Checklist de serviços de excelência em lares de idosos

Por Sónia Domingues , 11 de Agosto de 2021 Lares e Residências


Proporcionar serviços de excelência aos seus clientes é o objetivo de vários lares de idosos e residências sénior,  que se distinguem por oferecer comodidades, atividades e ocupações diferenciadas.

Estes lares pretendem ir para além dos cuidados habituais oferecidos aos idosos, oferecendo um produto de elite, com serviços diferenciados assim como também com a equipa que assegura o bem-estar do idoso, proporcionando uma melhoria de qualidade de vida do idoso, quer este seja dependente ou, pelo contrário, seja totalmente autónomo.



As residências assistidas estão na vanguarda da excelência


As residências assistidas têm todas as vantagens de um hotel, em termos de luxo e serviços incluídos. Às instalações hoteleiras adicionam a vantagem de muitos mais serviços especializados, 24 horas por dia. Entre estes serviços contam-se acompanhamento médico diário, spas e terapias várias, diversas ocupações culturais, desportivas e lúdicas, cuidados estéticos, como manicura, barbeiro e cabeleireiro.


Viver num lar de excelência é ter acesso a muitos serviços personalizados e serviços diferenciados disponibilizados diariamente.



Estes serviços de luxo têm altos dispêndios, no entanto, há lares e residências de luxo que têm acordos com a ADSE, Automóvel Clube de Portugal, Associação Nacional de Farmácias, empresas e outros, que poderão reduzir o montante final a pagar pelo idoso.


1. Gestão de atendimento ao cliente

​Este é um dos serviços que diferenciam um lar dito normal de um lar de excelência. Um gestor de atendimento ao cliente é um dos cargos mais importantes para um lar que tenha uma cultura virada para a satisfação do residente.

Hoje em dia, já há muita competição em termos de residências seniores, daí que seja importante destacar-se pela qualidade no atendimento. O idoso e sua família são os clientes, que terão estar satisfeitos com os serviços prestados.


Alguns lares de excelência possuem um profissional dedicado a cada cliente para responder a qualquer problema que possa surgir no seu quotidiano.



O gestor de atenção é responsável por criar um padrão de qualidade no atendimento. Terá de criar estratégias para melhorar o setor, coordenar e supervisionar os procedimentos adotados. Terá também de incentivar a equipa de forma a que a qualidade no atendimento ao idoso seja sempre excecional.


​2. Médico presente diariamente 


O médico de clínica geral é o profissional que tem um conhecimento geral e extenso sobre o comportamento do corpo humano. É responsável pelo diagnóstico e acompanhamento de problemas de saúde mais comuns. O médico de clínica geral analisa os sintomas, pede a realização de exames, prescreve medicamentos e encaminha o utente para consultas de especialidade.


O mesmo médico acompanha os idosos residentes de forma diária, contínua e muito próxima, para responder a qualquer ocorrência do dia-a-dia.



​Num lar de luxo, este acompanhamento é diário, ou seja, sempre que o idoso sentir algum sintoma diferente, poderá dirigir-se ao consultório, no horário determinado, e poderá ser logo avaliado, aconselhado e medicado. Não terá de esperar pela visita do médico, uma vez que este se desloca ao lar todos os dias, ou quase todos os dias.



3. Serviço de enfermagem 24 horas por dia


Num lar de excelência, existe uma equipa de enfermagem disponível 24 horas por dia. O papel do enfermeiro disponível ininterruptamente no lar assume cada vez maior importância, dada a tendência crescente na população acima dos 65 anos de ter, pelo menos, uma doença crónica.


A segurança decorrente de este serviço ser permanente é muita, visto que caso algo aconteça o idoso e a sua saúde estarão sempre preservados.



​Ao enfermeiro cabe monitorizar os sinais vitais, medir a tensão arterial, aplicar injetáveis, fazer curativos e distribuir a medicação. Quando está uma equipa de enfermagem permanente no lar, os cuidados prestados estão à disposição do idoso sempre que ele necessita, não depende de nenhum horário definido para poder aceder à sala de enfermagem. 



4. Sessões frequentes de fisioterapia preventiva


Uma das terapias geralmente oferecidas pelos lares de luxo é a fisioterapia preventiva. O objetivo do terapeuta é preservar, desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções. O fisioterapeuta é um profissional qualificado para realizar massagens e exercícios localizados. Também poderá recorrer ao apoio de aparelhos especializados e outros recursos para tratar e prevenir os problemas específicos que o idoso apresente.



Os lares de excelência têm ao seu dispor diariamente um fisioterapeuta habilitado para tratar os idosos, sempre que estes necessitem.



A fisioterapia também é um veículo de recuperação para o idoso que sofreu alguma queda, ou que partiu algum osso, ou que foi operado recentemente e que perdeu alguma mobilidade. Os lares de luxo dispõe de aulas de fisioterapia de grupo diárias ou semanais, e também fisioterapia personalizada, tal como a Quinta de Santo António - Residência para Pessoas da Terceira Idade



5. Terapias alternativas de promoção da saúde e bem estar 


Falamos aqui, em concreto, de algumas terapias não farmacológicas que são mais usuais nos lares e residências de luxo. Quando existe um conceito diferente de lar, assente no envelhecimento ativo, existe mais margem para diferentes serviços. Há toda uma panóplia de terapias a que o idoso que está confortavelmente instalado no lar pode aceder, dado ter ao seu dispor diferentes terapeutas.


Falamos de acupuntura, Reiki, terapia assistida por animais, estimulação cognitiva, sala de Snoezelen e até danças e atividades terapêuticas.



