Longevidade em lar de idosos: prolongando a vida com qualidade

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Profissionais

A longevidade e os lares de idosos, são temas que muitas pessoas podem pensar que em nada se relacionam, mas estão equivocadas, fruto das falsas ideias que teimam em perseguir este sector. 

Na realidade, os idosos que vivem em lares e residências sénior de qualidade podem viver mais anos com qualidade de vida. Muitas vezes, os idosos pensam que estão melhor em casa, pois essa é a realidade que conhecem, e não sabem o que estão a perder.  Quando finalmente aceitam a mudança para um lar de idosos, vêem que efectivamente ali têm amigos, não estão sozinhos a maior parte do tempo, têm com quem conversar, têm os cuidados todos que necessitam e atividades onde se sentem integrados e membros úteis da sociedade. 

Mas, o que faz o lar de idosos para prolongar a vida do residente com qualidade? Neste artigo, vamos aprofundar a temática da longevidade, que tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade, devido ao aumento da esperança de vida e saber o que os lares de idosos de qualidade fazem para garantir a longevidade dos seus residentes. 



O conceito de longevidade em lar de idosos

A longevidade é entendida como a capacidade de conseguir ultrapassar a esperança média de vida, ou seja, o número estimado de anos que se estima que as pessoas vivam, conforme as condições se mantenham ao longo da vida. Para alcançar a longevidade, existem determinadas condições que devem ser cumpridas, com vista a fornecer ao idoso a qualidade de vida que irá permitir que este ultrapasse essa fasquia que foi prevista. Na realidade, o que se observa nos lares de idosos portugueses de qualidade, é que os idosos conseguem ter uma vida mais segura e feliz. Não havendo estatísticas sobre a longevidade em lares, o facto é que muitos residentes estão acima das idades estimadas de esperança de vida em Portugal, que nos dados mais recentes divulgados, é de 78,05 anos para os homens, enquanto para as mulheres é de 83,52 anos. 



Como o lar pode promover a longevidade dos seus residentes?

Os lares de idosos de qualidade procuram criar um ambiente que prolongue a vida do residente, mas com qualidade, respeitando a legislação existente e indo mais além do que está no papel. Os idosos precisam de cuidados específicos para retardar os efeitos naturais do envelhecimento, no entanto, não devem ser olhados como uma parte secundária da sociedade, muito pelo contrário, devem ser parte integrante da comunidade envolvente, em que a sua experiência de vida e conhecimentos adquiridos são fontes de informação e cultura de uma importância fundamental para as gerações seguintes. Os lares de idosos e equiparados são especialistas em criar um ambiente saudável e social para que os residentes atinjam a tão almejada longevidade, através destes fatores elementares.



Incentivando a atividade física do residente

Como fator elementar na promoção da longevidade, a atividade física deve fazer parte da rotina diária do idoso. A Direção Geral da Saúde cita estudos que comprovam que a prática regular de atividade física é benéfica para a saúde tanto física como mental. Os idosos devem manter uma rotina de atividade física regular, na medida do possível, adaptando os exercícios à condição do residente. A perda de massa muscular é uma realidade ao longo do envelhecimento corporal e traz com ela o enfraquecimento geral do corpo, mas não é apenas o lado exterior que é afetado com a perda de massa muscular. Os músculos internos também vão perdendo densidade, o que pode causar diversos problemas de saúde a agravar outros já existentes. 


 A atividade física é fundamental para a longevidade do idoso, uma vez que atrasa o enfraquecimento muscular e promove uma maior dinâmica cardiovascular.



Oferecendo uma alimentação variada e saudável

A alimentação tem um papel fundamental na saúde física e mental em todas as etapas da vida, mas é encarada como uma fonte de longevidade para poder viver para além da esperança média de vida. Em Portugal, estima-se que um em cada três idosos estão desnutridos ou em risco de desnutrição, o que provoca uma diminuição das capacidades físicas e mentais, daí ser fundamental o lar de idosos  promover uma alimentação equilibrada, com o apoio de um nutricionista, mas que esteja em linha com a preferência dos residentes, apostando em pratos variados, e se possível, com várias opções de escolha. Produtos da terra e da época devem ser favorecidos, porque, para além de ficarem mais em conta, têm menos químicos ou conservantes, que prejudicam a saúde de todos.


