Guia para os futuros residentes em lares de idosos em Valpaços
Por Sónia Domingues, atualizado a 12 de Dezembro de 2025 Lares e Residências
Com apenas 14.700 habitantes, o concelho de Valpaços está no coração da região de Trás-os-Montes, onde a castanha, a oliveira e o vinho saem da terra para alimentar toda uma comunidade marcadamente tradicional e rural. Os montes e vales rodeiam Valpaços, que soube criar condições favoráveis para uma modernização sem esquecer as suas raízes ancestrais, que remontam à pré-história, furto da terra agrícola fértil. A cidade é tranquila e acolhedora, beneficiando de amplas avenidas e equipamentos modernos, que se fundem em harmonia com a parte mais antiga de Valpaços.
Neste concelho, os idosos podem encontrar um local perfeito para passar a sua velhice nos planaltos transmontanos. Conheça os benefícios de integrar um lar de idosos em Valpaços, aqui!
Oferta geral de lares em Valpaços
No concelho de Valpaços, existem 16 lares e residências para idosos, todos eles de natureza solidária. Se alargarmos a busca a todo o distrito de Vila Real, a oferta aumenta para 95 lares. O número de camas da Rede Lares Online no concelho é de 114 camas.
Como são os lares da Rede Lares Online em Valpaços
A Rede Lares Online em Valpaços é constituída por lares modernos, de construção recente e especialmente concebidos para receber os idosos em espaços agradáveis, elegantes e muito confortáveis. A capacidade média é de 38 residentes, não havendo quaisquer restrições aos horários em que se procedem as visitas. Os idosos que optarem por ficar acomodados num lar da Rede Lares Online, podem optar por quartos individuais, duplos ou triplos, todos equipados com sistema de chamadas e colchões anti-escaras. Em comum, todos os lares da Rede Lares Online têm sala de atividades e estacionamento.

Os lares da Rede Lares Online procuram incentivar os idosos a manterem-se ativos, através de um leque de atividades semanais que incluem manutenção física, aulas de novas tecnologias, sessões de estimulação cognitiva e atelier de costura, entre outras. Todos os lares da Rede Lares Online em Valpaços realizam periodicamente a Celebração da Palavra.

Os cuidados de saúde são fundamentais para os idosos que estão integrados num lar ou residência sénior, por essa razão, 67% da Rede Lares Online em Valpaços garante a presença de um médico de clínica geral quinzenalmente e 33% disponibilizam consultas de psicologia, extra mensalidade. 67% dos lares da Rede Lares Online em Valpaços garantem serviços de enfermagem todos os dias e sessões de fisioterapia personalizada, sendo que esta última não está integrada no valor da mensalidade.
A Rede Lares Online em Valpaços pratica um valor médio de mensalidade de 1 010€ para quarto partilhado, e de 1 260€ para quarto individual, sendo que a mensalidade não inclui despesas como descartáveis, transportes, serviços de acompanhamento e medicamentos, entre outros custos de carácter pessoal.

Zona emblemática: Largo da Câmara
O Largo da Câmara é o ponto central da cidade de Valpaços, estando rodeado por serviços, comércio e restauração. Neste espaço, os residentes em lares de idosos poderão assistir a vários eventos, como as Festas da Cidade, exposições e animação. Também pode aproveitar para fazer um passeio e conviver com os locais, ou até aproveitar a centralidade do Largo para aceder a comércios e serviços.

Pratos típicos de Valpaços
Valpaços, como produtor agrícola de excelência, oferece uma gastronomia rústica e reconfortante, onde o rei é o aclamado Folar de Valpaços, que já obteve a certificação de IGP- Identificação Geográfica Protegida. Feito com massa lêveda salgada, que leva azeite da terra, o folar é recheado com enchidos e carne de porco e é muito típico na época da Páscoa, mas continua a ser vendido e consumido ao longo de todo o ano. Mas existem outros pratos típicos como o bacalhau à “bruxa” de Valpaços, a feijoada à transmontana, a sopa de castanha e os enchidos típicos bexiga e gaiteiro. Para os idosos que apreciam doces, os mais tradicionais são as migas doces e a sopa dourada.
Envelhecimento ativo em Valpaços
A Universidade Sénior do Rotary de Valpaços tem toda uma agenda social e educativa para os idosos da região. Este grupo dinamiza regularmente actividades culturais, recreativas e de convívio, que incentivam os idosos a manterem-se ativos na sociedade.