O idoso pode aceder a uma ou mais terapias que o preencham e que lhe traga vantagens do ponto de vista físico e emocional. Poderá ser agendada uma visita personalizada, ou o assistente poderá acompanhar o idoso a um estabelecimento requerido. Algumas técnicas e terapias não farmacológicas mais conhecidas hoje em dia são a acupunctura, o Reiki, terapia assistida por animais, ou a estimulação cognitiva.


6. Cuidados de estética em espaço privado e dedicado


Em muitos dos lares de excelência existe um espaço preivado e dedicado ao cuidado da imagem dos residentes idosos. Estes muitas vezes batizados como Gabinete de Estética incluem serviços como cabeleireiro e manicure, e são facilmente acessíveis aos idosos. Pequenos gestos - tomar um banho prolongado, cuidar do cabelo e da barba, fazer as unhas, e maquilhar-se - podem ter um papel preponderante na saúde do idoso e não deverão ser descurados.


A autoestima dos idosos residentes em lares é essencial, por isso é importante que exista privacidade na prestação de serviços de autocuidado e estética.



A atenção à aparência, à primeira vista, pode parecer uma comodidade supérflua. No entanto, este cuidado tem um efeito imediato na autoestima e é um serviço que os lares de excelência habitualmente disponibilizam. A autoestima é o sentimento de respeito e consideração que o idoso tem por si próprio e contribui em muito para a manutenção de um bom estado de saúde em geral, afastando sentimentos de desvalorização e depreciação pessoal que podem levar a estados depressivos e negligência para com os cuidados básicos.


7. Animação ou terapia ocupacional a tempo inteiro


Todos lares e residências de idosos dispõem de um terapeuta ocupacional ou animador sociocultural, em regime de tempo parcial, que programa atividades semanais. Estes profissionais planeiam atividades orientadas para a autonomia e emancipação do idoso, que, por razões várias, possa apresentar dificuldades que impeçam ou dificultem a sua inserção e participação na vida social.

No entanto, nos lares de excelência, este serviço é proporcionado diariamente, em que o animador está presente a tempo inteiro e planeia atividades diárias, que mantém os idosos ocupados e ativos no seu dia-a-dia.


Em lares de excelência, todos os dias (manhãs e tardes) da semana são preenchidos com atividades que estimulam os idosos física e mentalmente.



O terapeuta ocupacional e o animador utilizam os seus conhecimentos para avaliar e fazer um plano de intervenção relativo ao idoso, recorrendo aos seus estudos multidisciplinares para criar um ambiente propício à inclusão social. É o caso da A80 Residência Senior, situada em Sintra, que tem um forte plano de atividades. Atividades como atelier de costura, estimulação cognitiva, expressão plástica, aulas de dança, novas tecnologias, jardinagem, atelier de cozinha, atelier de teatro, entre outras, preenchem o dia dos idosos, estimulando-os física e mentalmente.


8. Eventos adicionais às atividade normais oferecidas

​Os lares e residências assistidas considerados de excelência primam por oferecer ao idoso uma panóplia de atividades diversas. Estas acabam por marcar a diferença entre o comum e a dedicação esmerada ao cliente. São, por vezes, os detalhes, como eventos adicionais à normal atividade social, cultural e desportiva oferecida, que diferenciam os lares de luxo dos restantes. 


O idoso que tem acesso a diferentes eventos em espaços destinados ao efeito tem de facto acesso a um serviço de excelência.



Um lar de excelência tem espaços exclusivamente destinados a atividades lúdicas, como por exemplo um salão de festas, onde fazem diversas atividades, como festas populares e temáticas, bailes e danças de salão. Caso exista uma capela ou espaço de culto, também é possível fazer festas religiosas, em ocasiões festivas. Para além disto, estes lares podem ainda ter um auditório, onde os residentes podem assistir ou participar em peças de teatro, bandas de música e assistir a palestras. Exemplo disso são as Residências Assistidas Plenus.



9. Serviço de refeições «à la carte»


A alimentação é considerada por muitos a essência do bem-estar, por questões de saúde e pelo prazer que causa. Esta é uma das vantagens em viver em lares, uma vez que o idoso não tem de confecionar as suas próprias refeições nem tem de preocupar-se se a alimentação que faz é equilibrada e se adequa à sua condição. 


A alimentação em lares de excelência é escolhida em função não só das necessidades dos idosos mas também dos seus gostos.



Esta certamente é uma opção que distingue os lares mais comuns de uma estadia num lar de excelência. A preocupação com a alimentação é importante, mas há lares que elevam a culinária em toda uma experiência gourmet, oferecendo um serviço «à la carte», em que o idoso escolhe, de entre vários pratos, o que mais lhe aprouver nesse dia, com opções para todos os gostos e necessidades.


Checklist de serviços de excelência em lares de idosos



Estadia de excelência para o idoso distinto


Não será para todos os bolsos mas, para o idoso que tem as suas economias, uma estadia num lar ou residência de luxo poderá trazer um renovado ânimo. A conotação negativa de uma mudança para o lar está a mudar para algo que tem cada vez mais vantagens e menos desvantagens. Num lar de excelência, existem inúmeros serviços a que o residente pode aceder, extra-mensalidade, porque tem várias valências que comportam estes serviços, tais como gabinetes de estética, salas equipadas para receber terapeutas de diferentes especialidades, entre outros.

O idoso pode aceder a múltiplos serviços, muitos considerados de luxo, sem que tenha que lidar com o agastamento das tarefas diárias e restantes preocupações da rotina diária. Essa componente é assegurada pelos profissionais que trabalham no lar, sendo que o idoso ganha tempo e uma renovada energia para desenvolver as atividades que lhe aprouver, inserido num espaço de requinte e que promove a socialização e o envelhecimento ativo.



Procura um lar de excelência? 

Submeta um pedido ou ligue 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Aide?

 

(+ 351) 939 667 800