Guia para os residentes em lar de idosos em Almada
Por Sónia Domingues , 25 de Agosto de 2025 Lares e Residências
Com o Cristo Rei a dominar a paisagem urbana, Almada tem um perfil singular. A cidade que se avista na margem Sul do Rio Tejo combina a tradição, a urbanidade com a natureza e o mar, a contemporaneidade e a herança do passado. São estes contrastes que fazem de Almada um local perfeito para o idoso que gosta de um ambiente urbano, mas que respeite as suas raízes.
O residente no lar de idosos em Almada tem tanta facilidade em aceder aos 13 quilómetros de praias do concelho como de passear pelo centro histórico da cidade, que é pautado pelo fervilhar de gente ao longo das ruas estreitas e pequenos largos e praças. Junto ao Centro Histórico passeia devagar o Rio Tejo, quase chegado ao mar.
Bastando atravessar a ponte 25 de abril para chegar à capital, Almada não fica à sombra de Lisboa no que diz respeito a pontos de interesse e atividades culturais e desportivas.
A cidade vibrante contrasta com a paz e o sossego transmitidos pelas praias da Costa da Caparica, em que os idosos podem apanhar sol e fazer pequenos passeios por entre os passadiços junto ao mar.
Neste Guia, vamos desvendar os segredos que fazem de Almada um local de eleição para escolher um lar de idosos.
Oferta geral de lares em Almada
O município de Almada contempla na sua oferta 26 lares e residências sénior, dez dos quais de cariz social. A Rede Lares Online neste concelho contempla 67 camas para idosos.
Como são os lares da Rede Lares Online em Almada
A Rede Lares Online em Almada é constituída por vivendas de médias dimensões, onde se destaca a luminosidade e o toque de cor, espalhado pelas habitações e espaços comuns, oferecendo um ambiente alegre e acolhedor. A capacidade média dos lares de idosos da Rede Lares Online em Almada é de 34 residentes, que podem optar entre quartos individuais, duplos e triplos. Os quartos estão equipados com camas articuladas e sistema de chamada. As visitas são feitas ao longo do dia, sem restrições. Em comum, todos os lares da Rede Lares Online têm sala de atividades e jardim.
O plano de atividades levado a cabo pelos lares da Rede Lares Online em Almada, têm em comum a realização de sessões de musicoterapia e expressão plástica, estimulação sensorial, manutenção física e passeios ou visitas culturais. Todos os lares da Rede Lares Online em Almada realizam também a Celebração da Palavra com regularidade.

Todos os lares da Rede Lares Online em Almada asseguram a visita de um médico de clínica geral semanalmente e 50% oferecem serviços de enfermagem 10 horas de segunda a sexta-feira. Todos os lares da Rede Lares Online disponibilizam sessões de fisioterapia personalizada, extra mensalidade. 50% contam com a colaboração de um animador sociocultural duas vezes por semana.

O valor da mensalidade num quarto partilhado em Almada é a partir dos 1533 euros. Já para o idoso que prefere o quarto individual, o valor mensal a desembolsar será de 1810 euros. O valor da mensalidade não inclui alguns produtos ou serviços adicionais, que deverão ser especificados ao longo do processo de admissão.
Zona emblemática: Centro Histórico e Cacilhas
O centro histórico da cidade de Almada, habitualmente apelidado de “Almada Velha”, agrega a peculiar disparidade que faz da cidade um local muito especial. Integra, como poucos conseguem fazer, a modernidade de uma cidade cosmopolita aos traços antigos de uma cidade centenária. O residente no lar de idosos em Almada por fazer os seus passeios por entre as ruas pejadas de comércio local e parar num dos cafés ou pastelarias que espreitam em cada esquina. O idoso pode apreciar a movimentação em volta do Mercado Municipal e comprar os produtos frescos do dia.
Ao lado da Almada Velha, fica a localidade ribeirinha de Cacilhas, onde se faz a ligação entre o sul do Tejo e a margem norte do rio. Em tempos antigos, era chamada de “Terra de Burros”, porque os habitantes de Lisboa costumavam atravessar o rio, para visitar a localidade, aproveitavam para almoçar num dos muitos restaurantes e tasquinhas da zona e depois iam fazer passeios de burro. Hoje em dia, Cacilhas ainda concentra inúmeros restaurantes e tascas, onde o residente no lar de idosos pode apreciar a gastronomia típica, ao mesmo tempo que aprecia a vista do rio e do farol de Cacilhas.
Pratos típicos de Almada
À mesa dos almadenses, não pode faltar o peixe fresco, como a cavala, as cataplanas, as amêijoas Bulhão Pato e as famosas carvoadas. Se o residente no lar de idosos gosta de doces, em Almada tem muito por onde escolher, desde os ancestrais pastéis Al-madan, aos pastéis de Santo António, não esquecendo os tradicionais claudinos.

