Vantagens de uma residência sénior de grande dimensão

Por Mariana Camargo , 27 de Abril de 2022 Lares e Residências


Em Portugal, apesar de a maioria dos lares ser familiar ou de pequena dimensão, existem também alguns lares de grande dimensão nas diferentes regiões do país.

Com mais de 100 residentes, em média, estamos a falar aqui de grandes complexos, que na sua maioria foram construídos nas últimas décadas, já especializados em acolher idosos com diferentes patologias e graus de dependência. Saiba neste artigo Lares Online porque deve optar por uma residência sénior de grande dimensão!


Residências pensadas de raiz nos idosos


Por não estarem situadas em casas que foram convertidas para lares de idosos, as residências sénior de grande dimensão conseguem ter decoração, organização de espaços, segurança e equipamentos otimizados para a melhor experiência dos idosos residentes. Esta é a principal vantagem a nível de espaço.

Estas instituições, sendo construídas de raiz com a finalidade de receber idosos, estão 100% otimizadas para prestar cuidados a esta população.



Isso porque estas residências sénior foram pensadas e executadas de acordo com a legislação aplicável. Por isso, encontramos ambientes como quartos, casas de banho, corredores, cantinas e elevadores que foram especialmente pensados para que os idosos tenham o maior grau de autonomia possível nas suas atividades básicas do dia a dia.

Maior estrutura, mais possibilidades


Ao tratar-se de uma estrutura maior, e que foi construída com a finalidade de ser uma residência sénior, existe maior diversidade de espaços personalizados. Por vezes existem mesmo apartamentos completos para idosos mais independentes, que prefiram ter um espaço mais próprio, mas que querem contar com a assistência sempre que necessário. Mas há, claro, diversas respostas mais adequadas a diferentes orçamentos, com quartos partilhados, por exemplo. Como têm maior área de construção, nestas residências podemos encontrar diversos espaços comuns e de socialização.


Residências maiores têm mais opções de alojamento (quartos, suites, apartamentos) e cada atividade ou serviço é efetuado num espaço completamente preparado para essa atividade, com todos os materiais à disposição.



Cada divisão está decorada e preparada com todos os materiais necessários para conforto e bem-estar dos idosos. Estas divisões podem ser de carácter lúdico, como capelas, diversas salas para atividades específicas, e bibliotecas. Mas também falamos de espaços que aumentam a qulidade de vida dos idosos, como ginásios, espaços exteriores pensados para idosos com perda de mobilidade e mesmo salas de estética. Os cuidados de saúde têm o seu espaço próprio nas residências de maiores dimensões: existem gabinetes médicos, de fisioterapia e massagens. Em algumas residências sénior, há autênticos espaços de luxo, com piscinas interiores ou exteriores, jacuzzi, sauna, entre outras possibilidades que poderá encontrar quando fizer uma visita a um lar de idosos de grande dimensão. 



​Mais residentes é igual a mais responsabilidade


Outra das vantagens é que os cuidados base de enfermagem e médico geral estão presentes muito mais tempo em residências grandes que em lares mais pequenos. Há que pensar que em lares de grande dimensão há uma maior quantidade de idosos a serem tratados, e portanto faz sentido haver mais horas de cuidados.


Numa residência de grande dimensão, como existem mais residentes, há uma maior presença de profissionais, de apoio e de saúde, que conferem muito mais segurança ao dia-a-dia.



Com a divisão do pagamento dos profissionais especializados por mais pessoas, é mais executável, por exemplo, que estes proporcionem enfermagem aos fins de semana, ou mesmo 24h, além de possibilitar  visitas médicas mais frequentes a todos os idosos. Num lar de grande dimensão, os cuidados 24h tomam outra proporção, visto que estará sempre algum profissional de saúde ou auxiliar geriátrico nas imediações. Isto significa que, sempre que existe uma emergência médica, os cuidados prestados ao idoso serão quase imediatos, o que dará certamente mais confiança à família e mais conforto ao idoso.

Residências grandes têm mais serviços


Na mesma lógica do acompanhamento médico e de enfermagem, os serviços incluídos na mensalidade de um lar de idosos, regra geral, estão calendarizados e são bem organizados em lares de grande dimensão, de forma que todos os idosos possam usufruir daquilo que desejam. Alojamentos adaptados, alimentação ajustada, apoio diário especializado e animação, estes são alguns dos serviços que têm grande importância na manutenção do bem-estar dos idosos, e que podem ser encontrados numa residência sénior de grande dimensão.


Quanto mais residentes idosos tiver uma residência, maior a probabilidade de se apostar em serviços ultra especializados, que beneficiem a saúde e bem-estar de cada idoso.



Nestas residências como é maior o número de residentes, além dos serviços que são considerados básicos é comum existirem alguns serviços extra. Uma residência sénior maior normalmente significa que existe mais diversidade de serviços, visto que o custo acaba por ficar diluído com a quantidade de idosos que lá habitam. 

Nelas, é comum que os idosos tenham acesso a várias coisas, como: psicólogo, psicogerontólogo, terapia da fala, terapia de reminiscência, psicomotricidade, pilates, aulas e ateliers especializados, já que é mais provável que um grupo grande de idosos esteja interessado ou necessite de certo serviço.



Várias alas para necessidades distintas

​Além da possibilidade de um acompanhamento médico e de enfermagem mais próximo, e de serviços que melhoram o bem estar dos idosos, em lares de grande dimensão a convivência com mais idosos é também uma vantagem para a manutenção da saúde. Um dos maiores medos dos idosos, quando transitam para um lar, é o de ficarem reduzidos a companheiros mais dependentes ou com menores capacidades cognitivas. Mas numa residência sénior de maior dimensão isto não tem de acontecer.


Nas residências de grande dimensão, normalmente há preocupação em estruturar as alas de acordo com o nível de dependência do idoso, para favorecer o convívio e facilitar as atividades diárias.



Ou seja, as pessoas ficam todas «vizinhas» de pessoas nas mesmas condições que elas, porque assim elas podem estimular-se umas às outras nas tarefas do dia-a-dia. Não existe aqui a convivência muito próxima de pessoas em diferentes estados, já que isso pode acabar por ser prejudicial aos que estejam cognitiva ou fisicamente melhor. A progressão, sempre que existem alterações a nível de dependência ou cognitivas, é natural e o idoso ficará sempre rodeado por pessoas em situação semelhante à sua.



Cada família tem prioridades diferentes


Um idoso mais conversador ou extrovertido pode ter um final feliz em residências de grandes dimensões. Pudemos perceber neste artigo que uma residência de grande dimensão tem algumas vantagens no conforto dos idosos, e pode ser uma excelente opção, dependendo do estilo de vida do seu familiar.

Se este tipo de resposta não é o que procura, não se preocupe. Há diversos tipos de lares de idosos, e a Lares Online consegue ajudá-lo a encontrar a melhor opção para o seu familiar idoso. Para que famílias e idosos possam definir de maneira informada qual é a melhor resposta de acordo com o estilo de vida e estado de saúde, sempre com o foco no bem estar físico e mental dos idosos.



​​​Encontre uma residência de grande dimensão

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.