Residências O Conforto e Encanto Sensível: Trabalhamos em equipa com a Lares Online!

Por Sónia Domingues , 18 de Dezembro de 2023 Profissionais

No distrito de Viseu, existem duas residências sénior que aliam o conforto à modernidade dos equipamentos. Mas é a sensibilidade e empatia que têm para com os seus residentes que mais é valorizada pelas famílias. A pacata freguesia de Calde, em Viseu, acolhe calorosamente a Residência Sénior O Conforto, que faz juz ao nome que carrega. A Residência Sénior Encanto Sensível está instalada na histórica freguesia de Mões, no concelho de Castro D’Aire, a poucos quilómetros de Viseu.

Na gestão destas residências está Karin Fernandes, psicóloga de formação, que trata do cuidado aos idosos que acolhe, como “avós de coração”. A diretora técnica conta com a preciosa ajuda da Lares Online para dar a conhecer as acolhedoras e modernas residências às famílias e garantir uma taxa de ocupação máxima.



A Lares Online colocou-nos no mapa dos lares de qualidade em Portugal


Com uma forte orientação social, a diretora técnica Karin Fernandes foi convidada a gerir a residência sénior O Conforto, que conta com um rico entorno verdejante encantador. A psicóloga, que anteriormente trabalhava com pessoas carenciadas, descobriu que a sua verdadeira vocação estava no cuidado ao idoso e dedicou-se de corpo e alma aos idosos da residência sénior O Conforto. Alguns anos mais tarde, com a abertura da residência sénior o Encanto Sensível, decidiu recorrer à parceria com a  Lares Online para dar a conhecer este equipamento e ocupar as 61 vagas disponíveis.

O Efeito Lares Online foi imediato. Em pouco tempo garantiu, a parceria promoveu a lotação para perto do máximo da capacidade.



A localização recatada das residências sénior O Conforto e Encanto Sensível foi um desafio?

Karin Fernandes - Sim, sem dúvida. Apesar de serem dois lares da mesma organização, há muita gente que nem sequer sabia da existência das residências e foi através da parceria com a Lares Online que começamos a ter muita procura. As pessoas vão pesquisar e apercebem-se que afinal se trata de residências de grande qualidade e que ficam muito próximas da sede do concelho.

A parceria com a Lares Online acabou por despoletar a descoberta da existência das residências O Conforto e Encanto Sensível às famílias.



Que características as famílias procuram numa residência sénior?

Karin Fernandes - Acho que é mesmo o conforto, ao cuidado ao idoso e os serviços de saúde. As famílias procuram saber como é feito o cuidado ao idoso e como eles são acolhidos. Ainda há dias houve uma familiar que me disse que nós “operamos corações” e eu acredito que cuidar do idosos com carinho, como se fossem os nossos avós, é fundamental.

Eu procuro dar o exemplo às equipa das residências sénior O Conforto e Encanto Sensível, não sou uma diretora técnica de gabinete. Eu gosto muito de estar com os utentes, falar com eles, dar-lhes abraços e acho que isto é muito importante para eles, porque sentem que são amados pelas pessoas com quem convivem diariamente.

As famílias procuram bons serviços de saúde e enfermagem, procuram conforto e segurança e querem garantir que o cuidado ao idoso está garantido e que os familiares são tratados com todo o respeito e carinho que merecem.


Residências O Conforto e Encanto Sensível: Karin Fernandes


Qual é o seu principal foco de atenção no cuidado aos residentes? 

Karin Fernandes - Como diretora técnica, o que eu quero passar sempre é carinho que damos aos residentes e lidero pelo exemplo. Para mim é fundamental para garantir o cuidado ao idoso. Eles trabalharam a vida inteira e acho que merecem toda a dedicação, dignidade e carinho que possamos dar. O mais importante mesmo é o bem-estar deles, tanto físico como psicológico. Apesar de muitos idosos sofrerem de patologias como demência, acredito que deve ser feito um trabalho junto deles. 

​Apesar de nem sempre se lembrarem de detalhes ou das pessoas que fazem parte do seu dia a dia, nota-se um brilho nos olhos deles quando interagimos. Criamos uma ligação muito especial com estes idosos, e, apesar de muitas vezes não se lembrarem de quem somos, sentem-se confortáveis e seguros ao pé de nós.

​Sabemos que fazemos a diferença na vida dos idosos. Isto é que nos distingue verdadeiramente e garante a satisfação dos nossos utentes!


Qual é o segredo para proporcionar um serviço de excelência ao idoso?

Karin Fernandes - Eu acredito que o segredo é a sensibilidade. Apostar sempre no conforto dos idosos é curcial: é por esse motivo que os nosso lares têm esses nome - O Conforto e o Encanto Sensível. Temos que transmitir amor aos idosos como se fossem da nossa família. Nesta altura, ouvem-se as notícias negativas sobre lares e, se a decisão de colocar o familiar num lar sempre foi complicada, agora nestes últimos tempos ainda mais difícil se tornou.

