Residência Assistida: Elevando qualidade do envelhecimento

Por Sónia Domingues , 19 de Junho de 2023 Envelhecimento


Em boa hora a sociedade está a acordar para a problemática do envelhecimento e dos idosos. As pessoas começam a apostar em planos de reforma que visam um futuro num espaço que lhes proporcione o cuidado, atenção e conforto, focados num envelhecimento ativo e cuidadosamente planeado.  

Em resposta a esta demanda, têm vindo a surgir, cada vez mais, soluções de qualidade no âmbito das residências assistidas, que procuram acudir às exigências do idoso do século XXI e oferecem um envelhecimento ativo na residência. Neste artigo, vamos levá-lo a conhecer as novas residências assistidas e o porquê de serem cada vez mais procuradas pelos idosos e pelas suas famílias, numa idade cada vez mais precoce. 



Há um aumento da procura de residências assistidas


A razão por trás desta nova abordagem à terceira idade está na constatação da realidade, em que os filhos não têm capacidade financeira, espaço ou tempo para cuidar dos pais idosos. Embrenhados nos seus empregos e nas suas lutas do quotidiano moderno, os filhos não poderão ser o suporte futuro dos pais, que se apercebem desta realidade e procuram uma solução adequada para todos.


Ao passo que a sociedade evolui, vão surgindo respostas aos novos desafios que surgem pelo caminho.



​Esta conjuntura, associada aos avanços da medicina moderna, que permitem uma vida mais longa, cria um conjunto de desafios que têm vindo a ser respondidos pelo sector das residências assistidas de última geração, que colocam a tónica no envelhecimento ativo. Sabendo que esta é a realidade dos tempos modernos, os idosos e as famílias procuram uma escolha segura na residência assistida de qualidade, que apresenta serviços diferenciados e uma equipa profissional preparada para lidar com os desafios que aparecem com o avançar da idade.



A resposta às exigências do idoso do século XXI


Hoje em dia, é possível encontrar residências assistidas que procuram criar um espaço em que o idoso é a personagem principal, que criam um ambiente propício ao envelhecimento ativo,  em que são consideradas as características sociais, psicológicas e físicas. 


O idoso moderno procura equipamentos atuais, ambientes elegantes e personalizados, que permitem um envelhecimento ativo.



As residências assistidas procuram integrar o residente  num ambiente que satisfaça todos estes fatores, respeitando a individualidade do idoso. Perante a demanda cada vez maior por qualidade nos cuidados aos idosos, as residências assistidas vêm responder às exigências atuais.



Solução ideal para idosos autónomos


A residência sénior moderna afigura-se como a solução perfeita para o idoso autónomo, que pretende um envelhecimento ativo, usufruindo dos serviços de qualidade, sem perder a sua autonomia e liberdade de movimentos.



Uma residência assistida pode ter unidades independentes ou suites, que permitem ao idoso circular livremente.



​O idoso usufrui de serviços de limpeza, alimentação, saúde e atividades sociais, sem perder a sua autonomia e liberdade. Se é um idoso que não gosta das tarefas domésticas e da gestão da habitação preferindo assim ocupar o seu tempo em atividades mais divertidas, então a residência assistida com unidades independentes poderá ser a solução ideal para si.



Quartos preparados para receber casais


A residência assistida moderna já tem uma ampla linha de soluções para o casal de idosos que deseja alojar-se nas instalações, sem perder a natural intimidade e contacto permanente. 


O casal que não quer separar-se, encontra a solução que procura numa residência sénior.


Desde suites com camas de casal, quartos preparados para receber os membros do casal que têm diferentes tipos de dependências ou mesmo unidades independentes, que oferecem os serviços, sem invadir a privacidade do casal, são opções que podem encontrar na ampla rede de residências sénior da Lares Online.



​Envelhecimento ativo é tónica fundamental


A residência assistida procura criar um quadro personalizado que permita ao idoso participar nas atividades propostas, conforme a sua condição física, mental e também social. As residências assistidas apostam no envelhecimento ativo, criando atividades que também respondam ao idoso mais instruído, que procura ocupações que sejam mentalmente estimulantes. 


A residência assistida oferece atividades diferenciadas destinadas a proporcionar um envelhecimento ativo aos residentes.



A residência assistida visa integrar novas atividades que promovam o convívio social entre pares, estimulando um envelhecimento ativo em todas as suas vertentes. Também têm equipamentos especializados para a atividade física, mediante a condição do residente. 



Transição suave da autonomia para a dependência


A residência assistida permite uma adaptação dos serviços e espaços ao longo do processo de envelhecimento do idoso, procurando assegurar todas as respostas para as suas necessidades de qualidade de serviços de saúde, que atrasem o processo de envelhecimento.​


O idoso poderá adaptar-se suavemente à vida assistida, beneficiando dos serviços que se adaptam às suas necessidades crescentes.




A residência assistida irá arranjar soluções que se conjugam com o ritmo de envelhecimento do residente. Os serviços são adaptados ao longo do processo, assegurando os cuidados de saúde e terapias que propiciem o abrandamento do envelhecimento.



Uma escolha atempada para assegurar o futuro


Apesar da dificuldade em alterar mentalidades mais enraizadas no passado, o facto é que a realidade comprova que o futuro dos idosos irá passar, cada vez mais, pela escolha de uma residência assistida, que assegure um envelhecimento ativo. A adaptação dos serviços ao idoso do século XXI, que é mais exigente e que quer assegurar um envelhecimento ativo, com a segurança que apenas uma residência assistida lhe dá, em que o auxílio está apenas a um toque de distância.
​Tanto as famílias, como o próprio idoso sabem que vão ter de lidar com esta realidade, mais cedo ou mais tarde, e procuram uma resposta que lhes garanta uma escolha segura, para garantir um envelhecimento gracioso e com qualidade de vida.

​A Lares Online oferece um serviço de qualidade para as famílias que procuram fazer uma escolha segura, na procura de uma residência assistida. As assistentes sociais da Lares Online garantem um atendimento profissional, empático e focado nas necessidades do idoso.


Procura uma uma residência sénior?

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.