A alimentação, enquanto fator determinante para uma boa saúde física e mental, contribui para o bem-estar geral e promove a longevidade



Apostando numa equipa estável e de confiança

A manutenção de uma equipa de auxiliares regular e que mereça a confiança da direção do lar pode não parecer, à primeira vista, que tem alguma co-relatividade com a longevidade dos residentes. No entanto, uma equipa consistente e com baixa rotatividade habitualmente resulta em melhores cuidados e numa maior satisfação dos residentes. 

Esta estabilidade retira a ansiedade natural que os residentes sentiriam, caso tivessem que se adaptar a um novo auxiliar, desconhecendo a sua personalidade e profissionalismo. 


 A manutenção de uma equipa estável e de confiança permite aos residentes criarem laços sociais e de amizade, que formam um dos pilares fundamentais para quem deseja alcançar a longevidade



Promovendo o convívio social e experiências novas

Criar uma panóplia de atividades que sejam enriquecedoras para a vida do idoso é considerado essencial para que o idoso viva mais anos com qualidade de vida. Sabendo que é obrigatório que o lar tenha um plano de atividades e um animador sociocultural, um lar de qualidade aposta num programa rico, diversificado e que se adequa aos residentes. A promoção de laços de amizade entre os idosos faz-se através de atividades de grupo que os fazem sentir felizes e ativos e que participam em atividades que os façam sentir úteis e que são membros ativos da sociedade. Só assim se sentem valorizados e estimados pela comunidade envolvente.


O lar deve promover a convivência não apenas entre os residentes, mas  manter a ligação familiar, assim como alimentar o convívio com a comunidade, promovendo passeios ao exterior e a participação cívica.



Elevando o rigor e o nível dos cuidados de saúde 

A longevidade está intimamente ligada aos cuidados de saúde, que à medida que envelhecemos, se tornam cada vez mais indispensáveis. Quando o idoso está sozinho e a gerir a medicação e o seu estado de saúde, é mais provável que haja esquecimentos e até um certo desleixo na hora de ir ao médico e fazer análises e exames periódicos. Mas em ambiente de lar de idosos, a situação é diferente e não é o residente que gere a sua medicação e o seu estado geral de saúde.

É indispensável que o residente idoso seja observado pelo médico de família regularmente e que a medicação seja distribuída pelo enfermeiro às horas que o idoso necessita tomar, para ser tomada escrupulosamente. As idas ao hospital, quando necessárias, devem ser acompanhadas e as consultas de rotina de fácil acessibilidade, porque os lares de idosos de qualidade garantem com um médico que vai ao estabelecimento regularmente.


O residente idoso seja observado pelo médico de família regularmente, ajustando a medicação e os cuidados de saúde, sempre que necessário



Reduzir fontes de stress​

O stress é um dos grandes inimigos da longevidade. Pesquisas recentes demonstram que o stress pode acrescentar anos à idade biológica, um termo que considera a idade das pessoas, não pelo efetivo ano de nascimento, mas pelo nível de deterioração das células e tecidos do corpo humano. Tanto o stress de curto prazo como o de longo prazo podem provocar distúrbios, que se não forem atempadamente tratados, podem provocar doenças cardiovasculares, depressão e o agravar de outras doenças existentes.

​É função do lar de idosos que quer aumentar a longevidade dos residentes limitar o stress e ansiedade do residente através de um tratamento esmerado e próximo. O lar de idosos deve oferecer ao idoso um ambiente descontraído e confortável, longe do stress de uma vida de trabalho, com inúmeras tarefas e responsabilidades. A terceira idade é tempo de ocupar a vida com atividades que sejam prazerosas para o idoso, que sejam motivo de alegria e satisfação. 



Providenciar um envelhecimento com qualidade de vida garante a longevidade dos residentes e consequentes benefícios tanto para os idosos quanto para o lar de idosos e assegura a qualidade que as famílias procuram



​A escolha do lar com foco na longevidade

A longevidade do idoso em lar começa logo no processo de seleção e escolha segura do lar. O lar escolhido deve ser adequado ao idoso e aos cuidados que ele necessita. Na Lares Online, o idoso é encaminhado para as instituições onde melhor se poderá adaptar, conforme as suas características e condições pessoais, físicas ou cognitivas. O reconhecimento das necessidades do idoso e a escolha de um lar adequado, que garanta um envelhecimento com qualidade, enquanto espaço de vida e cuidado para idosos que as famílias procuram, são fatores determinantes na longevidade.



Procura atrair novos clientes para o seu lar de idosos?

Registe-se ou ligue 924 059 935.



When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.