Mas depois, quando as famílias chegam, vêem o ambiente, vêem as instalações, e vê-se a simpatia com que são tratados os residentes, o cuidado ao idoso, e eu acredito que tornamos a decisão mais fácil para as famílias.

O cuidado ao idoso é primordial. Não apenas dos nossos utentes, mas para mostrarmos às famílias que nos visitam que cuidamos dos nossos utentes como se fossem da nossa família.



Uma jornada empolgante com parceria da Lares Online


Parceiro há pouco tempo, as residências Sénior O Conforto e Encanto Sensível, já conhecem o efeito Lares Online. Passaram a ser mais conhecidas pela comunidade envolvente e dezenas de vagas foram já ocupadas através da parceria com a Lares Online.


O que vos levou a optar pela parceria com a Lares Online?

Karin Fernandes - Eu já tinha conhecimento da marca Lares Online, até porque é uma plataforma muito conhecida pelo setor e também pelas famílias. Quando abrimos a residência “O Encanto Sensível”, que tem capacidade para 61 utentes, decidimos apostar nesta parceria, que resultou muito bem, aliás, resultou melhor do que as nossas melhores expetativas.

Através da Lares Online, conseguimos preencher a esmagadora maioria das vagas com idosos que se enquadram plenamente no ambiente desta residência. E de facto tenho a dar os parabéns, são uma equipa fantástica, trabalham muito bem, são muito profissionais, não podeia ter escolhido uma parceitra melhor.

A Lares Online é lider e pioneira no mercado. É muito conhecida e é o primeiro resultado que aparece quando pesquisamos por lares de idosos. Graças a esta parceria, conseguímos ocupar quase todas as vagas das nossas residências sénior O Conforto e Encanto Sensível.



Qual é o impacto que a vossa presença na plataforma Lares Online, tem na percepção das famílias encaminhadas para as vossas residências sénior?

Karin Fernandes - Acho que é muito gratificante conseguir fazer parte da vossa plataforma, sem dúvida. Para já, a nível de divulgação, é excelente. A reportagem fotográfica e a descrição detalhada faz a diferença.
As famílias chegam aos nossos lares já com uma ideia concreta do que é a realidade, o conforto das instalações e o ambiente caloroso. Sermos referenciados pela Lares Online também é uma mais-valia, porque lhes confere logo uma confiança na decisão de integrar o familiar idoso nesta residência, porque a Lares Online é sinónimo de qualidade. 

A parceria com a Lares Online significa que temos um selo externo que garante a qualidade dos nossos serviços e que nos certifica como merecedoras da confiança das famílias e que proporcionamos um cuidado ao idoso especial.



Qual o papel que a Lares Online representa para a dinâmica do seu negócio?

Karin Fernandes - É um papel fundamental, porque as nossas instituições não eram muito conhecidas e com a parceria da Lares Online conseguimos chegar às famílias, que, de outra forma, estariam fora do nosso alcance. Nós temos dois lares de alta qualidade, desde as instalações aos serviços prestados, mas foi a Lares Online que deu a conhecer ao país as nossas estruturas e a qualidade dos nossos serviços.


A Lares Online é uma parceria imprescindível para a divulgação dos nossos serviços, a plataforma é a primeira a surgir nos resultados do Google e as famílias deparam-se com fotos de grande qualidade e uma descrição pormenorizada das nossas residências, o que é uma mais-valia. Além do mais, as famílias constatam que estamos integrados numa rede de confiança, o que lhes dá mais um nível de segurança. Sentem-se mais tranquilas por integrar o idoso numa residência que tem o selo da Lares Online. 

A Lares Online é uma parceira estratégica fundamental, que nos faz chegar a famílias que procuram lares de idosos de qualidade, como O Conforto e o Encanto Sensível.



Considera que o profissionalismo das consultoras da Lares Online proporcionam uma experiência diferenciada às familias?

Karin Fernandes - Sem dúvida. Porque há uma preocupação extrema da parte das consultoras da Lares Online para ouvir as famílias, respeitar o momento sensível pela qual estão a passar e encaminhar para o lar que mais se adequa naquela situação em particular. A recolha de informação que é feita pelas assistentes sociais, as consultoras da nossa parceira Lares Online, junto das famílias é muito completa e partilhada com os lares, é essencial e acaba por ser uma mais valia para a adaptação do idoso na instituição.

As consultoras da Lares Online fazem um atendimento fantástico às famílias e têm um papel preponderante para o sucesso das integrações em lar, porque fazem uma seleção cuidada e encaminham os idosos que se encaixam no perfil do lar e da vaga em causa.



O que espera do futuro da parceria com a Lares Online?

Karin Fernandes - No futuro, eu antevejo que a parceria garanta a ocupação máxima garantida das residências sénior O Conforto e o Encanto Sensível e continuar sempre com esta parceria, para que as famílias saibam que temos o selo da qualidade da Lares Online. Temos que garantir o prestígio e confiança que apenas a parceria com a Lares Online consegue transmitir, porque as pessoas relacionam esta plataforma com uma escolha segura e de qualidade.