Festas e eventos em Valpaços
As Festas em honra de Nossa Senhora da Saúde Valpaços trazem uma grande animação ao concelho, mesmo no final do mês de agosto e inícios de setembro. Os residentes em lares de idosos de Valpaços pode apreciar os festejos religiosos, cujos momentos altos incluem a procissão de velas, onde transportam a imagem da Virgem até à igreja matriz, e a majestosa procissão, que transporta de volta a Nossa senhora da Saúde ao seu Santuário.
Mas a Feira do Folar também irá certamente prender a atenção dos idosos. Realizada uma semana antes da Páscoa, esta feira realiza-se no Pavilhão Multiusos de Valpaços, onde se juntam mais de uma centena de produtores locais, que vendem o famoso folar e outros produtos, como os enchidos, compotas, azeites e mel, entre outras coisas. Os residentes em lares de idosos em Valpaços vão ser acolhidos num espaço quente, com barraquinhas e tascas de petiscos e muita animação musical popular.
O clima em Valpaços
Valpaços pertence à chamada Terra Quente Transmontana, beneficiando de um clima mais ameno do que o habitual nesta região do país. O verão é bastante quente, com os termómetros a assinalar de média 29 ºC como temperatura máxima. As mínimas não costumam ir abaixo dos 14 ºC. Por outro lado, os invernos apontam temperaturas médias de 10 ºC e mínimas de 3 ºC, podendo ser atingidas temperaturas mínimas abaixo dos 0 ºC, principalmente no mês de janeiro.

Parques e jardins em Valpaços
O Jardim Público de Valpaços é um espaço verde muito agradável, que se encontra junto à Câmara Municipal. É muito central e acessível, estando dotado de passeios largos em calçada portuguesa, uma fonte e um coreto, o que lhe dá um encanto de outros tempos, que certamente os residentes em lares de idosos no concelho vão apreciar.
A natureza em Valpaços
As margens do Rio Rabaçal oferecem uma enorme biodiversidade, em termos de flora e fauna, promovendo um contacto com a natureza privilegiado, para os residentes em lares de idosos de Valpaços. Junto ao rio, encontra-de a aldeia do Cachão, que está abandonada há já bastantes anos, onde os os idosos podem podem observar por entre as ruínas das antigas casas, um lagar de azeite, uma adega e um lagar de vinho e o forno de pão, que era utilizado pelos habitantes. Esta aldeia vai desaparecendo ao ritmo que a natureza envolve as suas estruturas, mas é um local extraordinariamente belo.

Hospitais e unidades de saúde em Valpaços
No concelho de Valpaços, os idosos contam com o centro de saúde local e algumas extensões de saúde nas freguesias maiores do concelho como na vila de Carrazedo de Montenegro. Para serviços de saúde hospitalares, os residentes em lares de idosos do concelho terão de se deslocar à Unidade Hospitalar de Chaves, que integra o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. No entanto, também existe a possibilidade de recorrerem ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.
Museus e cultura em Valpaços
Na freguesia de Santa Maria de Émeres, os residentes em lares de idosos podem visitar o Museu Rural, que oferece um olhar para outros tempos. Neste espaço, os idosos podem observar como eram as tradições e costumes de uma aldeia típica transmontana, assim como apreciar antiguidades, como as antigas alfaias agrícolas, trajes e utensílios de cozinha, entre outras curiosidades.

Transportes e acessibilidades em Valpaços
O concelho de Valpaços tem excelentes acessibilidades rodoviárias, estando muito próximo da A4 e A24, as principais auto-estradas transmontanas, que ligam Valpaços às cidades vizinhas de Mirandela e Chaves, ficando a cerca de 2 horas do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.