Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Aveiro

Por Joana Marques , 01 de Outubro de 2020 Lares e Residências


Quem lá vive diz que é uma das cidades mais preciosas de Portugal. Quem a visita vai à procura da Veneza portuguesa e dos ovos moles, mas todos concordam: Aveiro é um lugar encantador e tranquilo, onde a Ria e o mar se cruzam, criando uma atmosfera intimista e acolhedora.



Aveiro é uma excelente escolha para o idoso que quer viver os seus anos dourados com tranquilidade e plenitude.



Situada na zona centro do país, no Baixo Vouga e junto à costa atlântica, Aveiro é uma cidade relativamente pequena e plana, ideal para quem se sente melhor longe de ambientes urbanos. Dista cerca de 75 km da fervilhante e cosmopolita cidade do Porto, entre o melhor de dois mundos.



Está na lista das melhores cidades para viver em Portugal, devido ao baixo custo de vida e à existência de espaços ao ar livre, que promovem a mobilidade e a independência funcional.



Saiba porque é que Aveiro pode ser uma excelente opção para a terceira idade, onde os mais idosos podem encontrar lares e residências que prestam todos os cuidados de que necessitam. 



Envelhecer em Aveiro é uma escolha acertada


Aveiro é considerado um dos destinos mais procurados do país e recebe anualmente milhões de turistas e universitários. Isto não significa que seja uma cidade confusa ou intransitável. Revela, sim, que é um lugar com muita história, atrativo e acolhedor, com temperaturas agradáveis ao longo do ano. 



O clima é um dos aspetos que mais influencia a qualidade de vida dos idosos, e nesse aspeto é uma cidade convidativa, na qual nunca está muito frio ou muito calor.



O verão é seco e solarengo e o inverno é fresco, com alguma precipitação e céu parcialmente encoberto. No entanto, as temperaturas não são extremadas, variando em média entre os 5 ºC e 25º C. As melhores épocas do ano são a Primavera e o final do Verão, o que convida a passeios ao ar livre e pelos inúmeros pontos de interesse da cidade.



Os espaços exteriores e edifícios públicos e de interesse cultural estão concebidos para facilitar a mobilidade, com rampas de acesso para cadeiras de rodas e zonas planas para caminhar sem dificuldades.



A população do município de Aveiro é envelhecida, encontrando a juventude nas centenas de universitários, que dinamizam a cidade e contribuem em projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na região. 



Em Aveiro existe uma atitude proativa por parte da comunidade no que se refere ao envelhecimento ativo e com qualidade de vida.



A convicção de que a população sénior merece ser respeitada e valorizada está expressa na iniciativa Rede Aveiro Sénior (RAS) cujo mérito pelo ativismo em prol dos seniores foi reconhecido pela presidência da república no início de 2020.



A RAS promove mensalmente atividades de carácter cultural e social, que são uma excelente oportunidade para os idosos partilharem momentos de convívio e descontração.



Esta rede surgiu em 2018 e atualmente agrega 19 organizações de solidariedade (públicas e privadas) do concelho. Nascida a partir da convicção de que a união faz a força, reúne profissionais e instituições que têm como objetivo criar laços de colaboração mútua que promova o envelhecimento ativo. 



Experiências imperdíveis em Aveiro


Aveiro apela a todos os sentidos com a singularidade dos seus canais, pelos quais deslizam os barcos moliceiros, autênticas gôndolas cheias de cor, que já não recolhem o moliço da ria, mas que mostram aos seus visitantes todos os encantos desta cidade. 



O passeio de barco moliceiro permite que o idoso visite toda a cidade. A navegação é estável e o passeio inesquecível.



Como bem sabemos, uma viagem à vela abre sempre o apetite e a melhor forma de quebrar as boas práticas de uma alimentação saudável é provar os famosos ovos moles. Há inclusivamente uma oficina do doce que recebe quem quer aprender mais sobre a confeção deste doce de ovos e açúcar.



Aveiro é um local privilegiado para manter uma alimentação saudável, à base de peixe. Rapidamente se irá habituar às famosas caldeiradas de enguias e ao peixe fresco.