Dou-lhes os parabéns, e peço que continuem assim, porque é uma ferramenta muito importante para os lares e para as famílias.

A Lares Online faz um trabalho de excelência. Só tenho a dizer bem da nossa parceria!



Qualidade de vida dos residentes é uma prioridade das nossas Residências Sénior


Nas vossas residências sénior, incentivam ativamente a independência e autonomia dos idosos?

Karin Fernandes - Sempre. Se o utente tiver capacidades para caminhar, mesmo com dificuldades, não queremos que andem numa cadeira de rodas desnecessariamente. Os idosos também podem movimentar-se à vontade dentro e fora da residência e incentivamos as famílias a manter um relacionamento com o idoso muito próximo.

Os residentes podem sair com os familiares sempre que quiserem, por fim-de-semana ou mesmo que seja para um almoço, o importante é manter uma convivência saudável e que o idosos sinta que não está numa prisão, que não perdeu a autonomia nem a independência. Para nós, é uma parte fundamental do cuidado ao idoso.

Do mesmo modo, garantimos que os residentes façam atividade física, dentro do possível, para manter e reforçar a sua autonomia. Nos idosos mais frágeis, as auxiliares dão-lhes apoio, para que não percam a capacidade da locomoção. Também na motricidade fina, em movimentos como pegar nos talheres para se alimentarem, são estimulados a comer pela mão deles, mesmo que tenham dificuldade e que precisem de algum auxílio.

Não queremos que os residentes percam  capacidades e que não se sintam tão dependentes e garantimos o cuidado ao idoso também nestes detalhes que fazem toda a diferença.


Residências O Conforto e Encanto Sensível: Karin Fernandes


A alimentação é muito importante para a qualidade de vida dos residentes. As vossas residências sénior procuram fazer ementas que incorporem os gostos dos idosos?

Karin Fernandes - Sim, sem dúvida, é um dos serviços mais importantes nas residências e gostamos de adaptar as ementas aos seus requisitos, desde que não desrespeitem as dietas e as necessidades nutricionais dos residentes. Nesta região em que estamos integrados, os residentes gostam muito de comida tradicional, as feijoadas, os enchidos e outros pratos bastante pesados, mas tentamos incorporar, sem abusar muito. Acreditamos que é essencial para o bem-estar deles. Tentamos perceber os gostos dos residentes e adaptamos a ementa para que esses pratos sejam servidos.



A gestão facilitada pela ocupação de vagas promovida pela Lares Online


Quais os principais desafios da gestão administrativa e financeira de duas residências sénior?

Karin Fernandes - A gestão administrativa e financeira das residências O Conforto e Encanto Sensível representa alguns desafios, nomeadamente a nível de coordenação de equipas. Acomodar os profissionais, fazer escalas e gerir personalidades é um trabalho complexo, que merece muita da minha atenção, para criar um ambiente de trabalho feliz e estável. Se a equipa estiver feliz e satisfeita, naturalmente irão passar esse sentimento aos residentes de quem cuidam com muito carinho. Como já tenho alguma experiência, a gestão já está mais facilitada, mas o equilíbrio financeiro é essencial.



A manutenção de uma taxa de ocupação alta é elementar para garantir uma gestão saudável das vossas residências sénior?

Karin Fernandes - Sim, sem dúvida, esta parceria facilita imenso a gestão das nossas residências sénior O Conforto e Encanto Sensível. Com uma taxa de ocupação elevada garantimos uma maior eficiência de toda a organização. Mesmo a nível de cuidados de enfermagem e outros serviços, temos um melhor rendimento. Mas não perco tempo a preocupar-me com a taxa de ocupação, porque a nossa parceira Lares Online faz esse trabalho por mim, garantindo sempre que temos uma ocupação plena. Garantir uma taxa de ocupação confortável é essencial para a boa gestão das residências, mas não é causa de preocupação, porque a Lares Online é nossa parceira e garante-nos sempre uma taxa de ocupação senão total, perto do máximo.



O futuro do setor dos lares e residências sénior assente na transparência e na segurança dos cuidados

Como olha para o lançamento da plataforma Avaliarlares.pt, patrocinado pela Lares Online?

Karin Fernandes - Com o lançamento da plataforma avaliarlares.pt, a Lares Online contribuiu muito positivamente para elevar a transparência e a imagem do setor. No entanto, a Lares Online não deixa de demonstrar que existem lares de qualidade, até porque também não aceita trabalhar com aqueles que não proporcionem uma vida digna aos idosos. A criação da plataforma Avaliarlares.pt demonstra bem o respeito que se tem pela dignidade dos idosos. 

A Lares Online faz um trabalho excelente na defesa da qualidade no setor e das famílias e mais uma vez, com a abertura desta plataforma, que separa o trigo do joio, estão a ajudar a diferenciar os bons dos maus lares.



Procura uma parceria que lhe dê visibilidade? 

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir falar connosco, ligue-nos para 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.