Guia para os futuros residentes em lar de idosos em Viseu

Por Mariana Camargo , 10 de Fevereiro de 2023 Idosos


A cidade de Viseu tem vindo a encabeçar a lista das dez cidades com melhor qualidade de vida. Aliás, é também apontada como uma das melhores cidades europeias para se viver e motivos para este destaque não faltam. Viseu tem origem na época castreja, mas foi com o Império Romano que conheceu um grande impulso, devido ao entroncamento de estradas romanas que passavam por ali. Curiosamente, tem em Viriato, um herói lusitano de Viseu que lutou contra a anexação romana da Península Ibérica, o seu grande herói.

Hoje em dia, Viseu tem um centro histórico de grande beleza, de onde se destaca a Sé Catedral e o Paço dos Três Escalões, onde está localizado o Museu Nacional Grão Vasco. A cidade cresceu muito para além dos limites do centro histórico, oferecendo aos seus habitantes o conforto de edificações modernas, agregadas a amplos espaços verdes, que preenchem a verde a cidade de Viriato. Além disso, as ruas são tranquilas e a população local é recetiva, o que faz de Viseu um local ideal para quem procura um lar de idosos de qualidade. 



Oferta de Lares em Viseu

O concelho de Viseu tem 31 lares de idosos, que oferecem a qualidade dos serviços aliada à hospitalidade e simpatia da população local.

Preços

Os valores dos Lares Particulares no concelho de Viseu iniciam-se em 950€ em quarto partilhado, e em um quarto individual os preços ficam a partir dos 1350€ mensais. Vale lembrar que o valor pode aumentar de acordo com o grau de dependência do idoso. 

À mensalidade fixa, também acresce o custo de medicamentos, descartáveis, cremes e terapias sempre que necessário, e as possíveis deslocações a hospitais ou médicos especialistas.

​Instalações

O lar de idosos em Viseu geralmente é de médias dimensões e é caracterizado por ter instalações novas e pensadas para os idosos, com amplos espaços verdes e vistas deslumbrantes para a envolvente.


Procura um lar de idosos em Viseu?


O clima em Viseu


O residente em lar de idosos normalmente tem preocupações com o clima, mas em Viseu podem desfrutar de um clima ameno durante o ano todo, já que no verão as temperaturas ficam em torno dos 25ºC, e no inverno a média situa-se nos 11ºC.

Os invernos em Viseu, geralmente são bastante chuvosos, o que faz com que as temperaturas não desçam para além dos 3ºC, nos meses mais frios.



Zonas Típicas


Centro Histórico e Praça da República

Pejado de ruelas medievais, praças e monumentos históricos, o centro histórico é um local cheio de encantos para o residente em lar de idosos descobrir. A Praça da República, integrada no centro histórico e onde se situa a câmara municipal, é um local de encontro da população, que vai percorrendo as ruas salpicadas de comércio tradicional, esplanadas e restauração e alguns serviços. 



Espaços Verdes


O contacto com a natureza é importante na manutenção da saúde física e mental do residente em lar de idosos e Viseu é a cidade ideal para praticar atividades nos vários jardins e parques que se encontram por entre a urbe.

Jardim das Mães

O Jardim das Mães, bem no centro da cidade, é um local muito tranquilo, onde o residente em lar de idosos pode apreciar as bonitas flores coloridas que preenchem os canteiros geométricos. Apesar de ter uma pequena inclinação, o jardim tem passeios e dispõe de vários bancos onde o idoso pode descansar. No centro, está uma estátua datada de 1930, que representa um menino a dormir no colo da sua mãe. Este é um trabalho do escultor José de Oliveira Ferreira, que intitulou a peça de “ O melhor sono da nossa vida”  e o dedicou às mães. 