São inúmeras as atracções históricas, que oferecem aos mais velhos diversas atividades lúdicas e culturais. Destacamos o Museu da Vista Alegre, exemplo maior da cerâmica tradicional típica desta zona; o  Museu de Aveiro, que está instalado no Convento de Jesus, onde também pode ser visitado o belo mausoléu da Princesa Santa Joana; e a Capela do Senhor das Barrocas e a Igreja da Misericórdia, para os adeptos do turismo religioso.


Gosta de arquitetura? A contemporânea pode ser contemplada nos singulares edifícios da Universidade de Aveiro ou no belo contraste existente entre os edifícios de estilo Arte Nova em tons de pastel e a explosão de cores dos moliceiros que deslizam pela ria, mesmo no centro histórico da cidade.



Aveiro é a sua escolha? 


Saiba que tem à sua disposição um leque variado de instituições para idosos, se decidido a passar os seus melhores anos em Aveiro. Destacamos três locais, situados em diferentes zonas, consoante deseje ficar mais perto do centro da cidade ou em zonas adjacentes mais tranquilas.



As nossas escolhas têm em comum o ambiente familiar, muita luz natural e zonas ajardinadas.



São disponibilizados quartos individuais, duplos e triplos, com camas articuladas, colchões adequados, ar condicionado, televisão, a possibilidade de decoração personalizada e sistemas de chamada que garantem assistência 24 horas por dia.



Estas residências têm comparticipação da ADSE e outros subsistemas de saúde, tanto para a mensalidade como para os materiais médicos e de incontinência.



São escolhas de excelência para os idosos de Aveiro, de áreas circundantes ou até estrangeiros, que consideram esta cidade o sítio ideal para viver num ambiente de hotel, com cuidados de saúde e acesso a uma variedade de terapias e atividades sócio-culturais.  



Pelo menos uma vez por semana, colocam à disposição dos residentes um médico de clínica geral. Há também a possibilidade aconselhamento psicológico e de fisioterapia.



Recebem idosos independentes e com diferentes graus de independência, havendo sempre a possibilidade de requerer cuidados específicos para doentes com demência, especialmente Alzheimer e Parkinson.


Não existem restrições nos horários das visitas e há estacionamento para os familiares e amigos que visitem o idoso na sua nova casa.




Residência Bella Vida

Também conhecida por Dom Pedro VI, do grupo DomusVi, esta residência está perto do centro e perto de tudo. A Residência Bella Vida de Aveiro tem uma localização privilegiada, a 5 minutos de carro do Centro Hospitalar Baixo Vouga e do Centro de Saúde de Aveiro. Acolhe 40 idosos.

Especificidades:

  • Suítes individuais e duplas
  • Elevador de serviço para facilitar a mobilidade dos residentes
  • Biblioteca, ginásio, capela com celebração de missa, salão de festas, sala de massagens e gabinete de estética
  • Médico 4 dias por semana e fisioterapia 3 vezes por semana, em sessões de grupo
  • Não aceita estrangeiros ou animais de estimação.


Geriabranca Residência Sénior


Está situada mais longe do centro de Aveiro, a 28 km, na zona de Albergaria-a-Velha. O Hospital São Miguel fica e o Centro de Saúde ficam a 15 minutos de carro. A Residência Sénior Geriabranca acolhe 30 idosos.


Especificidades:

  • Suítes individuais e duplas
  • Ginásio e uma horta comunitária
  • Médico 1 vez por semana, serviço de enfermagem semanal e sessões de fisioterapia em grupo
  • Intervenção em pessoas com problemas de alcoolismo
  • Aceita estrangeiros, animais de estimação e todos aqueles com menos de 65 anos que precisam de acompanhamento e cuidados específicos de saúde.


Sénior Residence


Está situada a 56 km de Aveiro, na zona de Fiães, em Santa Maria da Feira. Mesmo assim, o hospital e o centro de saúde estão a cerca de 15 minutos de carro. Das três, a Sénior Residence é a que tem um ambiente mais intimista, pois acolhe apenas 14 idosos.


Especificidades:

  • Elevador entre pisos para facilitar a locomoção
  • Biblioteca, atelier de culinária, de leitura e expressão plástica
  • Confeção própria de refeições
  • Médico a meio-tempo de 2ª a 6ª, serviço diário de enfermagem (24 horas) e fisioterapia de 2ª a 6ª
  • Nutricionista, neurologista e psiquiatra
  • Aceita estrangeiros e animais de estimação
  • Comparticipação do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).

Procura lares de idosos em Aveiro? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.