7 Critérios para escolher bem um Lar de Idosos

Por Marina Lopes , 09 de Dezembro de 2017 Lares e Residências


Para escolher bem um Lar de Idosos é necessário ter plena consciência das necessidades e das condições pessoais do seu familiar. Tenha especialmente em conta os seguintes critérios.

1 - Localização

Comece por definir a área geográfica da sua preferência, considerando a zona onde residem os seus familiares e amigos mais próximos, tendo em conta duas ou três possibilidades. Se definir uma área muito restrita, pode não encontrar o lar de idosos que gostaria...


2 - Tipo de alojamento e grau de autonomia

Selecione Lares de Idosos de acordo a modalidade de alojamento de que dispõem. Se a modalidade de alojamento for em quartos - no chamado de alojamento coletivo - este adequa-se mais a idosos mais dependentes, se for em apartamentos ou moradias - nas chamadas tipologias habitacionais - adequa-se a idosos mais autónomos.

​As razões são óbvias, as tipologias habitacionais proporcionam mais privacidade, mas, também mais isolamento. Logo, no caso de uma pessoa necessitar de assistência ou de vigilância permanentes, deve optar por a modalidade de alojamento colectivo (em quartos). Existem alguns Lares de Idosos a disponibilizar estas duas modalidades de alojamento.​


3 - Valor de mensalidade

A questão realmente limitadora na sua escolha será o valor de mensalidade que pode pagar. Pelo que convém saber, antes de mais, qual é o valor mínimo de mensalidade cobrado por cada Lar de Idosos.

​Em Lares de Idosos de cariz social necessita saber qual é o valor da comparticipação familar, para além, de saber qual é o valor da comparticipação estatal. Tenha em conta que aquando o ato de admissão alguns Lares de Idosos ainda pedem uma caução ou jóia. No que respeita às tipologias habitacionais pode ser-lhe requerido um valor de aquisição ou direito de utilização vitalício.


4 - Vagas

Para não perder muito tempo, o ideal é aferir logo a existência de vagas. Mesmo que se entusiasme, num Lar de Idosos 100% lotado ninguém lhe poderá garantir que venham a existir vagas num curto espaço de tempo, a não ser que exista alguma ocupação temporária. No entanto, se não tiver urgência, pode sempre inscrever o idoso em lista de espera.


5 - Licenciamento

Se escolher um Lar de Idosos com licença de funcionamento, em princípio, não terá que se preocupar com o cumprimento dos requisitos legalmente exigidos para o exercício de atividade, no que respeita quer a instalações, a equipamentos ou à existência de pessoal qualificado.


6. Especialidades e comodidades

Ultrapassados os primeiros critérios de seleção de Lares de Idosos, deverá verificar se os mesmos disponibilizam especialidades de atendimento e comodidades que correspondam às necessidades individuais do seu familiar idoso, tais como, doenças que necessitem de acompanhamento especializado ou espaços de ocupação e lazer que  o mesmo gostasse de ter ao seu dispor.

7 - Atividades

Por último, e não menos importante, deve ter em conta  o plano de atividades que o Lar de Idosos tem para oferecer. O desenvolvimento de atividades contribui para um envelhecimento com qualidade e facilita a integração do seu familiar se o mesmo encontrar no Lar outros idosos com os quais possa partilhar alguma atividade que lhe dê prazer realizar.


Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800 

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.