Envelhecimento ativo em Almada
O município de Almada celebra o idoso anualmente no mês de outubro, com diversas atividades que visam promover o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da comunidade sénior. Ao longo de todo o mês, realizam-se diversas atividades dedicadas aos idosos que residem no concelho, nomeadamente oficinas, workshops, cinema, espetáculos entre outras.
Numa iniciativa da Apcalmada - Associação de Professores do Concelho de Almada, a Universidade Sénior de Almada promove a formação e o desenvolvimento dos idosos, tendo como lema "Aprender é viver melhor". É formada por uma equipa de 120 professores e atualmente atende mais de mil alunos. Alfabetização de adultos, Literaturas africanas de língua portuguesa, francês, alemão, história de Portugal e filosofia são apenas algumas das disciplinas disponíveis. A nível de disciplinas mais básicas, as opções são muitas, entre as quais se destacam yoga do riso, golf, danças de salão, sénior fit e rancho folclórico.
Festas e eventos em Almada
Durante o mês de junho, Almada faz um grande evento popular e cultural que preenche as ruas de gente e gera muita animação na cidade. O cartaz do evento “Está tudo em festa” tem uma ampla variedade de espetáculos musicais, cinema ao ar livre e as tradicionais marchas populares. Os residentes em lares de idosos poderão viver um mês em que Almada se enche de tradição e animação popular.

O clima em Almada
O residente no lar de idosos em Almada pode aproveitar o clima ameno e soalheiro que se regista habitualmente no concelho. No verão, quente e seco, a temperatura média situa-se acima dos 25º, enquanto que a mínima se mantém acima dos 17º, ideal para o idoso que gosta do calor e da praia. O inverno é curto e pouco chuvoso, com a média de temperaturas a situar-se entre os 9º e os 15º, no mês mais frio. A temperatura da água do mar, no verão, atinge uns tépidos 19º, ideal para os idosos que gostem de banhar-se e aproveitar os benefícios terapêuticos da água do mar.
Parques e jardins em Almada
O Jardim Dr Alberto Araújo, bem no centro de Almada, foi mandado construir nos anos 50 do século passado. Trata-se de um espaço verde com árvores de grande dimensão, que tornam este jardim muito fresco nas tardes de verão. O residente no lar de idosos em Almada pode aproveitar as sombras que jazem sobre os bancos de madeira que convidam a uma paragem. O jardim é dotado de um parque infantil, um pequeno lago e está decorado com um painel de cerâmica da autoria do pintor e ceramista Manuel Cargaleiro.
Próximo ao jardim, foi entretanto construído o Parque da Paz, o maior parque urbano do de Almada, com uma extensão de 50 hectares. Este espaço está guarnecido de uma rede de caminhos por onde o idoso pode fazer as suas caminhadas, para se manter fisicamente ativo. O parque alberga várias charcas, que fazem deste o local predileto para uma fauna diversificada. O residente no lar de idosos pode visitar a Estação da Biodiversidade e pode utilizar os equipamentos habituais, como sanitários públicos ou quiosque.
A natureza em Almada
A Mata Nacional dos Medos, classificada como Reserva Botânica em 1971, é um autêntico paraíso entre a cidade e o mar. O residente no lar de idosos pode apreciar a natureza no seu esplendor, mesmo às portas da cidade. Com 340 hectares de extensão, a sabina-da-praia e a aroeira são as espécies dominantes, mas também se podem encontrar grandes manchas de pinheiro-manso. A mata tem um miradouro, em que se avista o mar lá perto. O idoso até pode fazer uma pausa para descansar e recarregar energias no parque de merendas, que é muito convidativo. Águias-de-asa-redonda e corujas-do-mato costumam ser observadas neste local privilegiado que se encontra em Almada.
Hospitais e unidades de saúde em Almada
Almada dispõe de 26 unidades de cuidados de saúde primários, entre os quais unidades de cuidados continuados, unidades de saúde familiares e unidades de cuidados personalizados. A nível de cuidados hospitalares, o residente no lar de idosos pode dirigir-se ao hospital público Garcia da Orta, ou então, ao Hospital Privado de Almada. O idoso também pode optar por ser seguido na Clínica CUF ou Clínica Lusíadas Saúde.
Museus e cultura em Almada
Inaugurado em 1959, o Cristo-Rei foi construído para pagar uma promessa que os bispos portugueses fizeram na II Guerra Mundial. Se Portugal fosse poupado, iriam erguer um monumento ao Sagrado Coração de Jesus. Só por esta história inspiradora, o residente no lar de idosos em Almada deve visitar este santuário. Mas, erguido no alto de 113 metros, este monumento é um cartão de visita de Almada, mas também da região metropolitana de Lisboa. A vista, de tirar o fôlego, oferece uma panorâmica sobre o rio e as duas cidades.
O idoso pode entrar por entre os quatro pilares do Cristo Rei, onde se encontra a Capela de Nossa Senhora da Paz. Junto à Doca de Cacilhas, encontra-se a última fragata à vela que fez a carreira da Índia, que fundeou no Tejo a 18 de setembro de 1878.
O residente no lar de idosos pode visitar este navio-museu e apreciar os quatro pavimentos, convés, bateria, coberta e porão, e imaginar como seria fazer esta viagem no século XIX, abraçando ventos e tempestades.

Transportes e acessibilidades em Almada
Sendo um concelho que integra a Área Metropolitana de Lisboa, o residente em lar de idosos em Almada, tem acesso ao passe Navegante, que oferece um desconto às pessoas com mais de 65 anos.