Parque Aquilino Ribeiro 

O Parque Aquilino Ribeiro é tido como um dos grandes pulmões da cidade de Viseu e não é à toa que recebe este título. Com árvores centenárias a oferecer a sua sombra aos visitantes, este parque passou pelas mãos dos frades capuchos, em 1635. Muitas das árvores foram conservadas desde então, nomeadamente os carvalhos, carvalhos, castanheiros, choupo-brancos, magnólias, pinheiro-mansos, plátanos e tílias. Para al+em dos equipamentos habituais de um parque, o residente em lar de idosos pode também apreciar a Igreja Barroca da Ordem Terceira de São Francisco e a capela seiscentista de Nossa Senhora das Vitórias, que se encontram no interior do parque.


Vantagens de aceder a um lar de idosos em Viseu



Natureza


Parque Florestal de Fontelo

Trata-se de uma mata secular, que antigamente estava integrada nos jardins do antigo paço episcopal, mas agora é ocupada pelo parque florestal e pelo centro desportivo municipal. Este é mesmo o sítio perfeito para o idoso residente parar, apreciar a natureza que o rodeia e simplesmente aproveitar os percursos pedestres existentes.  A mata poderá vir a ser classificada como jardim botânico, uma vez que está dotada de uma grande diversidade de árvores e arbustos.



Transportes


Em Viseu, os residentes em lar de idosos e a restante população têm disponíveis transportes da MUV (Mobilidade Urbana de Viseu), que disponibilizam mais de 30 linhas de autocarros e Telebus (que funcionam por marcação).

Os idosos têm 25% de desconto para obter passes mensais em Viseu.



Unidades de Saúde

Viseu tem disponíveis 20 unidades de cuidados de saúde primários, entre centros de saúde, unidades de cuidados na comunidade e unidades de saúde familiar, entre outros. Em termos de cuidados hospitalares, Viseu dispõe do hospital público de São Teotónio e o hospital privado da CUF.


Procura um lar de idosos em Viseu?



Atividades


Termas de São Pedro do Sul

O residente em lar de idosos em Viseu pode aproveitar a proximidade às Termas de São Pedro Sul, para aproveitar os benefícios das águas termais de uma das maiores Estâncias Termais da Península Ibérica. As termas estão abertas durante todo o ano, sendo que o idoso pode desfrutar dos programas de termalismo terapêutico, fisioterapia e bem-estar termal.

As termas de São Pedro do Sul têm águas sulfúreas e saem do interior da terra até à superfície a 68º. Dada a composição química das águas, estas têm benefícios terapêuticos em doenças relacionadas com os ossos, como artrites, osteoporoses e reumatismo, entre outras. Também são reconhecidos os efeitos benéficos em doenças respiratórias como asma, sinusite e bronquite, entre outras. 

De referir que se o residente em lar de idosos solicitar ao médico de família uma credencial, tem um desconto direto de 35 por cento em tratamentos termais. 



Projetos


Viseu Ativo

A Câmara Municipal de Viseu, através da Divisão de Desporto, elegeu como principal prioridade o combate à inatividade física da população, implementando, em parceria com todos os setores da sociedade, uma estratégia de promoção da atividade física no concelho de Viseu, denominado Viseu Ativo, partilhando a visão de tornar cada Viseense um «cidadão +ativo, +saudável e +feliz».

Por esse motivo, no Melhor Concelho para Viver, o Programa Atividade Sénior assume-se como fundamental na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, traduzida na sua perceção de bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de sociabilização e combate à exclusão, na manutenção dos níveis de independência ao longo dos anos e, como resultado, na elevação dos níveis de felicidade de cada um.

Este programa tem sido, ao longo dos anos, adaptado, melhorado e diversificado na sua área de ação, e atualmente, assume-se como um programa comunitário de intervenção multissectorial e interdisciplinar, construído sob uma intervenção biopsicossocial, com uma acrescida responsabilidade social e de promoção do envelhecimento saudável.


Vantagens de aceder a um lar de idosos em Viseu

O distrito de Viseu pode ser a melhor escolha para o seu envelhecimento ativo, já que conta com ótima infraestrutura e preparo para os mais velhos, além de diversas opções de lares de idosos que respondem a diferentes necessidades. 


​​Procura lares de idosos em Viseu? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.