percurso Ribeirinho de Loures

O passadiço junto às margens do rio Tejo permite aos residentes em lares de idosos fazerem  passeios a pé ou em bicicleta, com uma paisagem ribeirinha de tirar o fôlego. O percurso tem pouco mais de seis km e liga Lisboa a Vila Franca de Xira.  


Serra de Monfirre

Entre Loures e Mafra, ergue-se a serra de Monfirre, com pequenas aldeias espalhadas pela serra acima, e um local repleto de trilhos e tesouros escondidos cheios de encanto. Na ponte de Lousa, um relógio de sol sobressai na paisagem, encostado aos antigos lavadouros. Também ali se encontra uma pedra do Termo da cidade de Lisboa. Mas a serra de Monfirre tem também grutas, ribeiras e muitos trilhos para seguir, para os residentes em lares de idosos que sejam autónomos e fisicamente ativos.



Transportes


Loures dista apenas 17 km de Lisboa e 12 km do aeroporto Humberto Delgado, beneficiando das boas acessibilidades da capital. Os transportes públicos fazem parte da rede da àrea Metropolitana de Lisboa, dispondo de um tarifário mais em conta para maiores de 65 anos.

Em termos de acessibilidade para idosos com mobilidade reduzida, Loures tem em andamento um plano que visa a eliminação de barreiras nos edifícios públicos e acessibilidade a todos os pontos de paragem dos transportes públicos de passageiros. Aliás, a cidade ostenta orgulhosamente o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II, por se constituir um «Município de Excelência nas áreas da acessibilidade e da mobilidade ciclável e pedonal», o que é uma mais-valia para os residentes em lares de idosos do concelho.


Procura um lar de idosos em Loures?



Hospitais e unidades de saúde


Em termos de saúde,  Loures beneficia dos poucos quilómetros que a separa de Lisboa, o que faz com que os residentes em lares de idosos possam usufruir dos serviços de ponta da capital do país. No entanto, Loures também conta com oferta pública com o Hospital Beatriz Ângelo. Do lado da oferta privada conta com o hospital Trofa Saúde. Também dispõe de 29 unidades de cuidados de saúde primários. 



Atividades


 O concelho possui um vasto património edificado dominado pela Praça Monumental, que lhe confere uma aura ancestral. Talvez por causa deste cenário histórico, a autarquia promove anualmente  a Feira Setecentista no Largo Monumental em Santo Antão do Tojal, que conta com a participação de centenas de figurantes trajando as vestes do reinado de D. João V. Também por ocasião do entrudo, sai à rua o já histórico Carnaval de Loures, que remonta à década de 30 do século passado.


Situado em Bucelas, coração da tradição vinícola de Loures, os residentes em lares de idosos do concelho poderão visitar o Museu do Vinho e das Vinha, que tem uma exposição permanente  dedicada ao vinho, à vinha e às vindimas, e tem também outro espaço para exposições temporárias. O Museu possui acesso para pessoas com mobilidade reduzida.


O arquiteto italiano António Canevari foi o autor do imponente Palácio do Correio-Mor, em Loures, construído no século XVIII.  Em volta do edifício decorado com pinturas de José da Costa Negreiro, existe  uma mata mediterrânica protegida, cascatas e jardins de buxo ao estilo francês. 



Projetos


Saber Envelhecer


O concelho de Loures tem um amplo programa destinado aos idosos, que visa promover a qualidade de vida e a participação ativa na comunidade. Em parceria com as unidades de saúde do concelho, as freguesias e outras entidades colaborantes, o programa abrange várias esferas no âmbito do cuidado aos idosos, como a saúde oral, a  atividade física,  o lazer e a socialização.



Procura lares de idosos em Loures? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.